BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

rgondimm
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:03

BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por rgondimm » 12 Abr 2018, 10:11

Olá. Em minha escola usamos o Biblivre 5.

Temos um problema com Backup: o sistema não gera mais cópia de segurança. Ao iniciar, a barra de evolução não sai de 0%. Já deixamos por horas e nada acontece. Pesquisei neste Fórum e vi algumas sugestões, como reiniciar Postgres. Não funcionou. Reinstalei o Biblivre, mantendo os dados atuais, e nada mudou.

Agradeço muito quem puder nos ajudar. Obrigado.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por cleydyr » 20 Abr 2018, 17:52

rgondimm escreveu:Olá. Em minha escola usamos o Biblivre 5.

Temos um problema com Backup: o sistema não gera mais cópia de segurança. Ao iniciar, a barra de evolução não sai de 0%. Já deixamos por horas e nada acontece. Pesquisei neste Fórum e vi algumas sugestões, como reiniciar Postgres. Não funcionou. Reinstalei o Biblivre, mantendo os dados atuais, e nada mudou.

Agradeço muito quem puder nos ajudar. Obrigado.
Oi, rgondimm. Tudo bem?

Vamos fazer algumas etapas para fazer o diagnóstico da aplicação? Mas antes, eu queria certificar de que o banco de dados está respondendo direitinho, ok? Você pode ir no meu vídeo explicando como redefinir a senha padrão do usuário e fazer todos os passos exceto que em vez de usar

Código: Selecionar todos

UPDATE single.logins SET password = 'C4wx3TpMHnSwdk1bUQ/V6qwAQmw='  where login = 'admin';
você vai usar

Código: Selecionar todos

SELECT COUNT(*) FROM single.logins ;
Se ao fim do tutorial você executar a consulta acima com sucesso e ela retornar um número (que representa a quantidade de usuários capazes de se autenticar no sistema), então podemos deixar o banco de dados fora de questão por enquanto.

Vou ficar esperando seu retorno antes de continuarmos a investigação no Biblivre 5.

Abraço e bom fim de semana!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

rgondimm
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:03

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por rgondimm » 03 Mai 2018, 08:10

Olá cleydyr. Obrigado por ajudar.
Fiz o procedimento e recebi a mensagem abaixo.

biblivre4=# SELECT COUNT(*) FROM single.logins ;
count
-------
3
(1 registro)

Victor
Mensagens: 187
Registrado em: 06 Mai 2011, 12:51

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por Victor » 03 Mai 2018, 10:22

rgondimm escreveu:Olá cleydyr. Obrigado por ajudar.
Fiz o procedimento e recebi a mensagem abaixo.

biblivre4=# SELECT COUNT(*) FROM single.logins ;
count
-------
3
(1 registro)
Isso está acontecendo provavelmente porque sua base possui muitos arquivos digitais vinculados. Isso é um bug do BIBLIVRE que já relatei neste fórum. Realize o backup sem os arquivos digitais para confirmar minha afirmação.

rgondimm
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:03

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por rgondimm » 03 Mai 2018, 12:00

Victor escreveu:Isso está acontecendo provavelmente porque sua base possui muitos arquivos digitais vinculados. Isso é um bug do BIBLIVRE que já relatei neste fórum. Realize o backup sem os arquivos digitais para confirmar minha afirmação.
Como faço o backup sem os arquivos digitais?

rgondimm
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:03

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por rgondimm » 03 Mai 2018, 12:53

Encontrei! O resultado o mesmo, Victor: o backup não sai do 0%.

Patrícia
Administrador
Mensagens: 429
Registrado em: 30 Abr 2011, 16:15

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por Patrícia » 03 Mai 2018, 13:56

Boa tarde! rgondimm,

Nos envie um backup da sua base de dados, por favor!
Patrícia Almeida

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por cleydyr » 03 Mai 2018, 13:58

Oi, rgondimm!

E a nossa saga pra sair desse 0% não termina, né? :roll:

Eu ia recomendar tirar uns thread dumps, mas seria um pouco complexo demais deixar seu ambiente pronto para que isso fosse possível. Teria que instalar softwares extra (um JDK ou uma ferramenta de terceiros, que não vêm com o Biblivre 5).

Você consegue fazer alguma outra coisa no Biblivre 5 (abrindo uma nova aba e acessar o menu de Manutenção, por exemplo) enquanto o backup está preso em 0%?
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

rgondimm
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:03

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por rgondimm » 03 Mai 2018, 17:57

cleydyr escreveu:Oi, rgondimm!

E a nossa saga pra sair desse 0% não termina, né? :roll:

Eu ia recomendar tirar uns thread dumps, mas seria um pouco complexo demais deixar seu ambiente pronto para que isso fosse possível. Teria que instalar softwares extra (um JDK ou uma ferramenta de terceiros, que não vêm com o Biblivre 5).

Você consegue fazer alguma outra coisa no Biblivre 5 (abrindo uma nova aba e acessar o menu de Manutenção, por exemplo) enquanto o backup está preso em 0%?
Ao acionar o comando os menus ficam inacessíveis. É possível voltar a utilizar o programa apenas caso eu cancele o procedimento.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: BIBLIVRE 5 NÃO GERA BACKUP

Mensagem por cleydyr » 03 Mai 2018, 18:33

Então vamos tentar uma solução mais radical. :lol:

Eu modifiquei o código-fonte da parte do programa que coordena o trabalho de backup. Mais precisamente, eu fiz com que em cada etapa, ele jogasse uma mensagem (de erro, pra chamar mais atenção) nos logs do sistema. O código da classe e um script (arquivo em lotes) estão dentro da pasta compactada debug.zip (anexada a esta postagem). Extraia a pasta compactada e você vai obter os dois arquivos: debug.bat e BackupBO.class.

IMPORTANTE: mantenha sempre os dois arquivos juntos. ;)

Para modificar o comportamento na sua máquina, eu vou pedir pra você
  1. parar o Tomcat 7;
  2. executar o script debug.bat como Administrador
  3. modificar a classe escolhendo a opção m (só é apertar a tecla m);
  4. iniciar o Tomcat 7 novamente;
  5. tentar realizar o backup do Biblivre 5 (ele deve ficar travado, como sempre, mas espere 5 minutos para termos uma ideia se há progresso ou não);
  6. anexar aqui no tópico o arquivo biblivre.log contido na pasta C:\Arquivo de Programas\Apache Software Foundation\Tomcat 7.0\logs\
Depois, para restaurar a classe original do Biblivre 5, você executa os passos 1 e 2 acima, mas no 3, você aperta r.

Abraço!
Anexos
debug.zip
BackupBO modificado e script para aplicação
(5.88 KiB) Baixado 327 vezes
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Trancado

Voltar para “Base de dados - PostgreSQL”