Msg "Erro ao converter registro"

jtrevisoli
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Mai 2012, 11:13
Localização: Ribeirão Preto, SP
Contato:

Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por jtrevisoli » 08 Jun 2012, 10:29

Pessoal, bom dia!

Trouxe um backup (arquivo b3b) gerado na biblioteca onde presto serviço, que possui o Biblivre 3.0.16. Instalei em duas máquinas de casa a mesma versão. Via ferramenta"Biblivre BackupRestore", restaurei os dados do b3b. Em ambas as máquinas, seguem resultados convergentes:

a. Ok: Restaurou-se a mesma quantidade de registros bibliográficos, de autoridades e de vocabulários.

b. Erro: Em BUSCA > BIBLIOGRÁFICA/AUTORIDADE/VOCABULÁRIO > LISTAR TODOS > aba MARC fui clicando no botão "Próximo" para examinar (no "olhômetro") os registros. Até encontrar alguns registros com a mensagem em uma tarja amarela, na parte inferior do menu "Erro ao converter registro. Confira o preenchimento". O que significa esta mensagem? Seguem anexadas as telas capturadas.

No notebook, porém, houve dois resultados diferentes:

a. ERRO: Após o restauro, NÃO FOI GERADO o log com informações da restauração. Não sei se isto demonstra algum problema que eu deva me preocupar.

b. Erro: Cadastro de usuários não foi restaurado!!! Puxa, se possuir 100 usuários e, de repente, tiver de restaurar um backup, vou perdê-los?

O que posso ter feito de errado? Estou preocupado com a integridade dos dados, pois, o projeto no qual trabalho depende destes registros.

Grato,

Juliano
Anexos
erro_reg_vocabulário.JPG
Telas capturadas
erro_reg_bibliog.JPG
Telas capturadas
erro_reg_autoridade.JPG
Telas capturadas

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por wlucas » 08 Jun 2012, 16:02

Boa tarde jtrevisoli.

Anexe sua base de dados para eu verificar.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

jtrevisoli
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Mai 2012, 11:13
Localização: Ribeirão Preto, SP
Contato:

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por jtrevisoli » 08 Jun 2012, 17:18

Olá,

Segue b3b anexado.

Grato,
Anexos
120601-backup_1338560915440.b3b
(172.2 KiB) Baixado 594 vezes

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por wlucas » 12 Jun 2012, 13:08

Boa tarde jtrevisoli.

Restaurei, indexei tudo e não ocorreu erro.
Adicionei via marc o título "A música, a vida e a obra de Francisco Raposo /" com sucesso.

Bem, então o problema é ai no seu computador ...

Restaure essa base anexa que ja possue o título acima e faça testes. Se o problema continuar, teste com o avira desligado e se não resolver, remova todo o Biblivre, junto com PostgreSQL, Tomcat e Apache e instale de novo, estando com o usuário administrador.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

jtrevisoli
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Mai 2012, 11:13
Localização: Ribeirão Preto, SP
Contato:

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por jtrevisoli » 15 Jun 2012, 20:41

Olá, wlucas!

Obrigado pelo retorno. Vou restaurar o b3b que você me mandou e lhe informarei o resultado.

O problema, porém, não é isolado (em única máquina). O mesmo problema foi reproduzido em três sistemas operacionais, instalados em máquinas de configurações distintas: MS Windows XP Professional SP3, MS Windows 7 Starter (32 bits) e MS Windows 7 64 bits. Creio que seja difícil três sistemas diferentes com máquinas também diferentes gerarem o mesmo problema.

Inclusive uma destas máquinas eu formatei no último final de semana, reinstalei o sistema operacional, ferramentas necessárias e o Biblivre, resultado: a restauração dos dados foi perfeita, porém, ao listar as obras em MARC surge o problema descrito no início deste tópico (não são em todos os registros, o problema surge com algumas obras, cujas estruturas de MARC já revisei e não apresentam problemas).

Voltarei com mais informações.

Grato,

Juliano

jtrevisoli
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Mai 2012, 11:13
Localização: Ribeirão Preto, SP
Contato:

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por jtrevisoli » 16 Jun 2012, 09:56

Olá, wlucas!

Minha preocupação com este erro era um possível comprometimento/perda de dados. Porém, consegui entender de que maneira acontece esta mensagem de erro no Biblivre. Assim, identifiquei que a mensagem "Erro ao converter registro. Confira o preenchimento" ocorre nas seguintes circunstâncias:

1. Estando ou não logado;

2. Em computadores com configurações e sistemas operacionais distintos - o que descarta a possibilidade do erro ser na máquina; e

3. A mensagem de erro é apresentada sempre para o último registro apresentado na lista de resultados de BUSCA > BIBLIOGRÁFICA/AUTORIDADES/VOCABULÁRIO.

Como fiz os testes:

a) Em BUSCA > BIBLIOGRÁFICA/AUTORIDADES/VOCABULÁRIO, cliquei no botão LISTAR TODOS.

b) Selecionei qualquer registro;

c) Cliquei na aba MARC; e

d) Fui clicando no botão PRÓXIMO até chegar no último registro da página atual. Daí o sistema apresenta a mensagem de erro e NÃO AVANÇA MAIS pelo botão PRÓXIMO.

Com este teste, suponho que não seja problema na base ou na máquina e, sim, no momento em que o Biblivre tenta recuperar o primeiro registro da página seguinte dos resultados recuperados em uma busca.

Completei o teste, alterando o valor do campo Registros por Página, em ADMINISTRAÇÃO > CONFIGURAÇÃO. Coloquei o valor 12 (para exibir 12 resultados por página) e repetir a busca anterior. RESULTADO: a msg de erro é apresentada seguindo o mesmo princípio, ou seja, chegando no 12º registro (da pág. 1 dos resultados recuperados), o erro acontece!!!

Creio que seja importante rever o mecanismo de busca e/ou de apresentação de resultados do Biblivre para verificar algum problema que posssa causar esta mensagem. Tentem reproduzir este teste que eu fiz.

Espero ter contribuído.

Juliano Trevisoli

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por wlucas » 21 Jun 2012, 17:14

Boa tarde jtrevisoli.
Creio que seja importante rever o mecanismo de busca e/ou de apresentação de resultados do Biblivre para verificar algum problema que posssa causar esta mensagem.
O mecanismo de busca ja foi otimizado em versões anteriores, portanto não há o que modificar no momento.

Vc deve baixar e restaurar a base que eu anexei na mensagem anterior (Biblivre3_2012-06-12 12h59m06s.b3b de 12 Jun 2012, 13:08 ) para testar no seu Biblivre3.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

jtrevisoli
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Mai 2012, 11:13
Localização: Ribeirão Preto, SP
Contato:

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por jtrevisoli » 05 Jul 2012, 09:08

wlucas escreveu:Vc deve baixar e restaurar a base que eu anexei na mensagem anterior (Biblivre3_2012-06-12 12h59m06s.b3b de 12 Jun 2012, 13:08 ) para testar no seu Biblivre3.
Olá, Wlucas!

Fiz os procedimentos indicados. Baixei a base que você me enviou e a restaurei na minha máquina, resultado: o problema persiste (continua a aparecer a msg "Erro ao converter registro"). :(

Desinstalei o Biblivre e todos os seus componentes. Reinstalei-os e restaurei a base que você me enviou. Problema persiste. :(

Se o problema ficar somente nesta msg, ok. Corro risco de perda de dados? Isto me daria sérias dores de cabeça no projeto para o qual tenho trabalhado (inclusive recebemos recursos públicos e necessito apresentar resultado confiável). Devo me preocupar com perda/comprometimento de dados nesta situação? :?:

De qualquer maneira, fico agradecido pela sua atenção!

Juliano

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por wlucas » 06 Jul 2012, 11:59

Bom dia Juliano.

Qual a versão do seu java ?

Vá ao prompt de comando e digite: java -version

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

jtrevisoli
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Mai 2012, 11:13
Localização: Ribeirão Preto, SP
Contato:

Re: Msg "Erro ao converter registro"

Mensagem por jtrevisoli » 09 Jul 2012, 21:57

Olá, Wlucas!

Java versão 1.6.0_33

Responder

Voltar para “Mensagens de erros mais frequentes”