Importar do PHL para o Biblivre

cpti
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jun 2011, 19:54

Importar do PHL para o Biblivre

Mensagem por cpti » 22 Jun 2011, 20:06

Boa Noite,
Gostaria de saber se existe a possibilidade de importar arquivos do PHL 7.0 para o biblivre.
Atenciosamente,
Elaine Guimarães

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importar do PHL para o Biblivre

Mensagem por wlucas » 24 Jun 2011, 18:34

Boa noite Elaine.

Atualmente o Biblivre 3 somente importa registros no formato MARC, no entanto desconheço o funcionamento do PHL.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Luis
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Set 2011, 13:47

Re: Importar do PHL para o Biblivre

Mensagem por Luis » 05 Dez 2011, 12:59

cpti escreveu:Boa Noite,
Gostaria de saber se existe a possibilidade de importar arquivos do PHL 7.0 para o biblivre.
Atenciosamente,
Elaine Guimarães
Eu também estou com a mesma necessidade, e sem solução por enquanto.
Na faq06 http://www.biblivre.org.br/joomla/index ... &lang=pt#6 do biblivre diz como importar dados do Winisis.
O "padrão do registro utilizado se baseia no formato UNISIST/Unesco" (...) "Foi desenvolvido com tecnologia cliente/servidor, utilizando a linguagem XML IsisScript, interpretada pelo servidor de bases de dados WWWisis/Bireme" (...) "Utiliza base de dados no padrão CDS/ISIS-Unesco". [citações retiradas do manual do `PHL]
O PHL exporta em ISO-2907, mas quando fiz o teste de importação no biblivre ele informou que faltava campos Marc. (mas quais?!)
Eu deveria então utilizar este difícil aplicativo "IsisMarc" para conseguir enfim transferir dos dados do PHL para o Biblivre?

No próprio manual do Biblivre está escrito que ele importa arquivo ISO-2907 (p.95), no entando, no parágrafo seguinte o manual diz que importa dados em ISO-2907 Marc/UTF-8.
Se ao menos soubéssemos a diferença entre ISO-2907 e ISO-2907 Marc/UTF-8 já poderia ser um bom auxílio para fazermos as devidas modificações ou converções no arquivo para exportação.
Talvez este não seja o local apropriado para pedir aulas ou informações básicas sobre a diferença entre tais formatos, mas eu tenho que começar por alguma coisa e talvez aqui alguém aqui conseguisse oferecer um princípio norteador.
Trabalho em uma ONG, queremos disponibilizar a consulta em vários computadores e posteriormente pela internet, a adoção do Biblivre seria de fundamental importância para o nosso projeto, já que os custos do PHL estão fora das nossas capacidades.
Att
Luis

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importar do PHL para o Biblivre

Mensagem por wlucas » 16 Dez 2011, 10:13

Bom dia Luis Lins.

Respondendo suas dúvidas. :mrgreen:

O PHL exporta em ISO-2907, mas quando fiz o teste de importação no biblivre ele informou que faltava campos Marc. (mas quais?!)

R.: O Biblivre3 usa a biblioteca Marc4j, que analisa os bytes do arquivo e testa sua validade, mas as vezes acontece de estar faltando alguma coisa, como: terminador de registro, de campo, de subcampo e de espaço em branco, portanto se algo estiver faltando, o arquivo para de ser lido e o erro é informado.

Eu deveria então utilizar este difícil aplicativo "IsisMarc" para conseguir enfim transferir dos dados do PHL para o Biblivre?

R.: Eu dei uma olhada e não achei uma opção do Isismarc para importar iso, mas tem no Winisis, porém o iso exportado do Winisis é um pouco despadronizado, e esta sujeito a alguns erros, mas de qualquer forma vc deve tentar.

Uma tentativa, seria migrar para o WinIsis, exportar para XML e depois para o Biblivre3.

Leia a respeito:
viewtopic.php?f=13&t=141&start=20#p1225


Se ao menos soubéssemos a diferença entre ISO-2907 e ISO-2907 Marc/UTF-8 já poderia ser um bom auxílio para fazermos as devidas modificações ou converções no arquivo para exportação.

ISO 2709
é uma norma ISO para as descrições bibliográficas - Formato para troca de informações.

http://translate.google.com.br/translat ... i/ISO_2709

ISO2709 MARC/UTF-8
Registros MARC são normalmente armazenados e transmitidos como arquivos binários,geralmente com vários registros MARC concatenados em um único arquivo. MARC usa o padrão ISO 2709 para definir a estrutura de cada registro. Isto inclui um marcador para indicar onde cada registro começa e termina, bem como um conjunto de caracteres no início de cada registro que fornecem um diretório para localizar os campos e subcampos dentro do registro.

UTF-8
Padrão de codificação que aceita acentos.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Luis
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Set 2011, 13:47

Re: Importar do PHL para o Biblivre

Mensagem por Luis » 17 Abr 2012, 13:03

Olá a todos.
No link abaixo o Fabrício Assumpção começa pelo caminho da exportação.
Esperamos a divulgação.
abs
Vital Luis
http://fabricioassumpcao.blogspot.com.b ... ficos.html

Maria S F Araujo
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Ago 2012, 16:32

Re: Importar do PHL para o Biblivre

Mensagem por Maria S F Araujo » 04 Abr 2014, 13:42

Boa tarde a todos,

Estou com a mesma necessidade, sair do PHL e começar o uso do BibLivre sem perder 1500 registros.. alguém conseguiu fazer a migração ?

Desde já agradeço

Maria araujo

Monique
Mensagens: 11
Registrado em: 14 Mar 2014, 20:24

Re: Importar do PHL para o Biblivre

Mensagem por Monique » 07 Abr 2014, 10:27

Bom dia!

Como o PHL tem o formato baseado no UNISIST/Unesco, acredito que se alguém tentar fazer a conversão para o Biblivre versão 3.0, alguns campos do formato Marc 21 ficarão incompletos, já que são formatos totalmente diferentes.
Sugiro realizar uma nova catalogação.


att,

Monique

Responder

Voltar para “Conversão de dados de outro programa”