Acesso à base de dados

rafasaad
Mensagens: 12
Registrado em: 24 Mai 2011, 11:11

Acesso à base de dados

Mensagem por rafasaad » 25 Mai 2011, 09:25

Bom dia,

Gostaria de saber se é possível acessar a base de dados propriamente dita do Biblivre para manipular as informações diretamente. Estou convertendo uma base de dados do formato Isis para o Marc e importando no BibLivre, mas preciso adicionar na base que armazena os exemplares o número de tombo que estes livros já têm. Até o momento, já consegui inserir os registros e associar um exemplar a cada um deles, mas preciso atribuir o número de tombo de cada um desses exemplares sem ter que fazer isso manualmente (minha base possui 40.000 registros e 340.000 exemplares).
Imagino que seja possível fazer isso via PostgreSQL, mas o manual dele não é muito claro...

Grato por qualquer ajuda neste processo.

Rafael Saad
Seção de Biblioteca Escolar
Prefeitura de São Bernardo do Campo

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por wlucas » 25 Mai 2011, 10:31

Bom dia Rafael.

Para isso você precisará construir um programa em alguma linguagem de programação, como Java, por exemplo, para automatizar esse processo.

Eu iniciei um projeto de software para atender essa necessidade, portanto se vc tiver algum material a respeito do Isis será de grande ajuda.

Qualquer coisa poste aqui nesse tópico.

Atenciosamente,

Lucas. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

rafasaad
Mensagens: 12
Registrado em: 24 Mai 2011, 11:11

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por rafasaad » 25 Mai 2011, 10:47

Lucas,

O problema da migração dos registros do Isis para o BibLivre, em MARC, eu já resolvi (com uma solução "caseira", via Excel, Access, XML, alguns conversores, etc....mas resolvi...hehe). Com um pouco de sofrimento, importei os registros no BibLivre e estão funcionando direitinho. Estou apanhando agora é com o problema dos números de tombo dos materiais que eu já tenho nas estantes...

A minha base Isis contém 340.000 registros, cada um com um número de tombo único. Quando foi iniciado o processamento técnico da nossa rede de bibliotecas, há mais de dez anos, não se pensou na organização dos materiais em dois níveis (registros/exemplares), como é no BibLivre, em que você "pendura" diversos exemplares em um só registro. Na minha base, é tudo uma coisa só. Cada MFN do Isis é um registro diferente, um material diferente.

Eu extrai a base de dados do Isis e comecei a trabalhar diretamente nela. O meu próximo passo é "enxugá-la" para 40.000 registros (quantidade de materiais únicos que eu tenho na base) e vinculá-la aos 340.000 exemplares existentes nas 156 bibliotecas que eu tenho nas escolas da cidade.

Assim, o meu problema agora é fazer o BibLivre reconhecer os números de tombo que já tenho em minha base como sendo o serial que ele atribui aos exemplares, deste modo, eu não precisaria substituir etiquetas de código de barras dos materiais e nem associar os exemplares manualmente a cada um dos registros.

Eu imagino que abrindo a base diretamente no PostgreSQL seja possível alterar o serial que aparece ali e substituir pelo número de tombo que eu já tenho, mas não tenho a mínima ideia de como fazer isso.

Omar Teles
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Mai 2011, 10:49

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por Omar Teles » 25 Mai 2011, 10:53

Bom dia Rafael,

Estamos também querendo fazer a migração do ISIS para Biblivre. Penso que você poderia contribuir com esse fórum, postando o passo-a-passo de seu sucesso.

Abraços

rafasaad
Mensagens: 12
Registrado em: 24 Mai 2011, 11:11

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por rafasaad » 25 Mai 2011, 15:46

Omar,

Eu vou sentar aqui com mais tranquilidade e descrever o passo-a-passo, talvez alguém tenha alguma ideia de facilitar o meu processo também... Só que o ponto até onde eu cheguei não resolve muita coisa, tendo em vista que só consegui migrar os registros e não os exemplares... Só dei "meia" solução, estou precisando de ajuda pra fazer o serviço completo...hehe.

Tenho que repetir o processo todo de conversão entre hoje e amanhã (o pessoal aqui resolveu fazer algumas correções em massa nas palavras-chave... :evil: antes de uma conversão definitiva)... Vou aproveitar pra ir tirando alguns screenshots do processo todo e posto aqui.

Eu transformo a base toda em um arquivo .mrc que o BibLivre importa e me dá a opção de gerar um exemplar pra cada registro. O problema agora é colocar o número de tombo do registro no exemplar... Só que eu gostaria que o meu número de tombo (Isis) virasse o número serial (BibLivre)...

Acho que vão me mandar pro manicômio antes que eu consiga uma solução pra isso....hehe

lugusto
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Jun 2011, 12:32

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por lugusto » 08 Jun 2011, 11:30

Rafael,

Conseguiu progressos? Da mesma forma que o Omar, também necessito migrar dados do WinISIS para o BibLivre. Toda ajuda será valiosa para nós e provavelmente para dezenas de outras pessoas.

Muito grato, e na torcida,
Luiz

albertojose
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Mai 2011, 18:52

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por albertojose » 18 Jun 2011, 10:41

O WinIsis possui uma opção que permite exportar os registros da base daddos no formato ISO.

CDS/ISIS > Database > Export

Porém como as numerações das Tags do formato CDS/ISIS podem divergir do formato MARC é necessário a utilização de outro programa para editar os registros. O MARCedit pode ser utlizado para esse fim.

http://people.oregonstate.edu/~reeset/m ... /index.php

mateushm
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Mar 2012, 14:55

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por mateushm » 30 Mar 2012, 15:00

Boa Tarde,

A bastante tempo esse assunto está sem movimentação.

Mais estou na mesma situação. Gostaria de migrar o WinIsis para BibLivre.

Existe alguma novidade, algum conseguiu? Rafael tem o Passo a Passo?

Muito obrigado.

Estou no aguardo.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por wlucas » 02 Abr 2012, 17:02

Boa tarde Mateushm.

Anexe seu xml no tópico abaixo, usando o campo TAG em exportar do WinIsis.

Veja esse tópico para orientações:

viewtopic.php?f=13&t=141&start=10

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

mateushm
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Mar 2012, 14:55

Re: Acesso à base de dados

Mensagem por mateushm » 03 Abr 2012, 13:29

Boa Tarde, wlucas.

Obrigado pelo seu retorno...

Estou enviando em anexo o XML da base.

Muito obrigado.
Anexos
SEIBIB-XML.rar
(858.29 KiB) Baixado 674 vezes

Trancado

Voltar para “Conversão de dados de outro programa”