Problemas com backup em ambiente Linux com base "externa"

andersongarcia
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Mar 2014, 14:38

Problemas com backup em ambiente Linux com base "externa"

Mensagem por andersongarcia » 17 Mar 2014, 11:04

Olá,

Estamos com um problema relacionado ao backup periódico da base do Biblivre. Está aparecendo a mensagem de que "Você está a mais de 7 dias sem gerar uma cópia de segurança da base". Mas ao tentar "Gerar cópia completa", aparece a mensagem de "Cópia de segurança NÃO realizada", sem maiores detalhes.

Já verificamos o arquivo biblivre.log na pasta de logs do Apache, mas não é gerado nenhum log quando ocorre este problema.

Existem várias particularidades no nosso cenário que podem estar influenciando nisso, portanto, vou listar abaixo algumas características:
1. O ambiente utilizado é Linux (Ubuntu)
2. Temos duas instalações do Biblivre no mesmo "servidor", portanto tivemos que alterar o nome do banco (tivemos algum trabalho para descobrir como fazer isso, mas deu certo).
3. As bases de dados não estão no mesmo servidor da aplicação.

Já verificamos permissões de escrita, parece não ser o problema, mas não temos certeza. Acreditamos que possa ser necessária alguma alteração no comando utilizando para o dump da base (host, por exemplo), mas não encontramos.

Na verdade, já temos uma política de backup das bases em nosso servidor de dados, então, nem precisaríamos gerar isso pelo software. O problema é a mensagem! Existe uma forma de simplesmente desativá-la?

Agradeço por enquanto.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Problemas com backup em ambiente Linux com base "externa

Mensagem por wlucas » 19 Mar 2014, 10:29

Anderson, bom dia.

Não há como desativar a mensagem, pois ela esta no código java, no entanto como é pesquisado no banco para saber se precisa fazer o backup a cada 7 dias, vc pode atualizar a tabela, no entanto terá que fazer sempre que a mensagem aparecer. Uma dica seria vc agendar no cron uma tarefa com o sql abaixo.

Execute no PgAdmin III ou no console do PostgreSQL, o seguinte comando:

UPDATE backups
SET backuped = now()
WHERE backuped = (SELECT max(backuped) from backups);



Você não consegue fazer o backup pelo Biblivre pois ele esta configurado para procurar a base de nome "biblivre3" em localhost, mas como o nome e o caminho foram trocados, ele não acha o banco.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

andersongarcia
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Mar 2014, 14:38

Re: Problemas com backup em ambiente Linux com base "externa

Mensagem por andersongarcia » 19 Mar 2014, 10:49

Obrigado

Responder

Voltar para “Backup & Restauração”