Biblivre no servidor

awojteczek
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jun 2012, 17:35

Biblivre no servidor

Mensagem por awojteczek » 21 Jun 2012, 17:41

Olá, tenho uma pergunta;
gostaria de saber como instalar e se é possivel instalar o Biblivre no servidor (provedor) e não no computador.
Isso é que o programa seja sempre disponivel e não somente quando meu computador está ligado.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Biblivre no servidor

Mensagem por wlucas » 22 Jun 2012, 10:35

Bom dia awojteczek.

Por favor acesse o manual no próprio Biblivre3, em Ajuda -> Manual.

Leia a página 33 , "Como colocar minha biblioteca na web ?".

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

awojteczek
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jun 2012, 17:35

Re: Biblivre no servidor

Mensagem por awojteczek » 22 Jun 2012, 13:44

Olá, não sei que expliquei bem,
tenho um site e gostaria de instalar o sistema Biblivre direto no site onde se encontrará tbm o base de dados,
assim que meu computador não precisa ser ligado tempo todo para dar o acesso a biblioteca.
É possível fazer isso?

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Biblivre no servidor

Mensagem por wlucas » 22 Jun 2012, 17:53

Boa noite awojteczek.

Sim é possível, sendo prática normal.

Veja no site do Biblivre no menu, quem usa -> Bibliotecas online:
http://www.biblivre.org.br/joomla/index ... 68&lang=pt

Então, depois de colocar o Biblivre online, você deve ter uma área no seu site com uma imagem ou link, que leve ao sistema.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

mosilverio
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Out 2011, 12:47

Re: Biblivre no servidor

Mensagem por mosilverio » 06 Jul 2012, 15:38

Olá awojteczek,

Estamos com o mesmo problema para rodar o Biblivre via web. Precisamos colocá-lo para consulta via web mas não temos como montar uma estrutura com servidor, link etc para isto. A solução existente só vai funcionar se você tiver um provedor que aceite a instalação do Biblivre, e na maioria dos casos tem de ser uma hospedagem dedicada. No nosso caso o custo do serviço inviabilizou esta solução.

Tentamos rodar o biblivre em uma máquina local conectada à internet, com o banco de dados instalado em um servidor web. Esta solução resolveria o nosso problema pois teríamos apenas um banco de dados, com acesso via web pelo biblivre para consulta e manutenção e outro acesso apenas para consulta em nosso site com uma programação simples. Em princípio o pessoal disse que funcionaria mas depois descobrimos ser inviável. Fizemos dezenas de testes no servidor web e mesmo em máquinas locais via rede e não conseguimos resolver.

Infelizmente o código fonte não está disponível, assim como o dicionário de dados e demais recursos necessários para fazer dele um programa de código aberto que poderia ser modificado e melhorado. Investimos muitos recursos e agora não podemos mais voltar à trás na escolha do biblivre portanto estamos trabalhando para contornar estas dificuldades.

A solução adotada hoje é manter o biblivre rodando local na biblioteca para consultas, manutenções etc. E uma cópia do banco de dados rodando no servidor web com uma página asp para consulta (utilizamos asp pois o site já roda no windows). A cada período enviamos cópias dos dados via pgadmin para o servidor sem modificações para facilitar o processo.

Aqui há outro inconveniente, os registros são armazenados em formato marc em uma única coluna por registro, e não em colunas como em um banco de dados relacional comum. Isto dificulta muito as consultas pois todas as informações ficam no mesmo campo, com diversos caracteres que não são interpretados por qualquer linguagem e por isto necessitam de decodificação para separar os dados.

O padrão marc foi criado há mais de 50 anos para troca de informações e não exatamente para armazenamento dos dados, que poderiam ser gerados em qualquer formato a partir de um padrão comum relacional ou semelhante (desculpe-me pelo desabafo).

Bom, encontrei muito material e estou quase conseguindo fazer funcionar tudo, se precisar de ajuda é só falar.

att,
silverio

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Biblivre no servidor

Mensagem por wlucas » 09 Jul 2012, 11:43

Bom dia mosilverio.

Entendo suas limitações técnicas, mas seria melhor resolver essa questão de pôr o Biblivre 3 online como outros resolveram, sendo até nós e outros já o disponibilizaram em servidores Linux e Windows.

Veja no site do Biblivre no menu, quem usa -> Bibliotecas online:
http://www.biblivre.org.br/joomla/index ... 68&lang=pt
Aqui há outro inconveniente, os registros são armazenados em formato marc em uma única coluna por registro, e não em colunas como em um banco de dados relacional comum. Isto dificulta muito as consultas pois todas as informações ficam no mesmo campo, com diversos caracteres que não são interpretados por qualquer linguagem e por isto necessitam de decodificação para separar os dados.

O padrão marc foi criado há mais de 50 anos para troca de informações e não exatamente para armazenamento dos dados, que poderiam ser gerados em qualquer formato a partir de um padrão comum relacional ou semelhante (desculpe-me pelo desabafo).
O marc 21 foi adotado por ser um padrão biblioteconômico e como o Biblivre 3 segue o padrão internacional de catalogação, não poderia usar outra forma.

O padrão ISO que nós usamos, conforme Jorge Cativo ...

"especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. Não define a extensão do conteúdo de documentos individuais e nem designa significado algum para os parágrafos, indicadores ou identificadores, sendo essas especificações as funções dos formatos de implementação. A ISO se preocupa em apresentar uma estrutura generalizada, ou seja, um arcabouço projetado especialmente para a comunicação entre sistemas de processamento de dados, e não para uso como formato de processamento dentro dos sistemas."

(http://biblioteconomiadigital.blogspot. ... -2709.html)

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

mosilverio
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Out 2011, 12:47

Re: Biblivre no servidor

Mensagem por mosilverio » 10 Jul 2012, 13:12

Boa tarde wlucas, todas estas bibliotecas que vocês citam dispõem de um servidor no qual podem instalar o biblivre, na maioria dentro da estrutura de prefeituras. Os provedores comerciais só oferecem estas solução em servidores dedicados e o custo é muito alto para uma ONg, como o meu cliente, que também não tem como arcar com a contratação de um link dedicado e de uma pequena estrutura local de servidor/internet.

Quando entramos em contato com vocês você afirmou que o biblivre funcionaria com uma base remota, o biblivre em uma máquina e o banco de dados em um servidor na web, mas somente depois de iniciar a catalogação descobrimos que isto não é possível. Talves, se o código fosse disponibilizado, uma pequena alteração na conexão resolveria o problema e ampliaria as opções de utilização.

Com relação ao marc21, hoje há dezenas de soluções para migrar para xml e outras formas de armazenamento por conta das limitações do primeiro. Inclusive tenho um artigo bem interessante sobre este equívoco de usar o formato para armazenamento, quando ele deveria ser utilizado para troca de informações, mantendo os dados em um formato mais simples e flexível, até porque no futuro breve o marc deixará de ser padrão até para intercâmbio.

xandremart
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Mar 2012, 00:18

Re: Biblivre no servidor

Mensagem por xandremart » 12 Dez 2013, 10:40

Bom dia wlucas,

É possível hospedar o biblivre3 em "hospedagem em nuvem" ou Cloud Hosting? Quanto de espaço e memória são necessários?

Obrigado.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Biblivre no servidor

Mensagem por wlucas » 12 Dez 2013, 12:22

Boa tarde xandremart.

Sim, é posssivel desde que lhe seja dado liberdade para gerenciar, como por exemplo nome do banco, pois geralmente é a hospedagem que disponibiliza o nome e se for diferente de biblivre3 , vc terá que fazer backup manualmente.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Biblivre via Web (Internet)”