Página 1 de 1

Funcionamento em rede (dúvida)

Enviado: 08 Jun 2011, 22:15
por dsveiga
Tenho uma rede de 260 bibliotecas e estou indeciso sobre a utilização ou não do Biblivre.
Tenho-o instalado em um micro onde pretendo centralizar a inclusão de dados no que pode ser chamado de biblioteca central, mas quero saber se é possível instalá-lo em outras bibliotecas da rede de modo que as mesmas possam acessar os dados desta biblioteca e incluí-los em sua base, fazendo as alterações que se fizerem necessárias nos documentos incluídos (para que não seja necessário, p.ex., incluir mais de uma vez um mesmo documento existente em mais de uma biblioteca), socializando a busca mas mantendo a independência entre a biblioteca central e as restantes.
Sei que existe a previsão para isto na página 5 do manual, mas quero saber se este recurso realmente está em funcionamento e se é possível trabalhar da forma que estou me propondo com uma rede deste porte.

Re: Funcionamento em rede (dúvida)

Enviado: 09 Jun 2011, 13:12
por wlucas
Boa tarde dsveiga.

A sua dúvida se resume a busca distribuída do protocolo z3950, que permite que outras bibliotecas acessem o acervo de outra base remota e inclua esses dados na sua base local.

Você pode fazer um ensaio com 2 computadores em rede contendo Biblivre e acessando o catálogo bibliográfico de ambos.

Lembre-se de ir no menu Administração -> Servidor z3950 e ativar o Servidor Local.


Atenciosamente. :ugeek:

Re: Funcionamento em rede (dúvida)

Enviado: 12 Jun 2011, 18:34
por Delmar
Caro wlucas:
obrigado pela resposta. Entendi o funcionamento do protocolo z39.50. Entretanto, acho que não fui muito claro. Temos uma rede de bibliotecas, mas estas bibliotecas não estão em rede. Consultarei a informática da possibilidade de fazer isso para a utilização do protocolo. Claro que tentaremos incialmente fazer isso com poucas bibliotecas, mas ainda fiquei em dúvida se é possível não só a busca compartilhada entre as 260 bibliotecas de nossa rede (em função da quantidade de bibliotecas), mas também a utilização da cooperação de dados entre, por exemplo, uma central e cada uma delas. A inserção de um documento na central e seu reaproveitamento, sem precisar inserir novamente o mesmo documento, em qualquer outra da rede, é claro que com as modificações que se fizerem necessárias.
dsveiga

Re: Funcionamento em rede (dúvida)

Enviado: 13 Jun 2011, 10:45
por wlucas
Bom dia Delmar.

Quando falei do ensaio em rede local, foi apenas uma sugestão de um ambiente de teste.

O que parece que vc quer são as bibliotecas A,B e C acessarem a mesma e única base da central fazendo inclusões e alterações , tendo ainda sua próprias bases locais, ou seja, acessando 2 bases,uma da central e outra a sua própria.

O biblivre foi originalmente projetado para acessar 1 única base, sendo local ou remota, bastando alterar 1 arquivo xml para isso, no entanto, vc pode dar sua sugestão no fórum de Sugestões para essa idéia.

O cenário clássico que funciona hoje no biblivre3 e poderia ser o seguinte: A biblioteca central (servidora de obras) e as clientes ( que incluem e recuperam obras da servidora ):

A biblioteca central online na internet com logins de acesso limitado para algumas funções, como por exemplo, somente incluir, alterar obras e sem acesso para as demais funções,sendo acessado por usuários (bibliotecários) das bibliotecas cliente.

As bibliotecas clientes, acessam a biblioteca central pela internet, que disponibiliza seu acervo via z3950 para consulta e recuperação das obras.Quando digo recuperação de obras, seria com um clique, incluir uma obra que tem na central, para a sua base local de uma biblioteca cliente que não possuem essa determinada obra.

Atenciosamente. :ugeek:

Re: Funcionamento em rede (dúvida)

Enviado: 04 Abr 2015, 02:32
por waleed030
A sua dúvida se resume a busca distribuída do protocolo z3950, que permite que outras bibliotecas acessem o acervo de outra base remota e inclua esses dados na sua base local.