Catalogação Bibliográfica

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Catalogação Bibliográfica

Mensagem por csouza » 19 Set 2012, 14:40

1. Como proceder para usar recursos de Importação (catalogação cooperativa) de outros catálogos de bibliotecas?

R: Acesse no Forum Biblivre 3 o tópico Recursos de Catalogação Cooperativa em viewforum.php?f=21

2. Como proceder para saltar de um campo para outro usando a tecla TAB ?

R: No Biblivre 3 a tecla TAB salta entre os subcampos. São necessários 2(dois) TABS para passar a outro campo.

3. Como funciona a pontuação, na BUSCA e na CATALOGAÇÃO ?

R: O Biblivre 3 usa pontuação automática.
Se um campo terminar com letras ou números, o programa usa a pontuação automática.
Caso termine com qualquer outro caractere (incluindo espaços, pontuações, etc) o programa não usa a acentuação automática.
Recursos de pontuação automática de acordo com as normas da ISBD Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada para as Publicações Monográficas = International Standard Bibliographic Description for Monographic Publications (isbdM.pdf http://archive.ifla.org/VI/3/nd1/isbdM-pt.pdf), podem ser usados , mas só serão implementados, automaticamente, em uma próxima versão. Acrescente a pontuação de acordo com o padrão adotado pela biblioteca.

Use por exemplo:
Campo 100 |a - Sobrenome e/ou prenome do autor - incluir o ponto final no Catálogo de Autoridades após o nome pessoal para que na interação com a Catalogação a forma do nome já esteja normalizada;
Campo 100 |c - Título e outras palavras associadas ao nome - incluir o conteúdo entre parêntesis conforme regra de catalogação bibliográfica;
Campo 250 |a - Indicação da edição - incluir o ponto de abreviação da palavra edição conforme regra de catalogação bibliográfica;
Campo 300 |a - Número de volumes e/ou paginação - incluir o ponto de abreviação da palavra páginas conforme regra de catalogação bibliográfica;
Campo 490 |a - Título da série - incluir o conteúdo entre parêntesis conforme regra de catalogação bibliográfica;

4. Como proceder para verificar no Biblivre 3 os dados de um exemplar migrado do Biblivre 2 ou do Biblivre 1 ?

R: No Biblivre 3 o código de barras corresponde ao serial do exemplar que foi migrado do Biblivre 2 ou Biblivre 1.
Após a migração, busque no Biblivre 3 (em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA no atributo código de barras) pelo SERIAL DO EXEMPLAR (numero que consta logo abaixo do código de barra na etiqueta interna).
No Biblivre 3 o serial da obra que foi migrado do Biblivre 2 ou Biblivre 1 também pode ser visualizado.
Após a migração, busque em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA pelo atributo SERIAL DA OBRA.

5. Como proceder para controlar a coleção de periódicos (no todo) com o Biblivre 3 ?

Passo 1: Usando o Biblivre 3 para controle de fascículos de periódicos.
Selecione em CATALOGAÇÃO Bibliográfica a base de dados na qual deseja incluir o controle da coleção de periódicos (principal ou trabalho) e em seguida selecione o botão NOVO. Selecione o tipo do material = PERIÓDICO.

Passo 2: Catalogando um título de periódico.
Preencha o formulário com os dados do título do periódico que deseja catalogar. Selecione SALVAR. o programa abrir a caixa de exemplares automáticos, preencha os campos:
No. exemplares =1 (para tombar cada exemplar de um mesmo volume/fascículo);
No. volume = 10 (para tombar exemplar(es) do volume de no. 10;
No. de volumes da obra = (deixe em branco);
Biblioteca depositária=(sigla)
Tipo de aquisição=(Compra, Doação ou Permuta)
Data de tombamento=DD/MM/AAAA
Os dados de Biblioteca depositária, Tipo de aquisição e Data de tombamento serão transferidos, automaticamente, para os subcampos do campo 541 (|aBiblioteca depositária, |cTipo de aquisição, |dData de tombamento).
Selecione CRIAR EXEMPLAR.

Passo 3: Catalogando os volumes e respectivos números ou fascículos de um mesmo título de periódico.
Selecione CATALOGAÇÃO Bibliográfica - Selecione o tipo do material = PERIÓDICO e o botão LISTAR TODOS para visualizar o registro do título catalogado.
Selecione o registro do titulo desejado e em seguida o registro do exemplar tombado na catalogação do título.
Verifique os campos do formulário de tombamento do exemplar(es) do número ou fascículo e faça as devidas correções no campo - Número de chamada / Localização (090), em especial no subcampo |c Edição / volume, de acordo com os dados do número ou fascículo que deseja registrar.
Não se esqueça de LIMPAR o campo de TOMBO PATRIMONIAL para que o registro seja gravado com sucesso e receba um TOMBO PATRIMONIAL AUTOMÁTICO.Selecione SALVAR COMO.
Visualize na interface CATALOGAÇÃO Bibliográfica o tombamento do número ou fascículo do título de periódico catalogado anteriormente

6. Como proceder para catalogar artigos de periódicos ?

R: Para catalogar artigos de periódicos selecione em CATALOGAÇÃO Bibliográfica a base de dados na qual deseja incluir o registro (TRABALHO ou PRINCIPAL) e em seguida selecione o botão NOVO.
Selecione o tipo do material = Artigo de periódico.
Selecione o tipo de autor do artigo.
Preencha o formulário com os dados do artigo de periódico e do título do periódico no qual o artigo está publicado.
Use o campo Notas (500) para inserção do Título do Periódicos e a Imprenta Ex: IN: MONITOR CAMPISTA. Ano 47, fasc. 46, 23 fev. 1884.

7. Por que alguns campos incluídos no FORMULÁRIO, bem como sua repetição, ou incluídos na aba MARC, não são exibidos na FICHA de BUSCA e/ou no FORMULÁRIO e REGISTRO de CATALOGAÇÃO ?

R: No Biblivre 3 é permitida a inclusão de qualquer campo MARC, bem como de sua repetição, quando for o caso. Entretanto, alguns campos incluídos na aba MARC, bem como sua repetição, não são exibidos na FICHA de BUSCA e/ou no FORMULÁRIO e REGISTRO de CATALOGAÇÃO, porque estas interfaces são um resumo do registro MARC. Numa próxima versão, haverá a possibilidade de customizar o programa, isto é, possibilitar a adaptação das configurações do programa de acordo com as características da biblioteca, sem a necessidade de esperar uma nova versão.

8. Para agilizar a catalogação posso instalar o programa em vários computadores e catalogar o acervo e depois exportar os dados para o único computador ?

R: O uso de uma rede local é uma solução tecnológica que pode ser usada quando se deseja agilizar a catalogação. No entanto, as funções EXPORTAR e IMPORTAÇÃO, ambas disponíveis no Biblivre 3 em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, possibilitam uma solução metodológica.
Qualquer registro ou lista de registros do Biblivre (Base TRABALHO ou PRINCIPAL) pode ser EXPORTADO mediante a seleção do botão SELECIONAR PARA EXPORTAR e em seguida EXPORTAR. A função EXPORTAÇÃO gera um arquivo *.mrc que pode ser salvo no computador local e/ou em uma mídia externa (pen-drive, CDR-W, etc).
A função IMPORTAÇÃO, possibilita enviar o arquivo *.mrc para uma das bases de dados (Base TRABALHO ou PRINCIPAL) do Biblivre instalada em outro computador.
Ao realizar a IMPORTAÇÃO, a base bibliográfica TRABALHO poderá ser usada para receber registros pendentes de revisão e validação. Posteriormente, pela função CATALOGAÇÃO - MOVER REGISTROS os registros poderão ser transferidos da base bibliográfica TRABALHO para a base bibliográfica PRINCIPAL. Os registros movidos ou importados diretamente para a base bibliográfica PRINCIPAL serão visualizados pelo leitor na BUSCA.

9. Como utilizar a Tabela de Cutter ?

R: No Biblivre 3 o código de autor da OBRA deve ser inserido no campo ) Número de chamada - Localização (090) subcampo |b do FORMULÁRIO de Catalogação Bibliográfica da Obra.
Ao preencher este campo na Catalogação Bibliográfica de uma Obra, o programa irá tranferí-lo. automaticamente, para o FORMULÁRIO de Catalogação Bibliográfica do(s) EXEMPLAR(ES) da Obra. Para acessar na Web a Tabela de Cutter-Sanborn, uma tabela de códigos que indicam a autoria de uma obra, criada em 1880 e utilizada para classificar livros em bibliotecas, acesse: Tabela Cutter online automática da Universidad ce Cordoba, Argentina http://www.cutternumber.com.ar/ ( contribuição de mariaghebra@saaeguarulhos.sp.gov.br) ou http://www.davignon.qc.ca/cutter1.html
No campo Número de chamada - Localização (090) subcampo |b do FORMULÁRIO de Catalogação Bibliográfica da Obra
pode ser usada qualquer notação de autor .

10. Como proceder para inserir a Data de aquisição do exemplar da Obra? Em qual Relatório a Data de Aquisição é exibida ?

R: A DATA DE AQUISIÇÃO do exemplar de uma Obra deve ser inserida no respectivo campo, através da interface de exemplares automáticos, que é exibida ao final da Catalogação Bibliográfica de uma OBRA, quando é selecionado o botão SALVAR.
Se a DATA DE AQUISIÇÃO do exemplar for inserida nesta interface será, automaticamente, transferida pelo programa para a MARC tag 541 - Nota sobre a fonte de aquisição, subcampo |d -Data da aquisição do FORMULÁRIO de Catalogação Bibliográfica do EXEMPLAR da OBRA.
Se a DATA DE AQUISIÇÃO do exemplar deixou de ser inserida na interface de exemplares automáticos, mesmo assim pode ser inserida, posteriormente, bastando para isso, abrir o FORMULÁRIO de Catalogação Bibliográfica do Exemplar da Obra e inserir a DATA DE AQUISIÇÃO do exemplar na MARC tag 541 - Nota sobre a fonte de aquisição, subcampo |d -Data da aquisição.
A DATA DE AQUISIÇÃO do exemplar é exibida no Relatório de Cadastro de Exemplares por período (digite sempre um dia + se quiser incluir a data atual. Ex: para data final=27/08/2012, digite 28/08/2012).

11. Quantos caracteres podem ser inseridos no campo Resumo ( MARC tag 520) do Formulário de Catalogação ?

R: As MARC Tags 5XX são campo de NOTAS.
A MARC tag 520 $a corresponde ao texto do resumo da OBRA.
A MARC tag 520 $u corresponde a URL do resumo da OBRA, quando este pode ser acessado remotamente.
http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd520.html
No Biblivre versão 3 é permitida a inclusão de NOTAS sem limite de caracteres, inclusive com repetição, quando for o caso. Entretanto, alguns campos incluídos na aba MARC, bem como sua repetição, não são exibidos na FICHA de BUSCA e no FORMULÁRIO e REGISTRO da CATALOGAÇÃO, porque estas interfaces são um resumo do registro no formato MARC.
Numa próxima versão, haverá a possibilidade de customizar o programa, isto é, possibilitar a adaptação das configurações do programa de acordo com as características da biblioteca, sem a necessidade de esperar uma nova versão.
Inclua e visualize, respectivamente, na CATALOGAÇÃO e na BUSCA, as NOTAS DE RESUMO ( 520) sem limites de caracteres usando a aba MARC do registro bibliográfico. Os dados das ocorrências de notas, serão preservados na base de dados.

12. Devo usar indicadores de campo e subcampo MARC no preenchimento do Formulário ?

R: Não use indicadores de campo e subcampo MARC no preenchimento do Formulário. Os indicadores MARC são, automaticamente, incluídos pelo programa ao salvar o registro. Verifique a aba MARC.

13. Como proceder para alterar um registro ?

R: No Biblivre 3, o procedimento de alteração de um registro, anteriormente, cadastrado é possivel mediante os seguintes passos:
1) Acesse o módulo CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA ;
2) Na aba BUSCA, selecione a base bibliográfica (PRINCIPAL ou TRABALHO);
3) Na aba BUSCA, selecione o TIPO DE MATERIAL (=Todos);
4) Na aba BUSCA,selecione um ATRIBUTO e preencha a caixa Contendo o texto;
5) Selecione o botão BUSCAR;
6) Selecione o registro desejado para abri-lo na aba REGISTRO;
7) Selecione a aba FORMULÁRIO para editar os dados, anteriormente, cadastrados e efetue a alteração desejada;
8) Selecione o botão SALVAR para gravar as alterações efetuadas.
No Manual diponibilizado na interface do programa em AJUDA a orientação para alterar um registro consta do item 6.1.4 na página 75.

14. Como proceder para excluir ou exportar um registro ?

R: Para visualizar os botões EXCLUIR e SELECIONAR PARA EXPORTAR, acesse a aba BUSCA, e arraste o mouse na margem direita do registro da OBRA.

15. Por que o manual do programa não entra em alguns detalhes da catalogação ?

R: A catalogação bibliográfica é objeto de uma atividade profissional especializada e de ensino universitário em Biblioteconomia. O programa e o manual do Biblivre 3, são ofertados, gratuitamente, com o objetivo principal de facilitar o trabalho do profissional bibliotecário e promover a inclusão digital da biblioteca pública.

16. Como proceder para bloquear obras de referencia ?

R: No BibLivre 3, use a aba MARC para incluir tags que não estão disponíveis no FORMULÁRIO.

Para restrição de acesso ao emprestimo de uma determinada OBRA, use a aba MARC para incluir no registro, a MARC tag 506__|c Nota de acesso restrito, com um comentário de restrição ao empréstimo domiciliar ou entre bibliotecas.
Ex: 506__|c Restrito ao empréstimo ou no FORMULÁRIO de CATALOGAÇÃO da OBRA use o campo 590 |a - Notas locais para incluir uma nota de restrição ao emprestimo da OBRA. Ex: Obra restrita ao emprestimo ou Obra para consulta local

Para restrição de acesso ao emprestimo de um determinado EXEMPLAR de uma Obra, use a aba MARC para incluir no registro do EXEMPLAR , a MARC tag 876__|h Nota de acesso restrito, com um comentário de restrição ao empréstimo domiciliar ou entre bibliotecas.Ex: 876 __ |h Restrito ao empréstimo ou no FORMULÁRIO de registro do EXEMPLAR use a MARC tag 852 |z - Notas públicas para incluir nota de restrição ao emprestimo de um determinado exemplar. Ex: Exemplar restrito ao emprestimo ou Exemplar de consulta local e na caixa Disponibilidade assinale que o EXEMPLAR está Indisponível para empréstimo .

17. Como proceder para catalogar Patentes ?

R: Na versão Biblivre 3, use a aba MARC para incluir a MARC tag 013 e subcampos, embora essa MARC tag não seja visualizada nas interfaces de CATALOGAÇÃO e BUSCA, pois estas interfaces são um resumo do registro MARC.
Selecione a interface FORMULÁRIO que mais se aproxima dos dados da representação descritiva de patentes. O tipo de material pode ser alterado após o registro ter sido salvo.
A MARC tag 013 é um campo para armazenamento da informação do controle de patentes de um acervo, com subcampos previstos para:
• |a - Número (NR)
• |b - País (NR) Código segundo a MARC Code List for Countries.
• |c – Tipo (NR) Designação que identifica o tipo de patente
• |d - Data (R) Data com 8 caracteres numéricos no padrão: aaaammdd em que foi outorgada
a patente ou certificado, ou data em que foi aceita a aplicação.
• |e - Estado da patente (R) Texto que explica ou esclarece o estado da patente
• |f – Parte de um documento (R) Informação que identifica o país da agência de onde partiu
o documento segundo a MARC Code List for Countries e Code List for Organizations.
Exemplo:
013 __|a67-SC41534|bgw|cC1|d19671108|epublicada|fCmYaOAPI

Na CATALOGAÇÃO, anexe à sua representação descritiva o arquivo .pdf, contendo o texto da patente, conforme recomenda o item 6.1.8 Anexar arquivo do Manual, distribuído juntamente com o programa em AJUDA.

Voltar para “Biblioteconomia”