Algumas sugestões

wagner ayrão
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jun 2013, 09:43

Algumas sugestões

Mensagem por wagner ayrão » 25 Jun 2013, 17:08

Olá, boa tarde

Sou Wagner Ayrão de Castro, Bibliotecário (buscando assim evitar a resposta padrão da Patrícia...rs)
Estou utilizando o Biblivre para automatizar uma biblioteca especializada. Durante este processo me deparei com algumas barreiras que poderei traduzir em futuras melhorias para o sistema.

1 Possibilidade de customização de relatórios:

1.1 Entendo como escolha dos campos das tabelas para emitir relatórios específicos. Por exemplo, uma caixa com uma opção marcavel “todos” (os tipos de material) e uma opção marcável “especificar” (que abriria uma caixa seguinte contendo os ítens do Lider), em seguida se abriria o campo refinador onde marcariamos o que desejamos no relatório (ex.campo 024 e o campo 100 para gerar um relatório de autores e seur respectivos ISRC). Assim teríamos relatórios mais livres e dinâmicos.

1.2 Também a impossibilidade de gerar uma lista em formato de referência bibliografica ou ficha catalográfica, tendo somente a possibilidade de formulários em tabelas fez-se notar.

2 Vinculação de campos com as diferentes “bases” ou tabelas.Vejo que já existe uma vinculação entre vocabulário controlado e o campo 650, porém sinto a falta de um envio automático alimentando determinadas bases de dados. Deixe-me explicar em processos:

2.1 Preencho o campo 100 com o autor Wagner Ayrão, se a base não sugerir para mim isso significa que o autor não consta na base ainda, então ao passar para outro campo ela automaticamente salva esse novo registro de autoridade na base de autoridades. No caso de sugestões, poderão ser escolhidas pelo catalogador (evitando erros de digitação).

2.2 O mesmo pode ser feito com descritores, mas sugiro um vínculo para uma base diferente de vocabulário controlado, uma base de termos sugeridos (que futuramente podem vir a se tornar parte do vocabulário controlado e sua alteração provocaria alteração no campo 650 sem que precisemos reescrever (seria a simples alteração de um registro por outro e/ou sua exclusão)

3 Melhorias no controle vocabular

3.1 Apesar de sugerir a forma correta para a entrada de dados quando digitada a palavra correta, não faz a sugestão para TR ou a correção quando um termo é UP. Possivelmente os registros serão catalogados por outras pessoas, portanto, a correção se faz necessária. Explicando, tenho em meu vocabulário por exemplo o TE Cerebral cortex e os TR Archipallium, Temporal lobes, Suprasylvian gyrus, Spreading cortical depression, Sensorimotor cortex, Parietal lobes, Occipital lobes, Neocortex, Hippocampus (Brain), Frontal lobes, Cerebral sulci e os UP Brain mantle, Pallium (Brain), Mantle of brain, Cortex cerebri, “Cortex, Cerebral” e TG Telencephalon – seria extremamente eficaz se estes termos aparecessem hierarquizados na hora de preencher o camo 650. Imaginei uma espécie de caixa de vocabulário onde eu digitaria a palavra Pallium (que é termo preterido) e ele me oferecesse todas as possibilidades de Pallium para o preenchimento da caixa (buscando em TG, TR, UP e TE) e ao escolher (por exemplo “Pallium (Brain)”) ele me informasse a posição hierárquica deste termo. Ex.
TG – Telencephalon
-- TE – Cerebal cortex
-- TR - Archipallium, Temporal lobes, Suprasylvian gyrus, Spreading cortical depression, Sensorimotor cortex, Parietal lobes, Occipital lobes, Neocortex, Hippocampus (Brain), Frontal lobes, Cerebral sulci

--UP - Pallium (Brain)

ou simplesmente:
Pallium (Brain) USE Cerebral cortex
Ver também: TR Archipallium, TR Temporal lobes, TR Suprasylvian gyrus, TR Spreading cortical depression, TR Sensorimotor cortex, TR Parietal lobes, TR Occipital lobes, TR Neocortex, TR Hippocampus (Brain), TR Frontal lobes, TR Cerebral sulci
Ver também: TG Telencephalon

3.2 O vocabulário hierarquizado poderia ser um relatório extremamente útil tanto para a referencia quanto para o precessamento técnico de nossas bibliotecas. E se o formato de exportação também previsse o protegè para a criação de ontologias, então seria um sonho...rs

4 Buscas mais inteligentes.

4.1 A vinculação do vocabulário controlado as buscas poderia gerar também uma resposta secundária que seria exposta ao usuário como “sugestão para sua busca”. Imaginei executando a seguinte pesquisa: Cerebral cortex. Como resposta específica a base recuperou 10 documentos, sendo que 5 como sendo do campo 250 e 5 advindos do campo 650. Esse resultado seria listado em links conforme nos é apresentado hoje no software. Ao lado de “Exportar desta página” ou em maior destaque poderíamos ter um botão com “sugestões para sua pesquisa”. Ao apertar o botão resgatará os documentos dos termos relacionados (hierarquicamente mais específicos ao termo usado) e termos gerais ampliando a revocação e oferecendo documentos específicos e gerais sobre o assunto (separadamente com indicação de especificidade ao termo pesquisado). No exemplo sugerido teríamos, ao apertar o botão, a página:

TG Telencephalon 3 doc
TE Cerebral cortex 10 doc

TR Archipallium 4 doc

TR Temporal lobes 6 doc

TR Suprasylvian gyrus 12 doc

TR Spreading cortical depression 2 doc

TR Sensorimotor cortex 0 doc

TR Parietal lobes 4 doc

TR Occipital lobes 2 doc

TR Neocortex 3 doc

TR Hippocampus (Brain) 6 doc

TR Frontal lobes 2 doc

TR Cerebral sulci 2 doc

4.1 Apesar da busca ser bastante intuitiva (uma ótima opção para agilizar determinadas pesquisas), seria perfeito também se nós bibliotecários tivéssemos a opção de buscas em todos os campos dos registros. Por exemplo, quando quero localizar um arquivo pelo seu ISRC tenho que colocar toda a base de artigos e passar 1 a 1.

5 A customização da página poderia ser mais adaptável. Somente a mudança do texto interno não atende demandas específicas. Nossa biblioteca deve, para fazer parte do site institucional, se adequar aos padrões já estabelecidos da página, exigindo mudanças tabulação, tamanho de fonte (layout de maneira geral).

Finalizo parabenizando a toda a equipe envolvida no Biblivre. Desenvolveram uma ferramenta com potencialidades incríveis, leve e veloz. Estão de parabéns!

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: Algumas sugestões

Mensagem por carisa » 26 Jun 2013, 09:35

Bom dia, Wagner.

Agradecemos sua sugestão. Informamos que valorizamos muito as sugestões de nossos usuários e sabemos o quanto são importantes suas observações.

Att,

Carisa

wagner ayrão
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jun 2013, 09:43

Re: Algumas sugestões

Mensagem por wagner ayrão » 26 Jun 2013, 09:48

carisa escreveu:Bom dia, Wagner.

Agradecemos sua sugestão. Informamos que valorizamos muito as sugestões de nossos usuários e sabemos o quanto são importantes suas observações.

Att,

Carisa
Bom dia Carisa,

Terei um feedback acerca da viabilidade ou não das sugestões?

Att.
Wagner

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: Algumas sugestões

Mensagem por carisa » 27 Jun 2013, 09:48

Bom dia, Wagner.

Quando as sugestões para melhorias são aprovadas pela equipe, as mesmas são divulgadas na seção de downloads do site.

Att.

Carisa

Responder

Voltar para “Sugestões”