É possível usar o MARC para criar volumes semelhantes

escolaanalia
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Mai 2014, 12:15

É possível usar o MARC para criar volumes semelhantes

Mensagem por escolaanalia » 14 Jul 2014, 17:11

Boa tarde!

Existe alguma forma de diminuir a entrada de dados, no caso de cadastro de séries grandes por meio do recurso MARC?

Por exemplo, tenho coleções de 20 volumes de uma edição especial monteiro lobato, em que as diferenças entre um exemplar e outro é o ISBN e o nome do livro...( considerando uma catalogação simples, em que insiro apenas as principais informações, tais como, autor, nome do livro, ISBN, CDU, DEWEY, Classificação, edição, área conhecimento, Local, Editora, Ano, paginação, ilustração, série e assunto tópico)

Queria um meio de agilizar o processo de cadastro, principalmente para os livros de literatura infantil que tem muitos exemplares.

Grata,

Atelane

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: É possível usar o MARC para criar volumes semelhantes

Mensagem por carisa » 15 Jul 2014, 10:20

Bom dia, Atelane.

Através da aba MARC você pode inserir somente os campos que desejar. Por exemplo, se a diferença entre um exemplar e outro for somente título e ISBN, você pode copiar (da aba MARC de algum já existente) as informações que forem iguais e somente alterar o que deseja mudar. Automaticamente as informações serão inseridas no formulário, sem a necessidade de preencher campo por campo.

Att.

Carisa

escolaanalia
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Mai 2014, 12:15

Re: É possível usar o MARC para criar volumes semelhantes

Mensagem por escolaanalia » 18 Jul 2014, 17:52

carisa escreveu:Bom dia, Atelane.

Através da aba MARC você pode inserir somente os campos que desejar. Por exemplo, se a diferença entre um exemplar e outro for somente título e ISBN, você pode copiar (da aba MARC de algum já existente) as informações que forem iguais e somente alterar o que deseja mudar. Automaticamente as informações serão inseridas no formulário, sem a necessidade de preencher campo por campo.

Att.

Carisa

Carisa, boa tarde?

Vc pode me passar o passo a passo desse procedimento? Pois fico com receio ....no momento que entro numa guia nova MARC já tem umas informações. Devo deixá-las ou excluir tudo e colar as informações copiadas da Aba MARC origem?

Obrigado

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: É possível usar o MARC para criar volumes semelhantes

Mensagem por carisa » 21 Jul 2014, 11:13

Bom dia, Atelana.
Por exemplo, tenho coleções de 20 volumes de uma edição especial monteiro lobato, em que as diferenças entre um exemplar e outro é o ISBN e o nome do livro...( considerando uma catalogação simples, em que insiro apenas as principais informações, tais como, autor, nome do livro, ISBN, CDU, DEWEY, Classificação, edição, área conhecimento, Local, Editora, Ano, paginação, ilustração, série e assunto tópico)
Segundo entendi, você deseja somente alterar algumas informações de determinadas obras, sendo que as informações restantes são as mesmas, certo?
Sugiro que para tal, trabalhe com 2 janelas do Biblivre, para não confundir na hora de inserir os dados.
Em uma janela você deixa aberta a aba MARC que vai ser alterada, na outra a aba MARC que vai copiar as informações.
Você copia somente a informação que deseja de uma aba MARC e cola na outra (no campo correspondente).
Devo deixá-las ou excluir tudo e colar as informações copiadas da Aba MARC origem?
Se as informações forem as mesmas, fica a seu critério, lembrando que, o que for excluído do MARC deixa de constar no formulário, consequentemente na ficha.

Att.

Carisa

bibliotecafcee
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2013, 16:41

Re: É possível usar o MARC para criar volumes semelhantes

Mensagem por bibliotecafcee » 25 Jul 2014, 08:33

Olá Atelena e Carisa,

O que tenho feito é abrir o registro origem na aba MARC, alterar o que for diferente e "Salvar como novo", asim o registro origem é preservado intacto e o registro destino fica com as informações novas.

Essas coleções infantojuvenis, como a do Monteiro Lobato, tenho cadastrado em um único registro e específico os títulos em nota de conteúdo, o que sinto falta é justamente um campo título ou descrição para cada volume, se a biblioteca não foi especializada em literatura infantojuvenil (que é o meu caso), acho a melhor forma considerando o custo-benefício.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Luciano
Biblioteca FCEE

Responder

Voltar para “Sugestões”