Catalogação do acervo

Danieluz
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Mai 2011, 09:26

Catalogação do acervo

Mensagem por Danieluz » 07 Mai 2011, 09:31

Vamos iniciar a catalogação do acervo de nossa biblioteca.
Inicialmente iremos usar o Biblivre apenas no computador da biblioteca, ou seja, ainda não o usaremos através da internet.
Dessa forma, gostaria de saber, se para agilizarmos a catalogação, se podemos instalar o biblivre em vários notebooks e cada notebook catalogar uma parte do nosso acervo e depois exportar os dados para o único computador desktop que servirá de pesquisa e inclusão dos novos acervos que chegarão.

Atenciosamente.

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Catalogação do acervo

Mensagem por csouza » 09 Mai 2011, 11:23

Sugiro o uso das funções EXPORTAR e IMPORTAÇÃO, ambas em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA no BIBLIVRE 3. Ao realizar a IMPORTAÇÃO, a base bibliográfica TRABALHO poderá ser usada para receber registros pendentes de revisão e validação. Posteriormente, pela função CATALOGAÇÃO - MOVER REGISTROS os registros poderão ser transferidos da base bibliográfica TRABALHO para a base bibliográfica PRINCIPAL. Os registros movidos ou importados diretamente para a base bibliográfica PRINCIPAL serão visualizados pelo leitor na BUSCA.

Danieluz
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Mai 2011, 09:26

Re: Catalogação do acervo

Mensagem por Danieluz » 01 Ago 2011, 13:37

Amigo, nós temos dois computadores.
Um desktop na biblioteca onde está localizado nosso acervo e um notebook, ambos com o biblivre instalado.
Podemos dividir o trabalho entre os dois computadores de forma que ao final da atividade, possamos tranferir ( do modo que foi explicado na mensagem anterior) o conteúdo do notebook para o desktop sem comprometer o banco de dados do desktop?
O nosso objetivo é agilizar a etapa de catalogação do acervo.
Obrigado desde já.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Catalogação do acervo

Mensagem por wlucas » 01 Ago 2011, 17:37

Boa tarde Danieluz.

Dessa forma vc terá 2 bases de dados em 2 computadores que não poderão ter suas obras unidas, portanto, o ideal é ligar os 2 computadores em rede, mesmo que seja ponto a ponto, ou seja, por meio de um único cabo de rede ligado diretamente as placas de rede de cada pc.
Depois de ligado em rede, deverá ser eleito 1 computador que será o servidor e ter sua base compartilhada para ou outro computador, acessando os 2 a mesma base.
Leia também: viewtopic.php?f=15&t=142

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Catalogação do acervo

Mensagem por csouza » 07 Nov 2011, 17:14

O uso de uma rede local é uma solução tecnológica que pode ser usada quando se deseja agilizar a catalogação. No entanto, as funções EXPORTAR e IMPORTAÇÃO, ambas disponíveis no Biblivre 3 em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA possibilitam uma solução metodológica. Qualquer registro ou lista de registros do Biblivre (Base TRABALHO ou PRINCIPAL) pode ser EXPORTADO mediante a seleção do botão SELECIONAR PARA EXPORTAR e em seguida EXPORTAR. A função EXPORTAÇÃO gera um arquivo *.mrc que pode ser salvo no computador local e/ou em uma mídia externa (pen-drive, CDR-W, etc). A função IMPORTAÇÃO, possibilita enviar o arquivo *.mrc para uma das bases de dados (Base TRABALHO ou PRINCIPAL) do Biblivre instalada em outro computador. A base bibliográfica TRABALHO poderá ser usada para receber registros pendentes de revisão e validação. Posteriormente, pela função CATALOGAÇÃO - MOVER REGISTROS esses registros poderão ser transferidos da base bibliográfica TRABALHO para a base bibliográfica PRINCIPAL. Os registros movidos ou importados serão acrescentados a base de dados sem prejuízo dos demais nela existentes e serão visualizados pelo leitor na BUSCA.

Trancado

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”