Tombo que começa do zero com atualização da versão

Letícia Batista
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Abr 2012, 09:20

Tombo que começa do zero com atualização da versão

Mensagem por Letícia Batista » 10 Ago 2012, 11:10

Pessoal, tem vários tópicos com esse tema "tombo" porém todos trancados...como faço pra respondê-los?
Tive que criar outro...

Gostaria de saber pra que serve esse tombo patrimonial se cada vez que atualizo a versão ele gera números iniciais novamente e bagunça toda a ordem dos tombos ao invés de dar sequência à numeração.
Estava com a versão 3.0.17 na minha máquina mas tivemos problemas de vírus e a máquina teve que ser formatada.
Foi instalada a versão 3.0.20 e os tombos não deram sequência!!! Ele recomeçou do n.61, sendo que já estava no 400 e pouco...

Outra vez que modifiquei o prefixo do tombo, quis tirar o Bib da frente também começou do zero o tombo de novo.
Gostaria de saber se isso só acontece comigo

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Tombo que começa do zero com atualização da versão

Mensagem por wlucas » 10 Ago 2012, 16:11

Boa tarde Letícia.

O assunto Tombo Patrimonial já foi exaustivamente explicado, portanto peço que leia o seguinte tópico:

viewtopic.php?f=27&t=17p207

No resumo, o tombo somente muda a contagem se for alterado.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Tombo não recomeça do zero com atualização da versão

Mensagem por csouza » 10 Ago 2012, 17:56

Quando a versão do Biblivre 3 é atualizada o programa não reinicia a sequência de números de tombos patrimoniais.

Todavia, a alteração do prefixo do número de tombo patrimonial em ADMINISTRAÇÃO - CONFIGURAÇÃO - PREFIXO DO TOMBO PATRIMONIAL ocasiona alteração na sequência do número de tombo patrimonial.
Ex: Bib.2012.14 (configuração padrão) se alterado o prefixo para BPM gerará BPM.2012.1, isto é, a sequência por ano volta a 1.

No entanto, mudar o prefixo do tombo patrimonial nas configurações, não muda todos os registros que
constam na base de dados, mas apenas afeta os futuros registros
de EXEMPLARES a serem incluídos, a partir da alteração do prefixo.

Para saber a razão do tombo patrimonial na catalogação bibliográfica acesse os tópicos publicados,anteriormente, neste Forum: viewtopic.php?f=27&t=265&start=10#p912

Letícia Batista
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Abr 2012, 09:20

Re: Tombo que começa do zero com atualização da versão

Mensagem por Letícia Batista » 14 Ago 2012, 09:52

Boa dia

Olha csouza, eu entendo que o programa recomece o n. de tombo quando eu mudo o prefixo "Bib" por outro, isso eu já tinha percebido porque aconteceu comigo, mas a questão é: e se for necessário alterar esse prefixo quando eu já tenho 436 livros inseridos na base? Vai iniciar o tombo do XXX.2012.1? O que importa na verdade é o a1, 2, 3 e não o ano que aparece na frente pra mim (essa questão do ano deveria vir nos relatórios especificando o ano e não na frente do tombo), quer dizer: eu vou ter 2 registros com tombo 1, a diferença vai ser que uma vai ser Bib e outro XXX.
É ruim isso...

E não sei o que houve quando fui atualizar a versão do 3.0.17 para o 3.0.20 que ele começou do tombo 61 sendo que eu estava no 300 e pouco já... eu não tinha alterado o prefixo....

Pra mim esse tombo seria mais o n. de serial do que o tombo em si...já que o n. de tombo na biblioteconomia é o registro único do documento, não tem como ter 2 livros com o mesmo n. de tombo.

Agradeço a atenção.

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Tombo não recomeça do zero com atualização da versão

Mensagem por csouza » 14 Ago 2012, 19:43

Na versâo Biblivre 3.0.20 O prefixo é escolhido durante a migração do Biblivre 1 ou 2 para o Biblivre 3.

Se for necessário alterar esse prefixo o número de tombo patrimonial será iniciado.

Como trata-se de uma atualização de versão e não de uma migração sugiro o seguinte:

a) no módulo ADMINISTRAÇÂO - CONFIGURAÇÂO, altere em definitivo o prefixo para aquele que achar conveniente e SALVE a nova configuração;

b) verifique através do Relatório Completo de Tombo Patrimonial os exemplares com o prefixo indesejado e o ano correspondente ao tombo patrimonial. A contagem no ano dependerá da data de criação de cada registro, de modo a permitir um inventário anual de exemplares incorporados ao acervo;

Para os exemplares cadastrados em 2012:
c) abra o formulario de registro do exemplar, deixe o campo Tombo Patrimonial (949) em branco e selecione o botão SALVAR. O Tombo patrimonial do exemplar será alterado com o novo prefixo;

Para os exemplares cadastrados em 2011 ou em ano anterior
d) abra o formulario de registro do exemplar, altere no campo Tombo Patrimonial (949), apenas o prefixo (de acordo com a nova configuração) e selecione o botão SALVAR. O Tombo patrimonial do exemplar será alterado com o novo prefixo.

O número do serial do exemplar (código de barras) correspondem ao registro dos exemplares na base de dados PostgreSQL. Diferentemente, o tombo patrimonial é uma notação UNÍCA e padronizada de inventário dos exemplares da coleção da biblioteca formada ni Biblivre por: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}.
A igualdade na sequência é mera coincidência. Não há erro caso esses números sejam diferentes.
No Biblivre 3.0.20, o TOMBO PATRIMONIAL e o CÓDIGO DE BARRAS são numerações distintas, com conceitos e funções próprias.
O CÓDIGO DE BARRAS obedece a uma sequência numérica que corresponde ao registro eletrônico do exemplar de uma obra na base de dados PostgreSQL.
O TOMBO PATRIMONIAL é uma notação padronizada de registro do EXEMPLAR na coleção de uma biblioteca. Para visualizar essa notação acesse a aba MARC do registro do EXEMPLAR, e a MARC tag 949 subcampo |a. O tombo patrimonial, pode ser gerado, automaticamente, pelo programa Biblivre: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}. Ex: Bib.2007.23 ou digitada manualmente.
Teste na BUSCA, a recuperação do EXEMPLAR pelo CÓDIGO DE BARRAS (numeração que consta na etiqueta interna do exemplar) e pelo TOMBO PATRIMONIAL (notação que consta na etiqueta de lombada).

Trancado

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”