Tombo e código de barra

fabio.lima
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Jul 2011, 12:46

Tombo e código de barra

Mensagem por fabio.lima » 10 Ago 2011, 14:01

Prezados colegas,

Tudo bem?

No meu estado trabalho com implantação e modernização de bibliotecas e fazemos um trabalho "in loco" nos municípios, a partir do acervo de livros que são encaminhados pela Biblioteca Nacional. O governo do estado entra com a parte dele, que é: a capacitação dos funcionários das bibliotecas e o treinamento do sistema Biblivre.
Como o kit que é mandado para Brasil inteiro é um acervo padrão então, fizemos uma viagem piloto a um municipio escolhido e foi feita a classificação e a catalogação de todos os livros, lançamos no sistema e foi gerado um backup do sistema no qual levamos esse backup para todos os municípios. As etiquetas de todo o acervo é gerado antes da viagem e no municipio fazemos a colagem das etiquetas dos livros acompanhando o relatório por título que é gerado no Biblivre, pegando o número de tombo pelo relatório e procurando nas etiquetas e colando em seus respectivos livros.
Percebemos que nessa versão 3.0 após termos feito à migração as etiquetas além de virem misturadas a do código de barra vêm apresentando o número serial do livro e não o número de tombo como era antes. Para nós, está sendo um pouco difícil começar a trabalhar com a versão mais nova por conta disso. Como trabalhar com o numero serial se emprestamos o livro pelo numero do exemplar que é emitido que é o lógico? Gostaríamos muito de contar com a ajuda de vocês para solucionar esse problema por que sabemos que o biblivre já está na versão 3.0.13 e não gostaríamos de ainda continuar a usar a versão 2.2.

Sugestões:

Porque o sistema não gera na etiqueta de código de barra o número de tombo como era nas versões anteriores?

Por que o relatório de etiquetas não vem na sequência como era antes: etiqueta de localização e a etiqueta do código de barra um do lado do outro com a mesma numeração?


Obrigado,


Fabio

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Tombo e código de barra

Mensagem por csouza » 11 Ago 2011, 18:18

No Biblivre 3, na versão 3.0.13, a ETIQUETA DE DORSO apresenta o CÓDIGO DE BARRAS correspondente ao SERIAL DO EXEMPLAR, gerado pelo programa. A ETIQUETA DE LOMBADA apresenta o NÚMERO DO TOMBO PATRIMONIAL do exemplar, gerado pelo programa para registros migrados do Biblivre 2 e novos.

No Biblivre 3 o serial da obra e o serial do exemplar são números que correspondem aos registros (da obra e dos exemplares) na base de dados PostgreSQL. O código de barras corresponde ao serial do EXEMPLAR o qual permanece o mesmo quando a base de dados é migrada do Biblivre 2 ou do Biblivre 1.

Após a instalação do programa, use a BUSCA em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA e o atributo código de barras (com leitor ou digitando manualmente) para localizar o serial do EXEMPLAR desejado (numero que consta logo abaixo do código de barra na etiqueta interna gerada pelo programa).

No Biblivre 3 , o serial da OBRA , o qual permanece o mesmo quando a base de dados foi migrada do Biblivre 2 ou do Biblivre 1, pode ser buscado em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA pelo atributo serial da obra.

Diferentemente, o tombo patrimonial é uma notação padronizada de registro dos exemplares da coleção da biblioteca formada por: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}, ex: Bib.2007.23. O prefixo é escolhido durante a migração. O ano e a contagem no ano dependerá da data de criação de cada registro (migrado ou novo).

Sendo assim, se houver migração, o Biblivre 3 gerará TOMBOS PATRIMONIAIS, mas manterá os mesmos SERIAIS gerados pelo Biblibre 2 ou Biblivre 1. O usuário pode preencher o seu próprio tombo patrimonial ou usar um gerado automaticamente pelo programa, no formato <prefixo>.<ano atual>.<contagem no ano atual> (ex: Bib.2010.12). O prefixo pode ser alterado em Administração - Configuração - Prefixo do tombo patrimonial. O usuário recebe um erro quando tenta cadastrar um tombo patrimonial que existe em outro exemplar. A contagem no tombo patrimonial reinicia a cada ano. Se o usuário mudar o prefixo do tombo patrimonial, a contagem por ano volta a 1. Mudar o prefixo do tombo patrimonial nas configurações não muda todos os registros que constam na base de dados, afetando apenas os futuros registros a serem incluídos. Use a BUSCA em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA e o atributo tombo patrimonial.

Consulte o Manual que acompanha o produto e está disponível na interface de abertura e de gerenciamento em AJUDA ou as Perguntas Frequentes em http://www.biblivre.org.br/joomla/index ... 60&lang=pt

Trancado

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”