INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLVIDO]

clistion
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mai 2015, 15:29

INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLVIDO]

Mensagem por clistion » 13 Mai 2015, 15:43

Neste tópico convido a quem puder criar um tutorial completo de instalação da versão 4 em ambiente Linux. Estou tentando aqui, mas confesso que não tive sucesso com a versão 4 ainda. Em todo o fórum, consultei as dicas existentes, todas muito "soltas" e no meu caso sem eficácia.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLV

Mensagem por wlucas » 14 Mai 2015, 12:12

Boa tarde clistion.

Bem da verdade que se for esperar por alguem de boa vontade para ajudar a fazer, vai demorar, portanto, me informe quais partes que você teve dificuldade, e lhe ajudarei com o pouco conhecimento de Linux que possuo, mas de repente pode ser útil.

E qual distribuição você esta usando ?


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

clistion
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mai 2015, 15:29

Re: Erro ao estabelecer conexão com o Banco de Dados.

Mensagem por clistion » 14 Mai 2015, 12:17

Estou, sem sucesso, instalando a versão 4 no Ubuntu Server 14. Fiz dump da versão Windows (bases biblivre4 e biblivre4_b3b_restore), restore no postgres9.3 no Linux e o deploy do Biblivre.war no Tomcat7.
Resultado:
Erro ao estabelecer conexão com o Banco de Dados. Por favor verifique se o mesmo está ativo e acessível pelo servidor Biblivre.

Obs.: os arquivos biblivre_global_4.0.0.sql e biblivre_template_4.0.0.sql (*) necesitam ser inseridos no banco? Ou o dump da instalação Windows já atende?

(*)C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 7.0\webapps\Biblivre4

clistion
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mai 2015, 15:29

Re: INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLV

Mensagem por clistion » 15 Mai 2015, 09:23

Estou decido a criar esse tal tutorial passo a passo, porem ainda não consegui implantar o sistema. Instalei o servidor Ubuntu server 14 32b, Postgres 9.3 e Tomcat7. Como não achei um pack com a versão Biblivre4 para Linux, eu fiz o seguinte:
1- instalei a versão Biblivre4 no Windows 7 32b. (tudo funcionou corretamente);
2- Fiz o dump das bases de dados (biblivre4.sql e biblivre_b3b_restore.sql);
3- Criei um role "biblivre", senha "abracadabra", uma base biblivre4 (role biblivre), UTF-8 template1, no Postgres9.3 em Linux;
3- Fiz o restore das bases citadas acima; (sem erros)
4-Fiz o deploy do Biblivre4.war no Tomcat7; .war que trouxe da instalação do Windows7 citado.
5- http://di.uern.br:8080/Biblivre4/(Confira o erro abrindo o link );
6-Como o erro é de conexão a base de dados, eu pergunto: Onde posso configurar na aplicação os dados de acesso ao banco de dados, um conf que eu possa mudar com os dados do role, base e senha. Usei os dados "default" que recomendam nas versões anteriores.

obs.: Depois de tudo isso eu resolvi fazer o restore de dois .sql que achei na pasta do Biblivre4 (biblivre_global_4.0.0.sql e biblivre_template_4.0.0.sql). Alguns erros ocorreram pelas tentativas de inserção de campos já existentes, e tal...
Editado pela última vez por clistion em 15 Mai 2015, 13:40, em um total de 1 vez.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLV

Mensagem por wlucas » 15 Mai 2015, 11:14

Bom dia clistion.

O que você pode começar a testar é com a base vazia, renomeie o a extensão de b4bz para rar e extraia o conteúdo.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

clistion
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mai 2015, 15:29

Re: INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLV

Mensagem por clistion » 19 Mai 2015, 11:28

A aplicação .war para Windows usa quais dados de configuração para acesso a base de dados? Usuário e senha padrão.... etc

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLV

Mensagem por wlucas » 19 Mai 2015, 15:03

Boa tarde clistion.

A role biblivre e postgres usam a senha abracadabra.

Estou tentando entender o código que faz a restauração, por isso ainda não respondi suas perguntas anteriores.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLV

Mensagem por wlucas » 21 Mai 2015, 00:44

Bom dia clistion.

Faça a modificação para o Linux, pois executei no Windows e funcionou 100%

REM "C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin\psql" -U postgres -f dropdatabase.sql
"C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin\psql" -U postgres -f createdatabase.sql
"C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin\psql" -U postgres -f biblivre4.sql -d biblivre4

No Linux seria por exemplo : psql -U postgres -f biblivre4.sql -d biblivre4

Obs.: Esse parâmetro -d biblivre4 é importantíssimo, pois sem ele não é achado qual banco esta sendo referido


Os arquivos estão em anexo.


Atenciosamente. :ugeek:
Anexos
Biblivre4_sql.rar
(161.58 KiB) Baixado 386 vezes
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

clistion
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mai 2015, 15:29

Re: INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLV

Mensagem por clistion » 21 Mai 2015, 11:36

vamos lá:
1-executei dropdatabase..., create role... e fiz o import da base, todos correram sem erro algum;
2- abri no navegador http://meu_server:8080/Biblivre4

:( mesmo erro de conexão com o banco. Tomei cuidado em cada detalhe mas... :(

[Erro ao estabelecer conexão com o Banco de Dados. Por favor verifique se o mesmo está ativo e acessível pelo servidor Biblivre. ]

mateushm
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Mar 2012, 14:55

Re: INSTALAÇÃO BIBLIVRE 4 [LINUX] -passo a passo [NÃO RESOLV

Mensagem por mateushm » 25 Mai 2015, 13:19

Boa tarde Pessoal...
Para tentar ajudar nesta dúvida, visto que já passei por isto... rsrs
Partindo do pré-suposto que você já tenha instalado o PostgreSQL e realizado o import dos scripts de create, assim como vi descrito em post anterior.
A configuração do aplicativo com o banco de dados deve ser feita da seguinte maneira:

Instalando a aplicação no servidor Tomcat - Linux
- Após extrair o arquivo .WAR (Biblivre4.war) do executável da instalação devemos colocá-lo na pasta de deploy do servidor Tomcat.
- Caminho: /opt/tomcat/webapps (Este caminho é na minha estrutura, alterar para o caminho da sua instalação)
- Será criada uma pasta chamada Biblivre4, nela devemos alterar apenas o endereço do banco de dados, o arquivo responsável é (context.xml) e está localizado em: /opt/tomcat/webapps/Biblivre4/META-INF/context.xml
- Devendo alterar apenas os dados relativos a usuário, senha e caminho do database.
- Estas mesmas informações devem ser alteradas em mais um arquivo (Biblivre4.xml) localizado em: /opt/tomcat/conf/Catalina/localhost/Biblivre4.xml

Após isso o software está configurado e deverá estar acessível.

Espero ter ajudado.

Att, Mateus Marchi.

Responder

Voltar para “Linux”