LEMBRETE DE RESERVA

Forum para usuários do Biblivre 5
Rafa Fernandes
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Jul 2015, 09:55

LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por Rafa Fernandes » 10 Mai 2018, 14:39

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida, quando faço a reserva de um livro o Biblivre não gera um alerta de que aquele livro tem uma Reserva, como vocês fazem para controlar as reservas?
Vi que se você tenta emprestar o mesmo exemplar ele gera um recado em vermelho, mas acho que seria bem mais interessante se no momento da devolução ele já avisasse que aquele livro tem reserva.

Obrigada

mpfrodrigues
Mensagens: 45
Registrado em: 29 Jun 2016, 08:28

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por mpfrodrigues » 10 Mai 2018, 17:05

Prezada Rafa,

Acredito que sua colocação é muito importante. Os técnicos do Biblivre estão atentos.
obg
Marcos Rodrigues - Bibliotecário / Paraíba
Bibliotecário Ineli Iberoamericano 2016

Rafa Fernandes
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Jul 2015, 09:55

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por Rafa Fernandes » 11 Mai 2018, 13:08

Oi Marcos, obrigada.
Mas alguém saberia me dizer como trabalha com as reservas hoje em dia?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por cleydyr » 11 Mai 2018, 18:08

Oi, Rafa. Tudo bem?

Eu acho que não entendi completamente a sugestão. Pode esclarecer pra mim alguns pontos?
quando faço a reserva de um livro o Biblivre não gera um alerta de que aquele livro tem uma Reserva
Para quem e para quê seria esse alerta?
seria bem mais interessante se no momento da devolução ele já avisasse que aquele livro tem reserva
Para quem seria avisado e para que finalidade seria esse aviso?

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Rafa Fernandes
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Jul 2015, 09:55

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por Rafa Fernandes » 14 Mai 2018, 08:35

Bom dia.
Acontece o seguinte, o funcionário faz a reserva do livro X para a Maria, mas o livro ainda está emprestado para o João. Quando o João devolve o certo para mim seria o sistema ter um alerta ESSE LIVRO POSSUI UMA RESERVA. Pois hoje como acontece: o João devolve o livro, a reserva para a Maria foi feita mas o funcionário que acabou de devolver o livro do João nem imagina que tem uma reserva.
Por isso gostaria de saber como hoje os funcionários trabalham com a reserva, fica uma coisa sem controle.
Obrigada.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por cleydyr » 14 Mai 2018, 09:29

Acho que entendi o problema, Rafa. Creio que não seria difícil implementar esse alerta em versões futuras do Biblivre. Mas por enquanto o processo tem que ser implementado externamente mesmo. Nesse processo, o funcionário tem que receber o livro de João e ir na outra tela pesquisar as reservas do livro X, onde ele iria saber que a Maria já teria reservado o livro.

Abraço e boa semana!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Rafa Fernandes
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Jul 2015, 09:55

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por Rafa Fernandes » 14 Mai 2018, 10:53

Uma pena não terem pensado nisso antes.
Imagina a cada livro devolvido nós consultarmos se tem reserva? Inviável né.

Obrigada

Rafa Fernandes
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Jul 2015, 09:55

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por Rafa Fernandes » 14 Mai 2018, 11:04

E alguma previsão de atualização do Biblivre?

Atenciosamente,

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por cleydyr » 14 Mai 2018, 17:40

Rafa Fernandes escreveu:Uma pena não terem pensado nisso antes.
Imagina a cada livro devolvido nós consultarmos se tem reserva? Inviável né.
Desculpe, Rafa. Por este comentário, eu acho que não entendi o seu caso corretamente. O processo externo proposto por mim adiciona os seguintes passos após a devolução.
  1. clique no menu Circulação -> Reservas
  2. digite o nome do livro na caixa de pesquisa (as reservas aparecerão imediatamente ordenadas pela data, com as reservas mais antigas aparecendo primeiro na listagem)
Estes dois passos são suficientes para se identificar o usuário cuja reserva tem prioridade para o exemplar. Você precisaria de alguma informação adicional além desta?

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Joicely
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Ago 2012, 16:53

Re: LEMBRETE DE RESERVA

Mensagem por Joicely » 20 Set 2023, 14:33

Boa tarde!

A questão é a seguinte: poderia haver uma mensagem do alerta da reserva no momento da devolução do item.
Tipo assim: "Este livro possui reserva",
como possibilidade de envio de e-mail para o usuário que solicitou a reserva.

Pelos procedimentos atuais, somente se alguém quiser fazer um novo empréstimo é que aparece que o livro está com reserva. Se guardamos o livro no acervo nunca vamos saber que há uma reserva para o mesmo.

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”