Página 1 de 1

Relatório de quantidade de livros

Enviado: 15 Jun 2018, 09:07
por bibliotecaato
Bom dia.
Gostaria de saber se há como gerar um relatório com a quantidade de livros incluídos no sistema, pois o que consegui foi uma lista com todos os exemplares, aí joguei o pdf em uma planilha do excel, mas se tivesse uma forma mais prática do Total seria ótimo.

Re: Relatório de quantidade de livros

Enviado: 15 Jun 2018, 15:30
por cleydyr
Olá, @bibliotecaato! Seja muito bem-vinda ao Fórum Biblivre 5!

A quantidade mostrada em Pesquisa > Bibliográfica quando você clica em "Listar Todos" seria o que você precisa?

Abraço!

Re: Relatório de quantidade de livros

Enviado: 18 Jun 2018, 08:05
por bibliotecaato
Olá cleydyr, obrigado pela ajuda, não havia reparado que ali aparece um total, porém este total não soma as obras com mais de um exemplar, então o total, contanto vários exemplares de uma mesma obra, não bate.

Re: Relatório de quantidade de livros

Enviado: 18 Jun 2018, 11:12
por cleydyr
Olá, @bibliotecaato!

Entendi o seu scaso. Uma pena que a sugestão não tenha servido. Então eu creio que o Biblivre 5 não tenha essa funcionalidade específica de contagem de exemplares. No caso, isso pode ser considerado uma sugestão de melhoria para as próximas versões do produto.

Abraço e boa semana.

Re: Relatório de quantidade de livros

Enviado: 18 Jun 2018, 15:03
por bibliotecaato
Oi Cleydyr, novamente obrigado pela consideração.
Encontrei uma maneira simples de saber exatamente a quantidade total de livros catalogados, fui em CATALOGAÇÃO > IMPRESSÃO DE ETIQUETAS > Desmarquei a caixa LISTAR APENAS EXEMPLARES QUE NUNCA TIVERAM ETIQUETAS IMPRESSAS. O sistema gera todas as etiquetas para cada exemplar, e mostra um total de etiquetas, que é consequentemente o mesmo de exemplares literários. Para confirmar, tirei um relatório dos exemplares e joguei no excel para numera-los, e a quantidade bateu.
Novamente agradeço a atenção.

Quanto a sugestão, tem outro relatório que gostaria de emitir, e pelo que pesquisei no fórum não é possível, que é qual total geral de empréstimos por usuário dentro de um período, ex: Maria 300 empréstimos, João 250 empréstimos, etc. Tudo isso para viabilizar de maneira mais simples projetos de incentivo a leitura, como o leitor do mês, do trimestre, etc. Atualmente pesquisar por cada usuário fica ruim, pois atuo em uma biblioteca escolar com mais de 2000 alunos/usuários. Caso haja essa possibilidade de relatório gostaria de saber o caminho, se não há, quero deixar como sugestão de melhoria.

Re: Relatório de quantidade de livros

Enviado: 20 Jun 2018, 12:00
por cleydyr
Olá, @bibliotecaato

Eu creio que esses relatórios de contagem de empréstimos por usuário por mês não está disponível no Biblivre 5. Você pode, no entanto, efetuar a consulta direto no banco de dados utilizando o PGAdmin, por exemplo. Isso serviria pra você?

Abraço!

Re: Relatório de quantidade de livros

Enviado: 21 Jun 2018, 13:35
por bibliotecaato
Olá Cleydyr
Não sei como fazer essa consulta, não conheço o PGAdmin, onde posso entender mais sobre este assunto?
Obrigado e abraço!

Re: Relatório de quantidade de livros

Enviado: 22 Jun 2018, 11:24
por cleydyr
Você pode seguir as instruções no vídeo tutorial que eu fiz para outro usuário, mas usando a consulta a seguir (em vez da consulta sugerida no vídeo):

Código: Selecionar todos

select u.name, count(*) contagem from single.biblio_records as r, single.biblio_holdings as h , single.lendings as l, single.users as u where h.id = l.holding_id and u.id = l.user_id and r.id = h.record_id and h.created > '2017-01-01'::date and h.created < '2017-12-31'::date group by u.name order by contagem desc;
Isso vai mostrar uma tabela com o nome do usuário e quantos empréstimos ele fez no período (no exemplo, depois de 1º de janeiro de 2017 e antes de 31 de dezembro de 2017 - note como as datas são escritas ao contrário).

Você pode obter qualquer relatório personalizado com algum conhecimento de SQL e do esquema de tabelas do banco de dados que o Biblivre 5 usa.

Me diz se funciona pra você.

Abraço!