Tombo Patrimonial fora de sincronização

Forum para usuários do Biblivre 5
willham
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jul 2018, 11:01

Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por willham » 17 Jul 2018, 10:16

Bom dia, o tombo do meu Biblivre ficou fora de sincronização com o código de barras, alguém poderia me ajudar a corrigir e também me explicar o porque isso ocorre?

Obrigado

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por cleydyr » 17 Jul 2018, 10:33

Olá, @willham! Seja bem-vindo ao Fórum Biblivre 5!

Você pode dar uma força pra a gente anexando aqui uma cópia do seu backup e explicando
  1. o que você fez (passo-a-passo);
  2. o que você esperava que acontecesse ("era pra aparecer o dado x");
  3. o que realmente está acontecendo ("aparece um y no lugar do x").
Isso vai ajudar bastante a gente a diagnosticar o problema. ;)

Ficamos no aguardo.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

willham
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jul 2018, 11:01

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por willham » 17 Jul 2018, 11:34

1. o que você fez (passo-a-passo);

Eu estava catalogando livros, e não sei por qual motivo ocorreu a dessincronização na catalogação entre o número do código de barras e o tombo. Acredito que isso tenha ocorrido quando usei a opção salvar como, pois até onde percebi, foi mais ou menos do período que utilizei essa função a primeira vez que percebi o problema.

o que você esperava que acontecesse ("era pra aparecer o dado x");
o que realmente está acontecendo ("aparece um y no lugar do x").

A partir do tombo 1777 o código de barras perdeu a sincronia começou a registrar um digito a mais que o tombo, ou seja, 1778.

Exemplo

Tombo Código de barras
Bib.2018.1777 1778
Bib.2018.1778 1779
Bib.2018.1779 1780

O que eu desejo é que o número do tombo patrimonial seja alterado e colocado na mesma sequência do código de barras, ou seja, aumentar 1 digito do tombo 1777 em diante. Eu tentei fazer isso alterando o número do tombo de cada exemplar no campo MARC, mas o sistema não permite, a mensagem informada é de que aquele número de tombo já está sendo usado.

Se puderem me ajudar eu fico muito agradecido mesmo.
Anexos
Biblivre Backup 2018-07-17 10h25m04s Full.b5bz
(318.27 KiB) Baixado 349 vezes

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por cleydyr » 17 Jul 2018, 15:02

Obrigado por fornecer mais detalhes, @willham.

Eu importei sua base e consegui ver o comportamento que você reportou. Realmente o tombo e o código de barras têm valores diferentes. Até o fim da semana eu dou uma olhada no código para saber por que essa diferença ocorre.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

willham
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jul 2018, 11:01

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por willham » 17 Jul 2018, 19:27

Obrigado pela ajuda, têm alguma forma de eu mesmo alterar isso ou não?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por cleydyr » 17 Jul 2018, 19:46

Eu não tenho certeza do que causa o problema, então eu não sei se isso pode ser modificado com uma configuração ou somente modificando o código-fonte.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

willham
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jul 2018, 11:01

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por willham » 17 Jul 2018, 20:22

Mas eu quero dizer no sentido de eu alterar os números do tombo manualmente para ficar igual ao código.

Eu tentei fazer isso e não consegui. Explico. A catalogação em dado momento estava com o tombo em 1865 e o codigo em 1866, do número de tombo 1866 e mais alguns em diante foi de um livro que cataloguei e exclui, ou seja, essa numeração foi pra lixeira e não pode mais ser usada. Quando eu tentei alterar o numero do tombo do 1865 para 1866, mesmo esse número já não estando ativo pelo sistema deu a mensagem "esse numero já esta em uso" e então não consegui fazer a alteração manual. Na verdade se desse para limpar essa lixeira e liberar esse números excluidos eu conseguiria fazer a alteração manual de um a um.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por cleydyr » 18 Jul 2018, 14:18

willham escreveu:Mas eu quero dizer no sentido de eu alterar os números do tombo manualmente para ficar igual ao código.

Eu tentei fazer isso e não consegui. Explico. A catalogação em dado momento estava com o tombo em 1865 e o codigo em 1866, do número de tombo 1866 e mais alguns em diante foi de um livro que cataloguei e exclui, ou seja, essa numeração foi pra lixeira e não pode mais ser usada. Quando eu tentei alterar o numero do tombo do 1865 para 1866, mesmo esse número já não estando ativo pelo sistema deu a mensagem "esse numero já esta em uso" e então não consegui fazer a alteração manual. Na verdade se desse para limpar essa lixeira e liberar esse números excluidos eu conseguiria fazer a alteração manual de um a um.
Agora, sim, eu entendi. :) Obrigado por esclarecer, @willham!

Os exemplares que vão para a lixeira não podem ter sua numeração de tombo reutilizada. Isso acontece porque se você restaurasse o exemplar da lixeira, e já tivesse outro exemplar na base principal, eles iriam entrar em conflito. Você pode ir em Catalogação > Bibliográfica e mudar a base selecionada para Lixeira. Encontre o exemplar em questão na lista (clique em listar todos, por exemplo) e exclua definitivamente. Assim você pode reaproveitar o número de tombo.

Avisa pra a gente se isso ajuda no seu caso.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por cleydyr » 20 Jul 2018, 11:55

Oi, @willham.

Esse fim de semana eu não vou poder olhar o código, mas na segunda-feira eu vou dar uma checada rapidinho pra entender. Enquanto isso, se tiver alguma solução de contorno pra o problema compartilha com a gente!

Abraço e bom fim de semana!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

willham
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jul 2018, 11:01

Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização

Mensagem por willham » 23 Jul 2018, 11:01

Cleydyr, bom dia.

A solução que encontrei foi alterar manualmente de um a um os valores de tombo patrimonial.

O último título foi Cod 1904 e Tombo 1903. Alterei o tombo para 1904 e tentei cadastrar um novo título, o sistema retomou a numeração sincronizada. Agora foi alterar o tombo dos outros títulos de um a um até chegar no 1777 que foi onde o problema começou.

Trancado

Voltar para “Fórum Biblivre 5”