CAMPO 260

Forum para usuários do Biblivre 5
willham
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Jul 2018, 11:01

CAMPO 260

Mensagem por willham » 24 Jul 2018, 11:10

Bom dia pessoal,

Tenho uma dúvida sobre o campo marca 260.

Local de publicação, distribuição, etc. $a
Nome do editor, publicador, etc. $b
Data de publicação, distribuição, etc. $c
Nome do impressor $e
Informações adicionais $f
Data de impressão $g

Na folha de rosto diz lá Copryght 1956 e copryght desta edição 1983, ou seja, suponho que em 1956 é quando foi escrito e lançado, e 1983 quando foi lançada uma nova edição. Nesse caso, como eu preencho os campos $a e $g? Eu fico perdido, eu não sei qual data devo interpretar como como a de publicação/edição, se é a data que foi lançado a edição ou a data do primeiro lançamento do livro.

Já peguei manuais de MARC 21, mas minha dúvida persiste, se alguém puder me ajudar agradeço.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: CAMPO 260

Mensagem por cleydyr » 24 Jul 2018, 19:29

Oi, willham.

Essa questão não é específica do Biblivre 5, mas de biblioteconomia. Creio que existam outros fóruns na Internet onde você pode obter sua resposta mais facilmente. Talvez uma busca mais profunda no Google (inclusive em inglês) possa ajudar a encontrar a resposta.

Eu não sou bibliotecário, mas vou tentar ajudar. Eu entendo que a data de copyright é diferente da data de impressão. Você pode ter uma reimpressão da mesma edição em datas diferentes, correto? Então você pode ter um único ano de copyright e um ano diferente para a impressão. Logo, se você está registrando o ano de copyright, a regra é clara, use o campo $c (que pode conter múltiplos valores separados por vírgula).

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”