Tombo patrimonial e código de barra

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Denisep
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Tombo patrimonial e código de barra

Mensagem por Denisep » 13 Nov 2018, 13:43

Boa tarde amigos,
Podem me responder uma dúvida. Ao fazer a catalogação, do acervo de nossa biblioteca, que é de mais de 20.000 livros. O número de registro/código de barra não está mais sincronizado com o tombo patrimonial ex: tombo patrimonial 1389 código de barra/Nº de registro 1390. Isso já aconteceu uma vez e foi corrigido manualmente. Minha dúvida é a seguinte: Posso continuar catalogando e ignorar a diferença ou tenho que corrigir? Essa diferença vai interferir em algum processo futuramente? Visto que corrigir gasta muito tempo e é trabalhoso, como é a segunda vez que acontece, todas as vezes que acontecer vamos ter que corrigir, o que causará cada vez mais atraso.

cleydyr
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Re: Tombo patrimonial e código de barra

Mensagem por cleydyr » 15 Nov 2018, 12:39

Oi, @Denisep. Tudo bem?

O tombo patrimonial e o número de registro realmente são duas coisas diferentes. O número do registro é um identificador do sistema Biblivre. Enquanto que o tombo patrimonial é o identificador do livro na sua biblioteca física. O Biblivre gera o tombo patrimonial automaticamente se você não configurar o sistema para defini-lo manualmente (conforme este tópico). Inicialmente, os dois podem ser iguais na parte numérica se o tombo for gerado automaticamente, mas com o tempo isso pode mudar (com remoção de registros bibliográficos, por exemplo).

Abraço!
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Denisep
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Re: Tombo patrimonial e código de barra

Mensagem por Denisep » 19 Nov 2018, 13:15

Boa tarde, Cleydyr.
Entendi, não teremos problemas se o código de barras não for igual ao do tombo patrimonial, porque são duas coisas distintas, nossa duvida era só essa. Como da primeira vez que aconteceu, não tínhamos imprimido as etiquetas, foi fácil coloca-los igual. Mas agora com as etiquetas impressas seria um custo a mais mudar tudo novamente. Já que não tem problema, e com o tempo vai continuar acontecendo, deixaremos como está e seguiremos com a catalogação.
Obrigada! Abraços!

amandagamarra
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Re: Tombo patrimonial e código de barra

Mensagem por amandagamarra » 20 Mar 2019, 15:36

Boa tarde!

Pessoal, estou com o mesma situação na biblioteca que eu administro, é uma biblioteca escolar.
Bem, o que ocorreu foi que eu excluí um registro por conta de ele ter sido feito duplicado pelo outro funcionário que trabalha comigo, havia 2 registros e 1 obra só, aí dupliquei os exemplares de uma e excluí a outra.
Aí passou o tempo e agora que imprimi etiquetas vieram: 1 etiqueta com tombo patrimonial sem codigo de barras correspondente, e uma outra com um código mas sem o tombo.
Consultei essa etiqueta do tombo pra entender o que aconteceu. Eu tirei o relatorio e percebi que estão, ex.: codigo de barra: 1032 e tombo patrimonial: tombo.2019.1031. Por enquanto nao percebi nenhum problema de localização dos livros no sistema após isso, porém eu me preocupo se esses numeros sairão diferentes nas etiquetas e tenhamos dificuldade de colar as 2 etiquetas nos próximos livros.


Se isso for acontecer, alguém pode consertar pra mim?

Muito grata, fico no aguardo

cleydyr
Administrador
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Re: Tombo patrimonial e código de barra

Mensagem por cleydyr » 21 Mar 2019, 20:52

Oi, @amandagamarra. Seja bem-vinda ao Fórum.

O tombo e o número que aparece abaixo do código de barras são coisas diferentes no sentido de que o código de tombo pode ser modificado, enquanto o número de registro não. Imagine que por algum motivo o número de tombo de todos os exemplares precisem ser refeitos. O bibliotecário não precisaria refazer tudo, mas apenas modificar o tombo (utilizando o campo MARC adequado para isso).

Por isso, o sufixo do código de tombo pode ser diferente do identificador do exemplar. As etiquetas podem vir com essa diferença, mas, contato que você pareie a etiqueta com o identificador com o código de tombo correto, você vai conseguir localizar tanto o exemplar na prateleira quanto no sistema.

Abraço!

P.S.: eu deletei o link do seu backup da postagem (após tê-lo baixado) por questões de privacidade.
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aloliveira
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Re: Tombo patrimonial e código de barra

Mensagem por aloliveira » 23 Mar 2019, 08:01

Bom dia,
Eu tive esse problema recentemente, mas como eram poucos exemplares , descobri que a diferença se deu porque eu exclui 4 exemplares...
Para corrigir eu RESTAUREI a base, colocando o ultimo BKP que estava com a numeração correta, e cataloguei novamente os livros a partir do erro que se deu..
Deu certo, mas porque eu vi o erro no inicio, e como faço catalogação no bloco de notas, minha catalogação dos livros não ficou perdida...

Essa foi a unica maneira que eu encontrei para que o TOMBO continuasse sincronizado com o CÓDIGO DE BARRAS...

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