Página 1 de 1

Acessando o Biblivre por outra porta e abertura de acesso

Enviado: 31 Jan 2019, 13:46
por BrunaMC
Boa tarde, pessoal!
Acabo de realizar a instalação do Biblivre 5 na biblioteca onde trabalho e aconteceram várias coisas e preciso de ajuda.
Ao instalar e executar, ele deu o erro de porta (8080) em uso. Fui até a pasta do Apache Tomcat e troquei a porta 8080 para 8081 e tudo certo (na minha máquina). Eu preciso que ele fique online para que as pessoas possam consultar o acervo de casa, porém, como foi realizado a troca da porta, ao colocar o IP do computador no navegador (como no manual), a página fica em branco.
As formas que eu consigo acessar o Biblivre na minha máquina são:
localhost:8081/Biblivre5 e 192.168.../Biblivre5.
Pergunta: Existe uma maneira de colocar estes endereços online? Ou se eu apenas colocar em um domínio resolve? Nem as outras máquinas da rede conseguem "enxergar".
Procedimentos já realizados:
Liberação da porta 8081 no Firewall
Verificação de IP externo (outro problema), aparece outro e não o 192.168...e sim, 177.1...e que, quando consultado pelo Prompet de Comando, nem existe.
Por favor, se alguém conseguir me dar uma luz de um "passo-a-passo" ou apenas identificar onde está o erro, fico muito grata!

Re: Acessando o Biblivre por outra porta e abertura de acess

Enviado: 01 Fev 2019, 19:54
por cleydyr
Oi, BrunaMC. Seja bem-vinda ao Fórum.

Essas questões não relacionadas ao Biblivre 5 em si, mas à infraestrutura para possibilitar que ele esteja acessível através de uma rede. Como eu tenho alguma familiaridade com o assunto, vou tentar responder às suas dúvidas até onde puder.
Pergunta: Existe uma maneira de colocar estes endereços online? Ou se eu apenas colocar em um domínio resolve? Nem as outras máquinas da rede conseguem "enxergar".
Colocar o Biblivre 5 online é possível. A hospedagem pode ser feita no computador da instituição ou num servidor externo (na nuvem). Se for na instituição são necessárias algumas condições para poder publicar online e na rede, mas isso não é da alçada do Biblivre 5. Isso vai depender principalmente de uma série de restrições técnicas do seu provedor de Internet. (Numa escola onde trabalho, por exemplo, não consigo acessar máquinas da rede pela Internet usando um endereço registrado no DDNS porque o provedor usa a abordagem CGNAT.)
Verificação de IP externo (outro problema), aparece outro e não o 192.168...e sim, 177.1...e que, quando consultado pelo Prompet de Comando, nem existe.
Isso é esperado. O endereço que começa com 192.168 é o endereço da sua rede local. Somente máquinas na sua rede local conseguem alcançá-lo diretamente. O 177.1... é o endereço da máquina que está se comunicando com a Internet pelo seu computador. Muitas vezes é o seu roteador, mas pode ser também um servidor no seu provedor de Internet. Se você usou o comando ping, talvez seja o caso de esse servidor (ou o seu roteador) estar configurado para não responder ping.

Em resumo, muitas vezes é possível colocar o Biblivre 5 (ou qualquer sistema que fale o protocolo HTTP como ele) em rede, mas configurar a infraestrutura para fazer isso possível é uma tarefa técnica. Recomendo buscar ajuda em fóruns especializados em sistemas operacionais e redes se decidir fazer isso por conta própria. Ou você pode contratar um técnico para configurar a infraestrutura na biblioteca onde você trabalha.

Me diz se tiver dúvida, ok?

Abraço e bom fim de semana