Página 1 de 1

Instalção do BibLivre no servidor cPanel

Enviado: 31 Jan 2019, 14:24
por tpinto
Boa tarde, meu nome é Tiago Leite, sou bibliotecário na Biblioteca Pública Municipal Professor Guilherme Briggs, Angra dos Reis/RJ.
Estamos em processo de automatização da biblioteca e escolhemos o BibLivre como software para tal.
A dúvida é se ele pode ser instalado no servidor cPanel, com interação totalmente online, ou seja, o instalando totalmente no servidor em nuvem.
Se existe essa possibilidade, há um passo a passo?
Esse servidor tem uma aplicação chamada Softaculous que oferece alguns softwares para instalação, mas não dispõe do BibLivre. Como o Biblivre já vem, no instalador, com o java, postgresql e tudo que necessita, acho que não é necessário instalar também no servidor.

Re: Instalção do BibLivre no servidor cPanel

Enviado: 31 Jan 2019, 22:49
por cleydyr
Oi, Tiago. Tudo bem? Bem-vindo de volta ao Fórum!

Eu não conheço o servidor cPanel muito bem. Mas acho que você vai precisar de uma pessoa mais experiente na administração desse cPanel para fazer a implantação do Biblivre nele.

Na verdade, o próprio Biblivre 5 não foi pensado para ser implantado na nuvem ou em ambientes enterprise, com banco de dados separado e servidor de aplicação (Tomcat ou outro) separado. Eu já modifiquei o código fonte do Biblivre 5 para ele poder conectar com um banco de dados remoto, mas não tem nenhuma documentação ou release pronta para isso.

O melhor que se pode fazer por enquanto é provisionar uma máquina com Linux nesse serviço (se der) e seguir os passos no meu artigo do Medium. Se quiser experimentar o Biblivre 5 no Wedeploy (bem simples de configurar e gratuito até 1 GB de memória), escrevi sobre isso também.

Espero que ajude.

Abraço

Re: Instalção do BibLivre no servidor cPanel

Enviado: 01 Fev 2019, 10:58
por tpinto
Oi Cleydyr.

Obrigado pelo retorno rápido.

Após sua resposta, entrei em contato com o TI da instituição para vermos a melhor forma de instalação para o trabalho técnico e disponibilização do catálogo na web.

Obrigado, ajudou muito!
Abraço