Indexação

Forum para usuários do Biblivre 5
hugoopes
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Jun 2018, 00:19

Indexação

Mensagem por hugoopes » 15 Fev 2019, 00:14

Colegas,

Em qual local vocês colocam os cabeçalhos de assunto relacionados a "forma" que o assunto é tratado.

Por exemplo, tenho vários livros que são biografias de músicos, cantores(as), compositores brasileiros. Nesse caso poderia utilizar: Músicos -Brasil -Biografia ou Músicos brasileiros - Biografia. Como o sistema não oferece a subdivisão de forma ($v - Subdivisão de forma (R)) fica difícil colocar esse aspecto do documento no cabeçalho de assunto.

Qual é a alternativa utilizada por vocês para resolver esse problema?

Aguardo o retorno,

Abraços,

Hugo Oliveira Pinto e Silva

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Indexação

Mensagem por cleydyr » 16 Fev 2019, 13:34

Você está se referindo ao campo de autoridade 150 (conforme descrito aqui)?

Se for esse o caso, o Biblivre 5, de fato, oferece a personalização de formulário (e resumo) catalográfico. Administração > Personalização de Formulário Catalográfico você pode personalizar o formulário de autoridades para incluir o campo 150 conforme a especificação do MARC 21 (esta, em inglês, está mais completa e tem informação de que campos são repetíveis (R) ou não (NR)).

Veja as capturas de tela que eu anexei com a personalização do formulário de autoridade e o resultado no formulário (detalhe: o campo não aparece de primeira e em nenhuma das opções, o que pode ser um bug na ferramenta; mas indo para a aba MARC e voltando para o formulário, eu consegui que ele aparecesse).

Espero que ajude. Se tiver alguma outra dúvida, diga pra a gente.

Abraço
Anexos
Captura de tela 2019-02-16 13.27.25.png
Formulário de autoridade exemplo
Captura de tela 2019-02-16 13.25.23.png
Personalização de formulário catalográfico
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

hugoopes
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Jun 2018, 00:19

Re: Indexação

Mensagem por hugoopes » 10 Mar 2019, 00:47

Cleydyr,

Estou com outro problema. Consegui acrescentar o subcampo relativo a forma do documento. Porém quando realizo uma busca para ver os livros que já cadastrei, parte do assunto aparece, falta exatamente o cabeçalho de forma. Como faço para o cabeçalho de assinto aparecer de forma completa no registro, sem eu precisar abrir o registro completo?

Abraços,

Hugo

hugoopes
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Jun 2018, 00:19

Re: Indexação

Mensagem por hugoopes » 10 Mar 2019, 00:50

Cleydyr,

Estou com outro problema. Consegui acrescentar o subcampo relativo a forma do documento. Porém quando realizo uma busca para ver os livros que já cadastrei, parte do assunto aparece, falta exatamente o cabeçalho de forma. Como faço para o cabeçalho de assinto aparecer de forma completa no registro, sem eu precisar abrir o registro completo?

Abraços,

Hugo
Anexos
2019-03-10.png
2019-03-10 (3).png

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Indexação

Mensagem por cleydyr » 17 Mar 2019, 21:43

Opa, @hugoopes.

Você já personalizou o resumo catalográfico em Administração > Personalização de Resumo Catalográfico? É a mesma lógica de personalizar o formulário, mas agora você vai definir como o novo campo do registro bibliográfico vai aparecer no resumo. Se não conseguir o que precisa por lá, talvez essa funcionalidade não esteja disponível no Biblivre.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”