Inconsistência nos números de Registro

Forum para usuários do Biblivre 5
bib_solidaria_sfx
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Abr 2020, 15:30

Inconsistência nos números de Registro

Mensagem por bib_solidaria_sfx » 23 Abr 2020, 16:44

Durante o cadastro de cerca de 4 livros, houve um erro na hora de salvar, mas abrindo uma nova aba e preenchendo novamente, foi possível salvar.

No outro dia, antes de voltar a catalogar, o Biblivre pediu para reindexar. Reindexei e percebi que o número de livros catalogados exibido no sistema era maior que o real, e quando fui verificar, percebi que esses livros que apresentaram erro na hora de salvar foram duplicados pelo Biblivre, criando cerca de 30 livros "fantasma".

Deletei manualmente os livros "fantasma", continuei catalogando, e não tive mais esse erro estranho.

Hoje fui fazer uma verificação mais detalhada e percebi a inconsistência nos números de registro.

O livro "O buraco da Agulha", por exemplo, tem impresso na etiqueta interna o número 29, mas pesquisando pelo por esse número, O Biblivre retorna o livro "Todos os Fogos o Fogo", tem impresso na etiqueta interna o número 30.

A etiqueta da lombada também apresenta o tombo incorreto. A etiqueta impressa tem o tombo "B.2020.28" e o Biblivre mostra no sistema o tombo "B.2020.36".

Pesquisando pelo nome do livro "O buraco da Agulha", é possível encontrá-lo, mas ao abrir o registro, é possível perceber que o livro além de não corresponder ao registro impresso na etiqueta, também passou a ter dois registros diferentes (35 e 37) para o mesmo livro.
Anexos
IMG_20200423_160152599.png
IMG_20200423_160140233.png
IMG_20200423_160140233.png (209.33 KiB) Exibido 4783 vezes
erro Biblivre.png
Print do Biblivre

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Inconsistência nos números de Registro

Mensagem por wlucas » 24 Abr 2020, 14:57

Boa tarde bib_solidaria_sfx.

Esse problema é incomum, mas para saber o que ocorreu, preciso que me envie o log. Ele fica no caminho abaixo e pode ter o nome de biblivre5.log e biblivre5.log.1

C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 7.0\



Quantas obras etiquetadas você tem com o serial incorreto ?


Qual seria a possibilidade de recatalogar novamente seu acervo usando o marc para ser mais rapido a catalogação ?


Atenciosamente.

wlucas :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

bib_solidaria_sfx
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Abr 2020, 15:30

Re: Inconsistência nos números de Registro

Mensagem por bib_solidaria_sfx » 27 Abr 2020, 14:56

Boa tarde!

Primeiramente, eu gostaria de esclarecer que houve um erro nosso ao excluir os livros duplicados.
O livro "O buraco da agulha" com o exemplar de código 29 (correto) foi enviado para a lixeira, enquanto outro, que tinha sido duplicado pelo Biblivre, com exemplar de código 35, estava na base principal. Isso foi corrigido, com o exemplar 29 voltando para a base principal e o 35 enviado para a lixeira.

Depois disso, nos últimos dias eu reparei que na página de empréstimo, o código que está impresso na etiqueta bate com o livro catalogado. Então
estou mandando um print novamente do livro "O buraco da agulha", que é possível ver dois códigos diferentes (28 e 29).

Esses códigos são independentes ou devem andar juntos?
Se forem independentes, pode ser que o erro de duplicação de livros não tenha realmente causado um dano grave, e não seja necessário recatalogar.

E respondendo à sua pergunta, temos 11 livros com erro e existe sim a possibilidade de recatalogar usando o marc.

Na pasta informada, consegui localizar o arquivo biblivre5.log, mas não existe o arquivo biblivre5.log.1.

Atenciosamente,
Guilherme
Anexos
biblivre5.log
(548.47 KiB) Baixado 185 vezes
print 27-04.png

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Inconsistência nos números de Registro

Mensagem por wlucas » 27 Abr 2020, 16:57

Boa tarde Guilherme.

1 - Qual sistema operacional usado para o Biblivre ?

2 - Usa algum antivírus, firewall ?

3 - Quando instalou o Biblivre ocorreu algum erro ?


Pergunto isso pois seu Biblivre esta tomando erro de banco/conexão direto e isso pode comprometer a qualidade da seu acervo.

Código: Selecionar todos

Caused by: org.postgresql.util.PSQLException: Conexão negada. Verifique se o nome da máquina e a porta estão corretos e se o postmaster está aceitando conexões TCP/IP.

ERROR: 2020-04-27 09:21:02,085 [localhost-startStop-1] (DAOException.java:13) - Cannot create PoolableConnectionFactory (Conexão negada. Verifique se o nome da máquina e a porta estão corretos e se o postmaster está aceitando conexões TCP/IP.)
org.apache.tomcat.dbcp.dbcp.SQLNestedException: Cannot create PoolableConnectionFactory (Conexão negada. Verifique se o nome da máquina e a porta estão corretos e se o postmaster está aceitando conexões TCP/IP.)


ERROR: 2020-03-05 16:54:25,571 [localhost-startStop-1] (DAOException.java:32) - ERRO: coluna "sort_order" não existe
  Posição: 52
org.postgresql.util.PSQLException: ERRO: coluna "sort_order" não existe


Atenciosamente.

wlucas. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

bib_solidaria_sfx
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Abr 2020, 15:30

Re: Inconsistência nos números de Registro

Mensagem por bib_solidaria_sfx » 28 Abr 2020, 14:30

Boa tarde!

Estou usando o Windows Server 2012 R2 e tive um probleminha durante a instalação que resolvi desabilitando uma configuração, mas agora não lembro mais qual foi o erro.

Não estou usando antivírus, mas até alguns dias atrás estava usando o MalwareBytes (talvez quando o erro aconteceu, ele poderia estar instalado ainda) e usando desde o início o Firewall TinyWall, mas achei que tinha liberado todo o acesso do Biblivre para a rede LAN e WAN. Vou dar uma revisão aqui nas configurações do Firewall.

Obrigado!

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Inconsistência nos números de Registro

Mensagem por wlucas » 28 Abr 2020, 19:25

Boa noite Guilherme.

Se puder, faça um backup completo do banco de dados e coloca o Biblivre 5 em uma máquina virtual (Virtual box, Hyper V do Windows Server)com Windows 7 ou 10, que ai você não precisa mexer na sua infraestrutura do Windows Server.


Atenciosamente.

wlucas
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”