PERIÓDICO: NÚMEROS E ARTIGOS [CATALOGANDO E LINKANDO OS TRÊS]

Tatiana D'Almeida
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Mar 2020, 15:54

PERIÓDICO: NÚMEROS E ARTIGOS [CATALOGANDO E LINKANDO OS TRÊS]

Mensagem por Tatiana D'Almeida » 29 Mar 2020, 16:29

Oi Pessoal, boa tarde.

Preciso de ajuda pra entender as três faces do objeto bibliográfico PERIÓDICO, dentro do Biblivre 5.0.

Me expliquem: são três passos, certo?
No meu entendimento, primeiro eu catalogo o título do periódico. Depois incluo os números, e por fim os artigos de cada número. Estou certa?
Tentei incluir um número num periódico já catalogado, mas quando pesquiso pelo periódico não consigo visualisar o número inserido. Os números de certo periódicos necessariamente absolutamente atrelados ao título do periódico, né isso? E os artigos? Eles ficam atrelados ao número do periódico ou ao título do periódico.
Estou muito confusa...

Por exemplo:
Periódico: CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
Número: 283
Artigo (um dos muitos existentes no referido número): QUEM ACREDITA EM BRUXAS?

É possível atrelar o artigo ao número ou ele fica linkado só com o periódico? Como eu cruzo essas informações de modo que a busca recupere o artigo e o número do referido periódico?

Alguém me ajuda, por favor, rs

OBS.: pesquisei na lupa antes de fazer a postagem e nenhum tópico periódico sanou minhas dúvidas

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: PERIÓDICO: NÚMEROS E ARTIGOS [CATALOGANDO E LINKANDO OS TRÊS]

Mensagem por wlucas » 31 Mar 2020, 16:41

Boa tarde Tatiana.

Eu mandei sua dúvida para o nosso bibliotecário Johenir que respondeu:
Johenir Viégas
Mar 30, 2020, 6:34 PM (22 hours ago)


Olá Lucas.
Boa noite.

Pelo que entendi ela quer catalogar dois tipos de materiais diferentes, periódico e artigo de periódico.

Primeiro ela faz a catalogação do periódico e inclui os fascículos desse periódico. Depois ela faz a catalogação do artigo de periódico e faz referência ao periódico catalogado.

Não sei se fui claro, mas depois poderei demonstrar aqui no meu computador e mandar para você, ok?

Abraços
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Biblioteconomia”