sequencia de numero de registro pulou

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por spetrolli » 14 Fev 2022, 14:58

Boa tarde, pessoal
Nossa base de dados está com dois "pulos" de 30 números. Quando aconteceu pela primeira vez, em janeiro último, vim ao fórum e li as postagens dos colegas envolvendo esse assunto. A partir destas postagens, decidimos deixar como estava, com 30 registros faltantes. Mas hoje aconteceu novamente. Saliento que o tombo patrimonial não pula, mas o número de registro, sim. Devemos nos preocupar?

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por wlucas » 14 Fev 2022, 18:51

Boa spetrolli.

Estamos a muitos anos procurando o origem dessse problema, se puder lembrar as ações que podem ter gerado o ocorrido, seria de grande ajuda.

Para resolver o pulo de registros, peço que mande a base para que eu possa normalizar esses registros.


Atenciosamente,

wlucas :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por spetrolli » 22 Fev 2022, 10:06

Bom dia wlucas
Segue o backup feito hoje.


Temos os seguintes espaços: 1124 a 1155 e 1431 a 1463.

Mas fico em dúvida: iremos ocupar estes números vagos? ou os registros seguintes irão mudar?

Te aguardo e agradeço a atenção,
Simone

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por wlucas » 10 Mar 2022, 21:28

Boa noite Simone.

Me desculpe a demora em responder.

Devido ter passado 15 dias desde que enviou a base, você deseja que seja corrigido a que esta em anexo ou deseja enviar uma nova ?

Depois de corrigido, todos as etiquetas com tombos após 1123 deverão ser trocados pois serão ordenados numericamente e não haverá lacunas.

Atenciosamente,

wlucas :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por spetrolli » 18 Abr 2022, 16:45

olá wlucas
não acho necessário que a gente corrija a base, principalmente porque agora novos materiais já foram inseridos.
no entanto, não consigo mensurar que tipo de problema esse "pulo" pode causar. Consegue me explicar o que pode acontecer?

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por wlucas » 19 Abr 2022, 09:43

Bom dia Simone.

É um problema que já simulamos e pedimos as pessoas para explicar quais passos antecederam o problema, mas até não conseguimos solucionar, apesar dos esforços.
Não sabemos se acontece em rede ou em apenas 1 computador, mas quando o usuário cadastra nova obra, o contador do próximo numero de obra, se confunde e salta para o que "ele" acha ser o próximo numero.

O jeito é mudar para tecnologias mais modernas que podem controlar isso melhor, talvez num Biblivre 7.

Atenciosamente,

wlucas
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por cleydyr » 19 Abr 2022, 13:22

Eu já comentei sobre esse mesmo problema nesse post.

Resumindo: o número de registro não deve ser usado; não há em nenhum documento que eu conheça a garantia de que o número de registro de uma entidade tenha que ser sequencial. O uso do número de registro para contagem de exemplares é uma má prática do ponto de vista de gestão de banco de dados (e deveria sê-lo do ponto de vista da biblioteconomia em geral).
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por spetrolli » 19 Abr 2022, 15:38

Olá pessoal, obrigada pelo retorno
Não sei se outros usuários procedem da mesma maneira, mas aqui na nossa biblioteca usamos o número de exemplar para os empréstimos. Optamos por não usar o tombo para agilizar a digitação... às vezes temos filas de 30 estudantes. Então, localizamos o leitor e digitamos o número do exemplar, que é colocado no livro, em destaque. Não usamos os códigos de barras aqui.
Nos preocupamos com o "pulo" porque poderia ser indicativo de algum erro na base de dados, não precisamos que estejam em sequência...

Obrigada pela disponibilidade de sempre!
Simone

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: sequencia de numero de registro pulou

Mensagem por cleydyr » 19 Abr 2022, 17:09

Então. O fato é que o pulo pode haver sido causado por um erro qualquer. O Biblivre pede um identificador, mas não registra (por qualquer motivo que seja, inclusive uma queda de luz, uma peça no computador que queime; literalmente qualquer coisa que impeça o Biblivre de registrar com sucesso no banco de dados). Quando o Biblivre tenta registrar novamente, já pede outro identificador diferente daquele da primeira tentativa. No entanto isso por si só não deixa o banco de dados inconsistente. Isso é um comportamento esperado. Pode continuar utilizando o Biblivre normalmente.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Biblioteconomia”