Relatórios

Karolyne
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Ago 2011, 11:27
Localização: Belém - PA

Relatórios

Mensagem por Karolyne » 07 Nov 2011, 15:22

Olá, preciso criar um relatório que traga o total de livros por area do CNPQ, só que no banco de dados não encontro a tabela e o biblivre não tem nenhum relatório que me traga o total de livros por area do CNPQ... Qual é a tabela que eu possa fazer essa consulta, pois já procurei e não conseguir encontrar... Agradeço desde já!
Karolyne Guimarães

Alberto Wagner
Administrador
Mensagens: 35
Registrado em: 17 Mai 2011, 08:25

Re: Relatórios

Mensagem por Alberto Wagner » 26 Nov 2011, 10:53

Olá Karolyne,

Os registros bibliográficos são guardados no banco de dados no formato iso2709. Infelizmente isso dificulta a criação de consultas externas ao Biblivre. Abaixo ofereço alguns comentários.

A versão 4.0 do Biblivre oferecerá um módulo para criação de relatórios personalizados, onde será possível selecionar quais datafields Marc devem ser usados para agrupar, contar, etc.

Atualmente não possuímos um relatório que faça o que você precisa, mas caso você queira fazer essa consulta manualmente e tiver conhecimentos na linguagem Java, recomendo o uso do framework Marc4j.

Os registros do Biblivre podem ser exportados no formato iso2709, que pode ser convertido para um objeto Record do Marc4j através do código descrito no programa ReadMarcExample deste tutorial.

Para usar o exemplo acima, exporte todos os registros usando a interface do Biblivre (Catalogação > Bibliográfica > Listar Todos > Exportar registros desta página, de página em página) (Para facilitar, você pode aumentar a quantidade de registros por página em Administração > Configuração) e use este arquivo como entrada do programa.

Caso possua mais dúvidas, continue a discussão neste tópico, temos o interesse de criar algumas ferramentas para a criação de relatórios, mas nossos esforços estão voltados ao desenvolvimento do Biblivre 4.
Alberto Wagner, Gerente de Desenvolvimento do Biblivre 4

Responder

Voltar para “Recursos do Biblivre”