Instalação em servidor Windows e domínio próprio

etecdeartes
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Out 2023, 16:27

Instalação em servidor Windows e domínio próprio

Mensagem por etecdeartes » 05 Out 2023, 17:00

Olá, boa tarde

Estou fazendo a instalação do software BibLivre 5 no servidor Windows do site da minha escola. Porém não estou conseguindo configurar o IP e o domínio. O manual do BibLivre explica como transformar um pc em servidor, porém não explica como configurar a instalação dentro de um servidor.

Grata,
Andrea - Etec de Artes

wlucas
Administrador
Mensagens: 2461
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Instalação em servidor Windows e domínio próprio

Mensagem por wlucas » 23 Out 2023, 23:34

Boa noite Andrea.


Desculpe na demora em responder.

Aconselho a pedir o suporte de um técnico em informática pois o seu problema é mais complexo de resolvido pelo fórum.

No resumo:

Precisa saber o seu ip público.
Saber seu dominio, caso não tenha, precisa registrar um.
Configurar Virtual Host no Apache.
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

etecdeartes
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Out 2023, 16:27

Re: Instalação em servidor Windows e domínio próprio

Mensagem por etecdeartes » 30 Nov 2023, 17:00

Olá Lucas!

O técnico de informática da escola possui o IP público e temos como criar um subdomínio para a instalação do Biblivre.
Quais as configurações para o Virtual Host no Apache?

Obrigada!

etecdeartes
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Out 2023, 16:27

Re: Instalação em servidor Windows e domínio próprio

Mensagem por etecdeartes » 07 Dez 2023, 12:15

Olá,

Nosso técnico de informática sabe o nosso ip público e temos um domínio próprio capaz de ter um subdomínio para a biblioteca.

Precisamos saber apenas configurar a Virtual Host no Apache.

Grata,

etecdeartes
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Out 2023, 16:27

Re: Instalação em servidor Windows e domínio próprio

Mensagem por etecdeartes » 12 Dez 2023, 12:41

Olá Lucas, boa tarde

O técnico de informática tem o IP público e podemos criar um subdomínio para o BibLivre dentro do nosso domínio.
Como podemos fazer a configuração do Virtual Host no Apache?

Grata,
Andrea - Etec de Artes

etecdeartes
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Out 2023, 16:27

Re: Instalação em servidor Windows e domínio próprio

Mensagem por etecdeartes » 20 Dez 2023, 11:02

Olá Lucas

Eu não sei o que está acontecendo, mas esta é a quarta vez que eu respondo esta mensagem com o mesmo conteúdo.

Tenho conhecimento suficiente de informática para compreender os passos necessários pra fazer a configuração do BibLivre, eu não tenho é a autorização pra realiza-la porque não é a minha função na escola. O técnico de informática tampouco consegue suporte aqui nas vezes que a gente tenta entrar em contato. Eu digo que o atendimento está ruim porque o projeto, como tudo relacionado à cultura e educação, foi sucateado nos últimos seis anos. Mas eu entro no fórum e vejo as requisições de todos sendo atendidas e as minhas no limbo do "o moderador precisa aceitar sua mensagem"

Após este cansado desabafo,

Precisa saber o seu ip público: nós temos como consultar no servidor o número do ip
Saber seu dominio, caso não tenha, precisa registrar um: como dito na mensagem original, TEMOS domínio próprio e capacidade para criar um subdomínio dedicado ao BibLIvre.
Configurar Virtual Host no Apache: precisamos de instruções para confirgurar o Virtual Host no Apache.

Grata,

wlucas
Administrador
Mensagens: 2461
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Instalação em servidor Windows e domínio próprio

Mensagem por wlucas » 24 Dez 2023, 14:30

Boa tarde Andrea.

O software livre tem essa característica de ser da responsabilidade do usuário, prover o meios necessários para o seu uso, por esse motivo não tem no manual, detalhando passo a passo como colocar o Biblivre na internet, pois isso é uma questão de infraestrutura de rede, que independe do Biblivre.
Eu não tinha aprovado suas mensagens, pois apesar de ser um fórum frequentado por pessoas, pouquissímos se dispoem do seu tempo para responder algo em benefício ao próximo, então eu, solidário a sua questão, apesar do pouco tempo que possuo, fui estudar e procurar na internet, material para auxiliá-la e montei em minha casa um servidor Windows do Biblivre 5.

Primeiro teste é saber se o Biblivre 5 esta fucionando com o Apache 2.2:

BIblivre Ok no Apache.png

Quem responde é o Apache: http://localhost/Biblivre5/

Quem responde é Tomcat: http://localhost:8080/Biblivre5/


Se tem domínio, não precisará trabalhar com o ip, pois com o domínio, mesmo que o ip mude o nome do domínio sempre é o mesmo.

Caso precise saber o ipv4 : https://whatismyip.com.br/


Primeira teste é verificar se o domínio ou ip esta respondendo, para isso envie um comando ping pelo console do Windows:

ping.png

Se o dominio ou ip der 100% de perda, coloque um regra no FireWall liberando-o ou se não souber, desligue o firewall momentâneamente apenas para os testes.

Firewall off.png

Uma parte crucial é fazer o port forwarding onde seu computador que faz parte da rede interna, vair ser visto pra que esta na internet.

Acessando serviços da sua máquina na Internet | portforwarding | encaminhamento de portas

https://www.youtube.com/watch?v=SnVrt3eq2aM&t=485s

No video esta com o nome de Virtual Server, no meu caso esta em como "Encaminhamento de porta:

IPCONFIG.png


Por Forwarding.png

Agora falta informar ao servidor web ( Apache ) que direcione as requisições feitas pelos usuários, para alguém, no caso o Biblivre 5 vai atender a esses pedidos:

Em 30/11 acabei citando por engano o Virtual Host a ser configurado, mas na verdade é o Server Name que recebe a url do dominio ou ip:

Em C:\Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Apache2.2\conf , edite o arquivo httpd.conf e modifique a seguinte linha 173:

# ServerName gives the name and port that the server uses to identify itself.
# This can often be determined automatically, but we recommend you specify
# it explicitly to prevent problems during startup.
#
# If your host doesn't have a registered DNS name, enter its IP address here.
#
#ServerName localhost:80
ServerName 177.192.161.184:80

A tralha # deixa o conteúdo comentado, ou seja, sem funcionar e onde esta o ip, vai receber o seu domínio.

Depois de salvar, reinicie o serviço do Apache.

Serviço Apache.png
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Biblivre em Rede”