Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por wlucas » 10 Dez 2011, 16:31

Boa tarde Simonecris.

Eu envie o migrador para todos os usuários interessados em testar, portanto baixe e me diga sua opinião.

Segue o BibIsis com as últimas correções feitas hoje. Me desculpem pela demora, mas precisei adicionar a correção de erros, e isso atrasou em mais 1 mês o término do programa.
No momento ainda não tem manual, até mesmo por que preciso da opinião de quem vai usar, pra fazer os ajustes que se façam necessários.
Numa breve explicação, após ser lido o arquivo xml, será apresentado a tela, com 2 listas em árvore, a da esquerda ( Tags do usuário ) refere-se ao que foi encontrado no arquivo xml, sendo mostrado um subconjunto de exemplo, que após se correlacionado com a lista da direita ( Marc21), que corresponde ao que o usuário deseja que seja migrado.

Imagem

Por exemplo na imagem, a Tag_100 refere-se a José Ganymédes e como o possível correspondente no Marc 21 será o campo 100 subcampo a - Sobrenome e/ou prenome do autor, adicionaremos essa relação na tabela abaixo.

Nesse exemplo, foi seguido o marc, mas existem casos que o WinIsis, foi preenchido sem padrão, portanto vai depender da interpretação do usuário das tags que são recuperadas, qual o correspondente no marc 21.

Como usar:

Primeiramente faça Backup da sua base de dados, e restaure com a base vazia que esta em anexo.

Descompacte o arquivo BibIsis.rar e execute o arquivo Bib-Isis.jar, que abrirá a janela principal.

Gostaria de receber todas as críticas, positivas, como negativas, pois será importante para o amadurecimento da ferramenta, portanto, postem no fórum do Biblivre 3 ( http://www.biblivre.org.br/forum ).


Atenciosamente :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Simonecris
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Dez 2011, 10:49

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por Simonecris » 15 Dez 2011, 10:00

ok, obrigada.

WLucas. Poderia detalhar mais o processo de migração?
1°: a exportação em XML, eu preciso marcar "usar nomes dos campos" ou "usar tags dos campos"? Isso interfere?
2°: quando abrir a árvore que mostra as tags do usuário e o correspondente no Formato Marc21, como eu devo proceder, o que é preciso marcar??? Tentei fazer o processo e acho que houve falha nesse ponto, pois ele não importou minha base corretamente, vários campos essenciais não apareceram como autor é título, por exemplo.

Grata, Simone

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por wlucas » 16 Dez 2011, 10:56

Bom dia Simonecris.

1°: a exportação em XML, eu preciso marcar "usar nomes dos campos" ou "usar tags dos campos"? Isso interfere?

R.: Vc deve exportar, marcando a opção "Use field Tags" / "Usar tags dos campos" , pois se marcar "usar nomes dos campos" o Bib-Isis não migra.

2°: quando abrir a árvore que mostra as tags do usuário e o correspondente no Formato Marc21, como eu devo proceder, o que é preciso marcar???

R.: Vc precisa saber Marc21 : http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html

Depois de testado, deixe aqui no fórum, suas críticas a respeito. :mrgreen:

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Simonecris
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Dez 2011, 10:49

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por Simonecris » 19 Dez 2011, 15:39

Obrigada pelas respostas.
Tentei migrar a base, mas os registros vieram bem incompletos (não migrou o título, nem o autor, por exemplo). Mas migrou dados como subtítulo e imprenta. Por isso, a minha pergunta anterior sobre a janela que abre para fazermos a relação. Aqui utilizamos o MARC21 também.
No final da migração, abre uma caixa que pede informações de número de exemplares, data de aquisição, ( a mesma que aparece quando inserimos exemplar). Como preenchê-la?? Pede dados relativos a um livro, mas estou migrando a base inteira!
Tenho 14.500 registros na minha base. Migrou 11. 622 registros e notei que o BIblivre não importou registros com mais de um exemplar.
Se puderes me orientar na migração, agradeço.
Abraço,
Simone

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por wlucas » 20 Dez 2011, 09:13

Bom dia Simonecris.

Como disse antes, a ferramenta ainda esta amadurecendo, portanto existem pendências, bugs e melhorias a serem feitas.
Caso sinta-se avontade, mande seu xml para que eu possa simular nos meu testes, mas peço paciência, pois as correções demoram algumas semanas para estarem prontas. :mrgreen:

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Simonecris
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Dez 2011, 10:49

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por Simonecris » 20 Dez 2011, 10:18

Ok, estou enviando uma cópia do XML da minha base.
Att, Simone
Anexos
INBIB.xml
(15.75 MiB) Baixado 771 vezes

mateushm
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Mar 2012, 14:55

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por mateushm » 03 Abr 2012, 10:36

Bom dia, wlucas.

Estou precisando migrar de Isis para o BibLivre tambem...
Estou enviando uma copia do minha base em XML

Será que essa base é possivel ser convertida?
Fico no aguardo
Muito Obrigado.
Anexos
SEIBIB_XML.rar
(858.29 KiB) Baixado 717 vezes

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por wlucas » 10 Abr 2012, 09:51

Bom dia mateushm.

Estou fazendo alguns testes com seu XML, e fico de lhe dar um retorno ainda esta semana.

Obrigado.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

mateushm
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Mar 2012, 14:55

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por mateushm » 10 Abr 2012, 09:59

wlucas,

OK, obrigado pela atenção.

Estarei no aguardo.

naneafa
Mensagens: 34
Registrado em: 19 Mai 2011, 22:59

Re: Como fazer exportação de Winisis para BibLivre

Mensagem por naneafa » 25 Jun 2012, 21:38

Olá Lucas,

Tentei fazer a migração mas o Bib-Isis retorna mensagem indicando que existem erros no arquivo.

Mesmo que marque a opção que ele indica, o processo não se finaliza.

Envio os arquivos XML, se puderes dar uma olhada e me retornar o que houve para eu já saber nas próximas vezes.

Abraço,

Aliriane.
Anexos
18.06.12.zip
(1.65 MiB) Baixado 679 vezes
Aliriane F. Almeida

Responder

Voltar para “Conversão de dados de outro programa”