Biblioteca de dados

mosilverio
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Out 2011, 12:47

Biblioteca de dados

Mensagem por mosilverio » 27 Jul 2012, 10:58

Caros, estou acessando os dados do biblivre diretamente no postgre e tenho uma dúvida quanto às tabelas. As informações do catálogo eu pego do campo record da tabela cataloging_biblio mas para pesquisa estava usando a tabela labels, que tem um formato mais simplificado, com as informações de título e autor em colunas separadas.

Minha questão é porque as informações são diferentes nas duas tabelas? É preciso rodar alguma aplicação para atualizar as etiquetas (labels)?

Seria muito importante termos acesso ao código fonte para entender como ele funciona e à biblioteca de dados.

Agradeço o retorno,
Marcos

wlucas
Administrador
Mensagens: 1978
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Biblioteca de dados

Mensagem por wlucas » 01 Ago 2012, 14:48

Boa tarde mosilverio.

A tabela cataloging_biblio guarda as informações da obra, no formato ISO2709 com dados em Marc21, que é o padrão usado em Biblioteconomia, ja no caso da tabela labels, guarda as informações lida em cataloging_biblio, para geração de etiquetas.

O código fonte não tem data prevista para liberação, pois somente irá acontecer, após o lançamento do Biblivre 4.

Atenciosamente. :ugeek:

mosilverio
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Out 2011, 12:47

Re: Biblioteca de dados

Mensagem por mosilverio » 02 Ago 2012, 08:42

wlucas, ainda preciso saber por que as informações das etiquetas são diferentes da cataloging_biblio. É preciso rodar algum aplicativo para que as informações sejam atualizadas? Algumas etiquetas não tem o nome do autor. Isso se deve ao tipo de material?

Peço que responda à todas as perguntas pois estou desenvolvendo um aplicativo e não posso esperar 5 dias para cada resposta que ainda vem incompleta. Seria interessante, como já disse, que o processo fosse mais colaborativo. Por enquanto de livre o biblivre não tem nada, nem mesmo este forum é pois existe um moderador que libera (ou não quem sabe?!) as mensagens. Fosse o caso de moderar mensagens ofensivas etc tudo bem mas quaquer uma acho um abuso. Acredito que todos que estão aqui acreditam no projeto e gostariam de colaborar, mas a postura deve mudar.

wlucas
Administrador
Mensagens: 1978
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Biblioteca de dados

Mensagem por wlucas » 02 Ago 2012, 11:00

Bom dia mosilverio.


wlucas, ainda preciso saber por que as informações das etiquetas são diferentes da cataloging_biblio.
R.: Isso já foi respondido.

É preciso rodar algum aplicativo para que as informações sejam atualizadas? Algumas etiquetas não tem o nome do autor. Isso se deve ao tipo de material?
R.: O que aparece em etiquetas, reflete o que foi catalogado, portanto, se foi incluído nome de autor, estará nas etiquetas.

Peço que responda à todas as perguntas pois estou desenvolvendo um aplicativo e não posso esperar 5 dias para cada resposta que ainda vem incompleta.

R.: mosilverio, esse é um fórum que os membros participam e ajudam uns aos outros, portanto não deveriam ser respondido apenas por moderadores do Biblivre, mais ter a participação de todos em trocar idéias.
A equipe Biblivre se esforça para responder o mais rápido possível, no entanto existem outras perguntas que também devem ser respondidas, além do fato que dividirmos o tempo com outras tarefas internas e ainda responder ao fórum, então, se você não pode esperar,me desculpe, mas isso não posso lhe ajudar.

Seria interessante, como já disse, que o processo fosse mais colaborativo.
R.: Concordo.

Por enquanto de livre o biblivre não tem nada, nem mesmo este forum é pois existe um moderador que libera (ou não quem sabe?!) as mensagens. Fosse o caso de moderar mensagens ofensivas etc tudo bem mas quaquer uma acho um abuso.
R.: mosilverio, abuso é vc escrever isso sem conhecimento de causa.
Existe moderação,pois de cada 1 mensagem pertinente ao Biblivre3, recebemos 3 de propaganda de sites, pornografia e conteúdo duvidoso, portanto se qualquer mensagem fosse aprovada automaticamente, esse fórum estaria em maus lençóis.

Acredito que todos que estão aqui acreditam no projeto e gostariam de colaborar, mas a postura deve mudar.
R.: Se começarmos com HUMILDADE em solicitar informações, visto que é um projeto livre e GRATUÍTO e não uma prestação de serviço tributada, acho que a colaboração vai melhorar.

Atenciosamente. :twisted:

mosilverio
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Out 2011, 12:47

Re: Biblioteca de dados

Mensagem por mosilverio » 07 Ago 2012, 15:01

Boa tarde wlucas

Reflita sobre o que você falou. Até então estou no campo das ideias e peço que não descambe para o pessoal.

As informações das etiquetas estão diferentes no banco de dados, já verifiquei. A pessoa que cadastrou fez uma importação a partir do excel, então pergunto se é preciso rodar algum aplicativo para atualizar as informações das etiquetas. Já que ela não usou o biblivre para o cadastro e pode ser iste o problema.

Com relação a maior participação no forum, como o desenvolvimento é concentrado e o código fonte não está disponível é praticamente impossível qualquer pessoa contribuir com algo que não seja só sobre a operação do programa. E por isto a sobrecarga sobre vocês. Espero que melhore, como você disse.

wlucas
Administrador
Mensagens: 1978
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Biblioteca de dados

Mensagem por wlucas » 08 Ago 2012, 13:43

Boa tarde Mosilverio.
As informações das etiquetas estão diferentes no banco de dados, já verifiquei. A pessoa que cadastrou fez uma importação a partir do excel, então pergunto se é preciso rodar algum aplicativo para atualizar as informações das etiquetas. Já que ela não usou o biblivre para o cadastro e pode ser iste o problema.

Os dados da tabela labels são diferentes da tabela cataloging_biblio, umas vez que toda a informação de obra esta concentrada no campo record, esse por sua vez, esta no formato iso2709 que não é claramente legível, mas depois de 'traduzido' pela biblioteca java marc4j, devolve as informações separadas para os objetos em java. Portanto, a tabela labels é apenas um repositório temporário (visto que ela é apagada se estiver marcado "Remover etiquetas da lista após impressão"), que detêm algumas informações de obras e exemplares para poder gerar a etiqueta.
Quando vc pergunta "é preciso rodar algum aplicativo para atualizar as informações das etiquetas", a resposta é não, pois que faz a inclusão e deleção é a regra de negócio no Biblivre3 toda vez que pede para gerar etiqueta.

Eu aconselho a mapear todo banco com alguma ferramenta case para vc entender o relacionamento das tabelas em especial, obras: cataloging_biblio - exemplares: cataloging_holdings, e estudar o funcionamento da biblioteca marc4j, para poder extrair/incluir informações do campo record em cataloging_biblio.

Atenciosamente. :ugeek:

Brito
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Mar 2016, 11:09

Re: Biblioteca de dados

Mensagem por Brito » 21 Mar 2016, 19:59

Boa Noite, Wlucas

Sou a Biblioteca que solicitando a proposta de migração para o Biblivre, já trabalhei com este sistema em alguma empresa que trabalhei, portanto eu conheço. O Sistema que trabalhamos hoje é o sophia ele tem marc 21, Z39, Tabela de autor Pha , catalogação AAcr2, classificação CDD 21 21 edição, Relatório Mec e envio de email cobrança obras em atraso, as etiquetas que trabalhos são as mesmas que a biblioteca Ramos Fernandez" Pimaco Etiqueta INKJET + laser 6180 tamanho real 25,4mm x 66,7mm cor branca.

Qualquer informação posso lhe passar

Ana Lucia R. Adorno
Bibliotecária da Instituição

Responder

Voltar para “Código Fonte”