Importar do Excel para o Biblivre

cjgomes
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jan 2012, 17:02

Importar do Excel para o Biblivre

Mensagem por cjgomes » 27 Set 2012, 18:13

Olá,
ultimamente estive com um problema pra resolver aqui no meu trabalho, migrar dados bibliográficos de uma planilha Excel para o Biblivre, confesso que foi um tempo de muita pesquisa, era totalmente leigo no assunto.

Dica para os que estão enfrentando o mesmo problema.
Consegui um progresso, mas pra isso tive que estudar um pouco as Tags do Marc21, pelos menos as principais, como:

Autor = 100
Título Principal = 245
Edição = 250
Local de publicação = 260$a
Editora = 260$b
Data = 260$c
Paginação = 300
Notas=500

Assistindo o vídeo do link abaixo, vc que tem catalogação em Excel ou Access vai saber o que fazer com essas numerações "Tags" do Marc21.
http://youtu.be/Kp_N3ncjS7Q

Depois da conversão de Excel para .mrk, você deve converter para .mrc.
Você pode fazer isso simplesmente abrindo o arquivo gerado com o MarcEditor e clicando em "salvar como" salvando na extensão MARC Files(*.mrc), Depois disso é só importar no Biblivre, na opção catalogação>importação.

já é um progresso na migração :)

Mas com isso fica faltando a separação por tipo de material como, Livros, Panfletos e outros. Nesse modelo todos são salvos como Livros.
Alguém pode me ajudar nesse sentido? Existe algum outro modo automatizado que já separe por tipo de materiais?


Espero ajudar alguém com essas informações, assim como espero que alguém também me ajude :).

Abraços.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re:Importar do Excel para o Biblivre

Mensagem por wlucas » 28 Set 2012, 08:52

Bom dia cjgomes.

Entre em contato com Irene: viewtopic.php?f=13&t=426

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

cjgomes
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jan 2012, 17:02

Re: Importar do Excel para o Biblivre

Mensagem por cjgomes » 28 Set 2012, 10:16

wlucas escreveu:Bom dia cjgomes.

Entre em contato com Irene: viewtopic.php?f=13&t=426

Atenciosamente. :ugeek:
Olá Wlucas, ela cobra, já entrei em contato com ela antes ;), é meio ruim mas,
ela informou que, o que conseguiu não foi com ajuda do Fórum Biblivre. :(

No entanto, fico no aguardo de um outro bom coração que saiba fazer isso, e compartilhe seu conhecimentos para nos ajudar.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re:Importar do Excel para o Biblivre

Mensagem por wlucas » 28 Set 2012, 18:53

Boa noite cjgomes.

Não estamos autorizados a fornecer informações especializadas sobre assuntos que fogem do foco, no entanto, segue uma superficial orientação:
http://www.biblivre.org.br/joomla/forum ... 3048#p3048

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

jco250156
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Set 2012, 00:17
Localização: Jaguarão - RS

Re: Importar do Excel para o Biblivre

Mensagem por jco250156 » 01 Out 2012, 09:23

Olá,
Seguindo dicas de cá, e alguma experiencia de excel e criação de mala direta integrando excel e word, criei um cadastro de um livro no sistema biblivre, só com o que eu queria,

nome do autor,
nome da obra,
classificação cdd básica da obra
3 letra iniciais do primeiro sobrenome do autor,
uma chamada tipo nnn,n para identificar o endereço fisico de localização da obra, nnn é estante e ,n é prateleira
local de publicação,
editora,
edição,
Qtd de páginas

exportei esse registro para pegar os campos e delimitadores que o sistema me criou
copiei as partes fixas identificadas para o meu gerador de mala direta, identifiquei colunas no excel, que continham as variáveis das obras e gerei um arquivo, que em seguida salvei como txt, ele tinha os delimitadores todos, e também as partes fixas e variáveis de todo o meu cadastro de excel onde eu tinha meus 11.000 livros, consegui editar com o markEdit, mas quando salvou e pude importar tudo para o Biblivre, já do formato mrc, veio tudo sem acentuação gráfica, preciso resolver essa parte na geração do meu arquivo, se alguém puder me ajudar agradeço. Continuo estudando, e posso disponibilizar modelos do que fiz, arquivos de excel, arquivos gerador de mala direta, etc.

Autor = 100
Título Principal = 245
Edição = 250
Local de publicação = 260$a
Editora = 260$b
Data = 260$c
Paginação = 300
Notas=500

Assistindo o vídeo do link abaixo, vc que tem catalogação em Excel ou Access vai saber o que fazer com essas numerações "Tags" do Marc21.
http://youtu.be/Kp_N3ncjS7Q

Depois da conversão de Excel para .mrk, você deve converter para .mrc.
Você pode fazer isso simplesmente abrindo o arquivo gerado com o MarcEditor e clicando em "salvar como" salvando na extensão MARC Files(*.mrc), Depois disso é só importar no Biblivre, na opção catalogação>importação.

já é um progresso na migração :)

Mas com isso fica faltando a separação por tipo de material como, Livros, Panfletos e outros. Nesse modelo todos são salvos como Livros.

Espero ajudar alguém com essas informações, assim como espero que alguém também me ajude :).

Abraços.

jco250156
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Set 2012, 00:17
Localização: Jaguarão - RS

Re: Importar do Excel para o Biblivre

Mensagem por jco250156 » 02 Out 2012, 10:34

Segui teus passos, peguei os campos iniciais do marc, gerando de dentro do próprio BIBLIVRE, e acrescentei os que eu queria, transportados do excel, gerei um arquivo txt, o biblivre importou tudo, posso até fazer um passo a passo, mas ainda to com um problema grave, NÃO ESTOU CONSEGUINDO IMPORTAR CORRETAMENTE OS CARACTERES ACENTUADOS, PRECISO DE SOCORRO.

juliana_subino
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Ago 2012, 15:24

Re: Importar do Excel para o Biblivre

Mensagem por juliana_subino » 04 Out 2012, 15:43

Olá, jco250156

Também tive o mesmo problema e resolvi assim:

Abri o arquivo em .txt (gerado do excel) com o bloco de notas. Escolhi a opção 'salvar como' e no campo 'codificação' alterei de AINSI para UTF-8. Salvei com o mesmo nome, substituindo o arquivo e aí foi só continuar os procedimentos para importação.

Copiei e colei a tela no word e estou anexando aqui um exemplo. Espero que ajude!

Abraços,
Juliana Subino
Anexos
migração - codificação txt.docx
(257.73 KiB) Baixado 1022 vezes

Responder

Voltar para “Conversão de dados de outro programa”