erro em recuperar backup

Forum para usuários do Biblivre 5
cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por cleydyr » 01 Ago 2018, 14:55

Oi, Paulo.

Num processo de investigação é necessário analisar algumas hipóteses primeiramente de forma a encontrar a solução de forma mais rápida e organizada. No seu caso, se o Biblivre 5 diz que o PSQL não foi encontrado e, até onde nós sabemos, o Biblivre 5 é instalado com uma configuração padrão do caminho do PSQL, a probabilidade maior é de que o psql realmente não exista no caminho que é configurado por padrão (C:\Arquivo de Programas\PostgreSQL\9.1\bin) como a aplicação informa.

No seu comentário eu vi que você afirma que tem o PostgreSQL 9.1 instalado porque ele foi instalado com sucesso. Antes de prosseguirmos, no entanto, eu realmente preciso que seja confirmado que o executável psql.exe está na pasta C:\Arquivo de Programas\PostgreSQL\9.1\bin. Isso vai garantir que não houve um bug na instalação do Biblivre 5.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

pmotta
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Nov 2017, 16:43

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por pmotta » 02 Ago 2018, 10:20

Olá Cleydyr,

Obrigado por responder.
Como afirmei antes, sim o executável PSQL do Postgre se encontra instalado e ativo, conforme imagens anexadas.
Anexos
Tela do monitor Biblivre com PSQL do Postgre ativado.png
Tela do monitor Biblivre com PSQL do Postgre ativado
Tela com o executável do PSQL do Postgre.PNG
Tela do diretório em que se encontra o executável PSQL do Postgre

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por cleydyr » 02 Ago 2018, 11:18

Perfeito, Paulo. Obrigado por prover as evidências da instalação no diretório.

Vamos tentar agora obter as informações direto no banco de dados e verificar se estão corretas. Execute o script anexo e inform pra a gente o que ele exibe depois de executado.
Anexos
exibir_configuracoes.bat.bat
Script para exibir configurações do psql e dump
(212 Bytes) Baixado 305 vezes
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

pmotta
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Nov 2017, 16:43

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por pmotta » 02 Ago 2018, 11:58

Cleydyr,

Agradeço o atendimento.
Executei o script e segue abaixo o resultado:

C:\Users\Paulo Motta\Documents\Aplicativos\Biblivre>pushd C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin

C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin>set PGPASSWORD=abracadabra

C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin>psql.exe -U biblivre -d biblivre4 -c "SELECT * FROM single.configurations WHERE key IN ('general.psql_path', 'general.pg_dump_path');"
key | value | type | required | modified | modified_by
----------------------+-------------------------------------------------+--------+----------+-------------------------+-------------
general.psql_path | C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin\psql.exe | string | f | 2017-09-28 15:05:38.735 | 1
general.pg_dump_path | C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin\pg_dump.exe | string | f | 2017-09-28 15:05:38.735 | 1
(2 registros)

C:\Program Files\PostgreSQL\9.1\bin>pause
Pressione qualquer tecla para continuar. . .


Gostaria de dizer que NÃO HÁ NENHUM PROBLEMA na execução da aplicação!!!!
Tanto o é que já a testei utilizando a opção NOVA BIBLIOTECA, preenchendo as configurações na aba Administração e restaurei o backup com sucesso.
Volto a dizer que o problema está na Tela Inicial que oferece "Restaurar" o Backup sem oferecer opção para as configurações do Postgre e SQL. O Biblivre deveria encontrar um mecanismo para permitir essa restauração sem exigir que entremos na opção NOVA BIBLIOTECA, que façamos a configuração desses 2 campos, etc.
Espero que tenha entendido agora.

Abraço

Paulo

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por cleydyr » 02 Ago 2018, 12:26

Ótimo. Então vemos que as configurações estão corretas no momento que você executou o script.

Nas diversas ocasiões em que investiguei problemas utilizando o backup de um usuário do Fórum, eu sempre comecei de uma instalação do zero do Biblivre 5 (e eu consigo garantir isso usando contêineres Docker). E a configuração do caminho do psql não precisa ser feita para fazer a restauração pois essa configuração já está definida com valor padrão.

Então, se eu compreendi bem, você está pedindo uma nova funcionalidade, correto?
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

pmotta
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Nov 2017, 16:43

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por pmotta » 03 Ago 2018, 10:09

Cleydyr,

Não estou solicitando funcionalidade nova!
Estou apontando uma inconsistência na funcionalidade!
Se você observar o anexo "Imagem 01-Tela inicial Biblivre5", em minha mensagem de 31.07.2018 23:07, a primeira tela que o Biblivre5 apresenta é aquela. Nela são dadas 3 opções. Se optar por restaurar um backup do Biblivre5, simplesmente não funciona e dá erro por falta do PSQL!
Esse referido erro se dá porque, para executar essa opção de restauração, precisa de uma passo de configuração antes! Ora, se precisa de um passo antes para não dar erro, conclui-se que a aplicação não está adequada à todos os requisitos do processe de restauração.
Ademais, no processo de restauração a partir de uma instalação nova, não orienta adequadamente o usuário a primeiro acessa pela opção "NOVA BIBLIOTECA" na qual ele conseguirá fazer a configuração e para só depois promover a restauração.

Diante do exposto, não se trata de melhoria e sim de correção.

Att.

Paulo

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por cleydyr » 03 Ago 2018, 10:19

Obrigado por esclarecer o motivo do post. Você está reportando um problema no Biblivre 5, que é o erro de PSQL não encontrado quando se tenta restaurar o backup.

Precisamos saber se isso pode ser reproduzido consistentemente ou se foi alguma configuração momentânea em seu ambiente que causou isso. Nos testes que eu fiz no meu ambiente, restaurar o banco de dados sempre termina com sucesso.

É necessário deixar claro que o Biblivre 5 não precisa de configuração inicial para encontrar o caminho do executável do psql. Ele é se autoconfigura (o programa tenta encontrar o caminho da instalação do psql através de busca no registro do Windows).

Você consegue reproduzir esse comportamento sempre?
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

pmotta
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Nov 2017, 16:43

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por pmotta » 03 Ago 2018, 10:26

Sim, consigo!
Cheguei a promover 3 instalações completas com sucesso.
E a cada vez, quando recebia essa tela inicial, que vem default, eu tentava fazer a restauração do backup gerado pelo Biblivre5 em outro PC, e acontecia o mesmo erro.
Ou seja, no meu caso ele não procurou os endereços do Postgre e PSQL automaticamente não, conforme você falou.

A princípio, achei super interessante poder iniciar minha biblioteca noutro PC apenas restaurando o Backup que já possuía; Mas confesso que achei estranho ter que entrar como NOVA BIBLIOTECA para somente estas 2 configurações, sendo que depois a restauração atualiza todas as configurações novamente, a partir do backup.

At.

Paulo

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por cleydyr » 03 Ago 2018, 11:34

Oi, Paulo.

Então tudo o que eu tenho que fazer é instalar o Biblivre 5 no Windows 10 e tentar restaurar um backup e vou obter um erro de PSQL não encontrado. Está correto?

Estou baixando uma máquina virtual do Windows 10 (para garantir que não haja nenhuma interferência de outras instalações) e vou realizar os testes conforme esses passos.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

pmotta
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Nov 2017, 16:43

Re: erro em recuperar backup

Mensagem por pmotta » 03 Ago 2018, 11:58

OI Cleydyr,

Isso Mesmo!
Você verá que quando executar o Biblivre5 a primeira vez lhe será apresentada a tela Inicial.

At.
Paulo

Trancado

Voltar para “Fórum Biblivre 5”