PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

dsveiga
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Jun 2011, 21:54

PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por dsveiga » 26 Set 2011, 22:57

Por um problema de configuração de meu micro, precisei reinstalar o sistema operacional. Reinstalei o Biblivre sem problmas e tentei resturar meu último backup. Quando cliquei em RESTAURAR recebi uma mensagem de erro que dizia: "O POSTGRESQL não foi encontrado. Não é possível restaurar uma cópia de segurança." Preciso de ajuda para saber como proceder. Agradeço antecipadamente o auxílio.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por wlucas » 27 Set 2011, 11:04

Bom dia dsveiga.

Por favor procure pela solução do problema nesse tópico "Mensagens de erros mais frequentes".

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

dsveiga
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Jun 2011, 21:54

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por dsveiga » 27 Set 2011, 19:09

wlucas escreveu:Bom dia dsveiga.

Por favor procure pela solução do problema nesse tópico "Mensagens de erros mais frequentes".

Atenciosamente. :ugeek:
Caro wlucas:
Antes de fazer a pergunta tive este cuidado, mas não encontrei nada parecido. Após trocar o sistema operacional, reinstalei o biblivre e todos os programas que o acompanham mas, ao tentar utilizar o backuprestore, não encontei quem tivesse relatado que, por não ter sido encontrado o PostgreSQL (que está instalado) não seria possível fazer uma cópia de segurança.
Encontrei problemas semelhantes sim, que orientavam a desinstalação do biblivre, do pstgre via promt de comando e o apagar a pasta de arquivo do postgre no Arquivos de Programa, bem como realizar a reinicialização do micro e a reinstalação dos programas. Fiz isso, mas o problema continuou exatamente o mesmo. Não consegui realizar a restauração da base. Não consigo entender o que fiz de errado, ainda mais com um sistema operacional novo e com o registro limpo. Espero que me dês uma luz. Obrigado.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por wlucas » 28 Set 2011, 12:56

Boa tarde Dsveiga.

Vamos aos testes.

Verifique se o serviço postgresql esta em execução, em:
http://www.biblivre.org.br/download/Err ... greSql.pdf

Se ele não estiver rodando, tente reiniciar o serviço, no entanto se o serviço não executar, faça os passos para por em conta local, conforme no pdf acima.

Se mesmo assim não funcionar, faça o seguinte passo-a-passo:

1- Desinstale o PostgreSQL pelo Painel de Controle;

2- Vá no menu Iniciar -> Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador -> Usuários e Grupos locais -> clique em USUÁRIOS -> clique com o botão direito em POSTGRES e excluir;

3- Vá na unidade C: (Meu computador) - Arquivos de Programas -> PostgreSQL e exclui a pasta;

4-Verifique se o serviço postgresql-8.4 foi removido;

5- Reinicie o computador e instale o Biblivre3 novamente.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

dsveiga
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Jun 2011, 21:54

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por dsveiga » 28 Set 2011, 20:19

wlucas:
realizei os passos que indicaste no .pdf e acessei o biblivre, mas esse não era o problema. Eu já conseguia acessá-lo antes. O que não consigo é realizar o Backuprestore porque, ao tentar restaurar o backup, tenho uma mensagem de erro que diz: "O POSTGRES NÃO FOI ENCONTRADO. NÃO É POSSÍVEL REALIZAR UMA CÓPIA DE SEGURANÇA." Ocorre que o postgres existe e foi iniciado (o que possibilitou a realização dos passos indicados no .pdf). Mas isso não resolveu o problema.
Eu já tinha tentado realizar os passos seguintes tentando desinstalar o biblivre via Ferramentas Administrativas - Gerenciamento do computador. Mas ao fazer isso não encontro o Usuários - Grupos locais. (conforme imagem em anexo) Isso me deixou muito intrigado porque me deixa sem ter o que fazer.

Para resolver o problema também já apaguei o postgre via promt de comando e fiz os três passos seguintes:
3- Vá na unidade C: (Meu computador) - Arquivos de Programas -> PostgreSQL e exclui a pasta;
4-Verifique se o serviço postgresql-8.4 foi removido;
5- Reinicie o computador e instale o Biblivre3 novamente.
Mas o problema continuou exatamente o mesmo.
Mas eu tenho esperança de que alguma coisa ainda pode ser feita.
Um [ ]
Anexos
imagem.JPG
Gerenciamento do computador sem o Usuários - Grupos locais

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por wlucas » 30 Set 2011, 10:33

Bom dia Dsveiga.

Não aparece Usuários e Grupos Locais para vc, pois sua versão do Windows XP é a Home, confere ?.
Veja em Propriedade do Sistema.

Execute esse comando por favor e me diga o que aparece:

cmd /c tasklist /nh /svc /fi "imagename eq pg_ctl.exe" /fo csv

Estou suspeitando que o seu Windows não suporte esse comando, portanto o BackupRestore não vai rodar.

Contudo, vc pode restaurar sua base de forma manual.

viewtopic.php?f=14&t=93

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

dsveiga
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Jun 2011, 21:54

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por dsveiga » 30 Set 2011, 23:10

Sim, Windows XP home. Quando foi reinstalado o sistema operacional este foi o utilizado, infelizmente. Não tive oportunidade de conversar com o técnico sobre isso.

Quando executei o comando que você me indicou, apareceu a seguinte mensagem:
“tasklist” não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Ao restaurar manualmente, não resolveu renomear o arquibo .b3b para .sql e compactá-lo para descompactar, porque o winzip não reconhece o arquivo. Mas compactei e o descompactei o arquivo (não sei se isso faz diferença) e troquei a extensão para sql. Executei suas orientações com o promt de comando e o resultado não foi o esperado. Envio jpg para sua análise, bem como cópia da base.

Se eu precisar executar todas estas operações e torcer para dar certo cada vez que precisar recuperar um backup, prefiro trocar o sistema operacional. É mais fácil.
De qualquer forma muito obrigado pela ajuda.
Anexos
backup_11082011.b3b
(16.63 KiB) Baixado 656 vezes
promt de comando.JPG

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por wlucas » 03 Out 2011, 11:42

Bom dia Dsveiga.

Sinto lhe informar, mas vc executou o passo a passo de forma errada.
Leia atentamente, pois esse procedimento ja esta batizado por vários usuários que fizeram uso.

Uma vez que vc consiga restaurar a base, vc poderá salvar os comandos em um arquivo de texto com extensão BAT, para sempre que precisar rodar o backup sem muito trabalho.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

anysenna
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Jun 2011, 16:36

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por anysenna » 06 Out 2011, 22:08

Olá colegas,
estou tentando importar os dados do arquivo de backup para meu net book, no entanto, quando efetuo a solicitação de importação, o Biblivre traz a mensagem de "PREENCHA O CAMPO FORMATO MARC", o que isso quer dizer!

Aguardo ajuda.

Abraços,
Ana Paula

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: PROBLEMA PARA RESTAURAR BACKUP

Mensagem por wlucas » 07 Out 2011, 12:19

Boa tarde Ana.

Da forma que vc esta fazendo, é para importação de registro Marc e não restauração de banco de dados.

Siga o procedimento no link abaixo:

viewtopic.php?f=14&t=125

Obs.: Leia o manual do Biblivre3 para compreender o funcionamento. :mrgreen:

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Mensagens de erros mais frequentes”