Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na internet?

Gilberto Mendes Rios
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Set 2015, 18:59

Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na internet?

Mensagem por Gilberto Mendes Rios » 15 Set 2015, 19:13

Olá a todos!

Eu juro que tentei. Já li o manual de ajuda, Já olhei os tutoriais da internet, vi os videos do youtube, liberei as portas tp 80 e 8080...

Mas não consegui colocar meu biblivre na internet.

Como devo fazer? A questão é criar um domínio na internet?

obrigado!

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por wlucas » 16 Set 2015, 20:17

Boa noite Gilberto Mendes Rios.

O Biblivre 3 e 4 já vem prontos para ser usado na internet.

O que precisa saber como é sua estrutura de internet.

Por exemplo, se seu servidor esta atrás de um switch, é necessário por o ip do servidor na DMZ do switch para ele ser visto por quem esta do lado de fora.

Um teste que vc pode fazer é ver qual o ip de saída e estando em uma outra internet, pingar esse ip, se der zero perda de pacote, significa que o ip esta sendo visto.

Acesse esse site e ele vai dizer qual o seu ip de saída:

http://whatismyipaddress.com/


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Gilberto Mendes Rios
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Set 2015, 18:59

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por Gilberto Mendes Rios » 17 Set 2015, 10:38

Obrigado pela atenção.

Sara Pereira
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Out 2015, 11:15

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por Sara Pereira » 28 Fev 2016, 09:45

Preciso de ajuda com o mesmo assunto. O TI do meu trabalho informou que não será possível colocar o Biblivre para que os usuários tenham acesso via internet, pois para isso ele precisa estar em rede. E não é possível colocar em rede porque o Biblivre não aceita o JAVA atualizado e os computadores da empresa que trabalho precisam do JAVA atualizado para outras atividades. Por enquanto, o Biblivre está acessível apenas em 1 computador. E o objetivo é que todos da empresa tenham acesso ao acervo para as pesquisas e reservas dos livros.
Eu escolhi o Biblivre, pois no site diz em recursos que ele é acessível por browser e pela intranet, isso realmente é possível? Preciso de ajuda!!

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por wlucas » 03 Mar 2016, 23:50

Boa noite Sara Pereira.

O Biblivre funciona perfeitamente no Java 1.6 ao 1.8, ou seja java 6,7 e 8, tanto no Windows como Linux.

A sua estrutura esta quase formada, basta apenas 1 computador com Biblivre e os demais acessam via rede local, ou caso queiram, pode acessar via internet.

Para melhor segurança o computador deve ser um computador servidor, que fique ligado 24 horas e tenha rotina de backup diária do acervo.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Sara Pereira
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Out 2015, 11:15

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por Sara Pereira » 09 Mar 2016, 20:01

Veja se pode me ajudar. Abaixo segue o relato do técnico de informático sobre o que estamos enfrentando aqui na empresa.

"Este caso não acontece apenas no escritório Moreira e Menezes, perguntei a alguns colegas e também acontece na IAB onde um dos colegas atende sempre que alguém atualiza o java da erro.

Mas vamos falar do Moreira e Menezes, a maioria das estações são win8.1 e duas win10.

O que aconteceu foi o seguinte:

Foi configurado na estação da biblioteca normalmente e funcionava bem ate que fiz as atualizações do windows e java 8.73, mesmo desinstalando o java e instalando a versão 7 do java não voltou ao normal, então decidi restaurar o sistema para uma data que estava funcionando e mesmo assim não deu certo.

Foi quando resgatei o BKP mais recente e instalei na estação da Sra. Clara que funcionou sem problemas cujo o sistema é o mesmo da biblioteca win8.1, foi realizada manutenção e atualizações windows e o biblivre continuava funcionando sem problemas e em outra manutenção atualizei o java que eu não sabia que era o motivo do erro que no mesmo dia a Sra. Sara chegou para trabalhar e apresentou o mesmo erro da estação da biblioteca.

Infelizmente não tenho o print da tela com o erro, mas se a Sra. Sara estando no escritório Moreira e Menezes pode tirar um print do erro pela maquina da Sra. Clara que continua dando o erro que eu já desinstalei o java e instalei uma versão anterior também.

Lembrando que as estações que serão clientes muitas das vezes terá que atualizar o java pois eles utilizam o certificado digital que em muitos dos site utilizados pelos usuários necessita da versão mais nova do java.

Seria muito grato se tivesse um tutorial mais explicativos para colocar em rede".

Sara Pereira
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Out 2015, 11:15

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por Sara Pereira » 09 Mar 2016, 20:05

E ainda volto com outro detalhe. Tenho o programa Biblivre no meu computador pessoal, na mesma versão do Biblivre da empresa. Por que ao colocar login e senha da empresa no Biblivre da minha casa não consigo acessar ao acervo?
Mesma versão do programa, mesmo login e senha, acesso via browser....não entendo porque o sistema não faz essa leitura.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por wlucas » 09 Mar 2016, 21:25

Boa noite Sara Pereira.

Sobre o Java é necessário o erro para poder ser verificado.

Biblivre em rede:

viewtopic.php?f=71&t=4142&start=0


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por wlucas » 09 Mar 2016, 21:33

Boa noite Sara Pereira.

Você tem que verificar se o Biblivre em sua empresa foi disponibilizado na internet.E para acessá-lo, terá que ser feito pela url de internet.

Se você esta acessando de sua casa usando http://localhost/Biblivre4, você tem o Biblivre instalado e esta acessando ela, e não o da empresa.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Sara Pereira
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Out 2015, 11:15

Re: Como disponibilizar meu BibLivre para consultas na inter

Mensagem por Sara Pereira » 10 Mar 2016, 14:19

Pelo que eu li no link da resposta anterior, com o Biblivre no servidor, geraria um link como esse por exemplo
http://192.168.0.2/Biblivre4, e aí de casa eu acessaria pelo browser esse link, e ao colocar o login e senha da empresa acessaria o acervo da empresa. Entendi certo?

Responder

Voltar para “Biblivre via Web (Internet)”