Baixa de livros

simone.soares
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Fev 2012, 09:30

Baixa de livros

Mensagem por simone.soares » 08 Mar 2016, 15:51

Boa tarde !!!
No final do mês de fevereiro muitos de nossos livros foram danificados em virtude de uma goteira, necessitando que sejam retirados do acervo por má condição física.
Então surgiu a necessidade de dar baixa dos livros no sistema biblivre versão 3.0.23. Por isso, preciso saber como dar baixa desses livros, já que o sistema não possui esse recurso? Devo excluir o registro ? Gostaria de receber esclarecimentos a respeito.

Também gostaria de saber se já foi liberado o código fonte do biblivre versão 3.0.23.

Atenciosamente,
Simone

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Baixa de livros

Mensagem por wlucas » 08 Mar 2016, 22:35

Boa noite simone.soares .

Em Catalogação Bibliográfica, procure pela obra desejada, abra-a e vá até a aba Registro, vá ao final da página e clique no Tombo Patrimonial, na aba Formulário, no campo Disponibilidade, ponha o exemplar como indisponível.

Eu não tenho certeza se é em nota interna/pública que você poem o motivo da indisponibilidade.

Sobre código fonte, procure na seção correspondente.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

simone.soares
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Fev 2012, 09:30

Baixa de livros

Mensagem por simone.soares » 10 Mar 2016, 13:35

Boa tarde

Grata por sua resposta com eficiência. Fiz o que me sugeristes e funcionou, porém o sistema quando peço a quantidade total de livros, ele contabiliza o exemplar que foi colocado em indisponibilidade. O relatório também não me informa que o livro foi dado baixa. Tem uma forma do sistema não contabilizar os números de registros que serão dados baixa quando clico em listar todos?

Atenciosamente,
Simone

simone.soares
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Fev 2012, 09:30

Baixa de livros

Mensagem por simone.soares » 22 Mar 2016, 15:52

Boa tarde !!!
Como havia falado anteriormente, no final do mês de fevereiro muitos de nossos livros foram danificados em virtude de uma goteira, necessitando que sejam retirados do acervo por má condição física.
Então surgiu a necessidade de dar baixa dos livros no sistema biblivre versão 3.0.23. A solução que obtive pelo fórum foi colocar os livros que dei baixa em "Indisponibilidade", isso já fiz, porém surgiu uma outra necessidade: obter relatório dos livros em indisponibilidade e também contabilizar o título total do acervo para saber quantos títulos atualmente tenho, já que quase 200 títulos tiveram baixa patrimonial, mas há situações em que um título possuía 4 exemplares e somente 2 foram danificados. Gostaria de saber como posso ter o quantitativo total de títulos do acervo subtraindo dos que dei baixa, por que quando deixo o livro indisponível o Biblivre continua contabilizando os títulos que estão indisponíveis. Qual a solução para que eu possa ter um quantitativo real de títulos disponíveis. Aguardo uma sugestão.

Atenciosamente,
Simone

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Baixa de livros

Mensagem por wlucas » 22 Mar 2016, 20:41

Boa noite simone.soares.

Por favor teste para saber se funciona:

viewtopic.php?f=34&t=1440&p=3362&hilit= ... Dvel#p3362

Para restrição de acesso ao emprestimo de um determinado EXEMPLAR de uma Obra, use a aba MARC para incluir no registro do EXEMPLAR , a MARC tag 876__|h Nota de acesso restrito, com um comentário de restrição ao empréstimo domiciliar ou entre bibliotecas.Ex: 876 __ |h Restrito ao empréstimo ou no FORMULÁRIO de registro do EXEMPLAR use a MARC tag 852 |z - Notas públicas para incluir nota de restrição ao emprestimo de um determinado exemplar. Ex: Exemplar restrito ao emprestimo ou Exemplar de consulta local e na caixa Disponibilidade assinale que o EXEMPLAR está Indisponível para empréstimo .

viewtopic.php?f=54&t=1499&p=3443&hilit= ... Dvel#p3443


Se isso não resolver, me informe por favor, para poder encaminhar ao pessoal de desenvolvimento.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

simone.soares
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Fev 2012, 09:30

Baixa de livros

Mensagem por simone.soares » 03 Jul 2017, 10:50

Bom dia !
Infelizmente não obtive êxito em realizar as recomendações para baixa patimonial.
Sugestão para incluir no biblivre 5:

Relatório de baixa patrimonial (livros que foram excluídos do acervo);
Relatório por título;
Emitir relatório por registro levando em consideração o ano (ex. todos os registros de 2009 independente do tipo de material) porque o relatório por registro vem com os anos misturados;
Incluir o campo de imprenta no panfleto;
Relatório de consulta e de empréstimo.

Por hora são essas as sugestões para melhor funcionamento do Biblivre 5.
Grata.

Responder

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”