Vocabulário Controlado

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Vocabulário Controlado

Mensagem por csouza » 20 Set 2012, 19:04

1. Há interação entre a Catalogação bibliográfica e o Vocabulário Controlado ?

R: No Biblivre 3 há interação entre a Catalogação bibliográfica e o Vocabulário Controlado para os campos 600-610-611-630-650-651.
Digite a primeira letra do Assunto - Nome pessoal/Evento/Entidade Coletiva/Título uniforme/Tópico/Nome geográfico nos respectivos campos(600/610/611/630/650/651) do FORMULÁRIO de catalogação e aparecerão as ocorrências correspondentes que estiverem cadastradas no Vocabulário Controlado. Selecione a opção desejada.

2. Como proceder para importar registros de vocabulário de outras bibliotecas ?

R: Para inserir um NOVO registro no Vocabulário Controlado há duas alternativas:

a) Inclusão de NOVO registro na aba MARC do Vocabulário Controlado usando o recurso selecionar-copiar-colar as tags MARC de um registro existente em um catálogo referencial, conforme descrito no item 6.3, páginas 93-95 do Manual disponível na interface do programa em Ajuda;
EX: Catálogo de Terminologia de Assuntos da FBN - Fundação Biblioteca Nacional em http://autoridades.bn.br/scripts/odwp01 ... r:assuntos

b) IMPORTAÇÃO de arquivo em formato ISO2709 MARC/Unicode-UTF-8, de um catálogo referencial, conforme descrito no item 6.4.3, página 99 do Manual disponível na interface do programa em Ajuda;
EX: LC Authorities - Biblioteca do Congresso Norte-americano http://authorities.loc.gov/

Exemplo ilustrativo
Para importação de assuntos geográficos da FBN
No Biblivre 3, em CATALOGAÇÃO - VOCABULÁRIO selecione o botão NOVO e a aba MARC.
acesse o catálogo de Terminologia de Assuntos da FBN:
http://autoridades.bn.br/scripts/odwp01 ... r:assuntos
Digite o termo desejado para iniciar a busca. Ex: Ribeirão Preto (SP)
Visualize o resultado, em formato Marc, na aba MARC e use o recurso selecionar-copiar-colar para transferir o registro para o VOCABULÁRIO do Biblivre.
Antes de SALVAR, efetue alguns ajustes. Ex: mude a MARC tag 151 para 150 (termo tópico adotado), 451 para 450 (UP - remissiva para TE não usado) e 751 para 750 (Termo tópico adotado no tesauro citado). Selecione o botão SALVAR. Para verificar, selecione a aba Busca e digite o termo na caixa Contendo o texto no Atributo Termo TE.
Se o assunto geográfico estiver cadastrado no VOCABULÁRIO será possivel em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA - FORMULÁRIO - CAMPO 651 Assunto - Nome geográfico - subcampo |a - Nome geográfico, efetuar interação com o VOCABULÁRIO.

3. Existe alguma maneira de gerar um relatório de assuntos, para padronização e correção ?

R: No Biblivre 3 ainda não está dispónível em ADMINISTRAÇÃO - RELATÓRIOS, um relatório da estrutura hierárquica dos têrmos cadastrados no Vocabulário para padronização e correção dos termos.
Para geração de um relatório dos Termos Específicos (TE) adotados no Vocabulário, selecione BUSCA - VOCABULÁRIO - LISTAR TODOS - IMPRIMIR (Manual item 4.3,pábinas 43-45) ou CATALOGAÇÃO - VOCABULÁRIO - LISTAR TODOS - IMPRIMIR.
(Manual item 6.3, páginas 93-95).
Em ADMINISTRAÇÃO - CONFIGURAÇÃO é possível configurar o número de registros por página. (Manual item 8.8 páginas 124-125)
Para padronização e correção do Vocabulário, temporariamente, acesse BUSCA - VOCABULÁRIO - LISTAR TODOS (Manual item 4.3,pábinas 43-45), em seguida selecione cada termo, para visualizar a estrutura hierárquica composta dos elementos MARC que tenham sido cadastrados no formulario:
040 - Fonte de catalogação
150 - TE (termo específico)
450 - UP (termo usado para)
550 - TG (termo genérico)
360 - VT/TA/TR (ver também, termo associado, termo relacionado)
670 - Nota de origem do termo
680 - Nota de escopo
685 - Nota de histórico
750 - Termo tópico
913 - Código local
Copie a imagem da FICHA de cada termo e cole em um editor de texto. Repita o procedimento para copiar cada FICHA dos termos do Vocabulário. O botão PRÓXIMO exibe o registro seguinte de uma mesma página.
Em ADMINISTRAÇÃO - CONFIGURAÇÃO é possível configurar o número de registros por página. (Manual item 8.8 páginas 124-125) Ao concluir a cópia das fichas dos termos do Vocabulário, imprima o arquivo gerado pelo editor de texto.
Em CATALOGAÇÃO - IMPORTAÇÃO é possível importar para a base vocabulário. (Manual item 6.4.3, página 99)

Voltar para “Biblioteconomia”