Biblivre 6

cmnabeto

Biblivre 6

Mensagem por cmnabeto » 25 Jun 2024, 15:58

Na página oficial do Biblivre, aponta-se no boletim 34 (http://biblivre.org.br/joomla/bbolletim34.html), de 2017, o lançamento "em breve" do Biblivre 6.

Fica então a pergunta hoje, em 2024: em que pé está o desenvolvimento do Biblivre 6?

wlucas
Administrador

Re: Biblivre 6

Mensagem por wlucas » 26 Jun 2024, 14:18

Boa tarde cmnabeto.

Havia o planejamento do lançamento em 2017/2018, mas como ocorreram muitos problemas burocráticos que impediram seu lançamento.

Atualmente estamos esperando sinal verde pra dar continuidade na próxima versão.
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

cmnabeto

Mensagem por cmnabeto » 29 Jun 2026, 09:58

Boa tarde!

Alguma novidade em relação ao lançamento do Biblivre 6? Qual o status do projeto?

cleydyr
Administrador
Contato:

Mensagem por cleydyr » 30 Jun 2026, 08:06

Olá, cmnabeto.

Não faço parte da equipe do Biblivre oficial, então não posso falar por eles. O que eu posso falar é que eu tenho uma derivação (chamamos de fork) do Biblivre oficial que eu o venho estado mantendo e evoluindo.

O status atual desse projeto derivado é que eu estou neste momento refazendo a "carcaça" (o frontend) do Biblivre. O código da versão oficial está em um estado que torna muito difícil adicionar novas funcionalidades, algumas há muito tempo pedidas pela comunidade. Também fica difícil desenvolver qualquer coisa seguindo boas práticas quando as tecnologias e padrões da base de código são de há mais de 15 anos (isso em termos de tecnologia de desenvolvimento é uma eternidade).

Você pode ter uma ideia de como vai ficar a carcaça da minha derivação do Biblivre indo ao portal da Rede de Bibliotecas Comunitárias Baixada Literária (https://baixadaliteraria.biblivre.cloud/spa/search).

Posso dizer que gostaria de ter essa versão já liberada para uso geral, mas, estando sozinho, o trabalho para deixá-la disponível para baixar é muito lento.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Sugestões”