Dúvidas catalogação

cmmararuama
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Set 2014, 13:51

Dúvidas catalogação

Mensagem por cmmararuama » 22 Set 2014, 17:22

Boa tarde, Carisa!
O Centro de Memória Municipal de Araruama encontra~se em fase de reestruturação e implantação do Biblivre. O acervo é composto por livros, periódicos, documentos textuais e fotográficos(aproximadamente 6.000 fotos).
Gostaríamos de esclarecer algumas dúvidas com relação ao preenchimento do formulário de catalogação:
Em qual "material" podemos classificar documentos textuais avulsos ( ofícios, decretos e etc);
Qual o sistema de classificação mais indicado, CDD ou CDU? Uma vez definido, podemos utilizá-lo também para fotos e textos?
Agradeço desde já.

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: Dúvidas catalogação

Mensagem por carisa » 22 Set 2014, 19:41

Boa noite, Cmmararuama.

Bem, de fato o Biblivre não possui como tipo de material nenhum dos que foi citado, todavia, aconselho a catalogá-los em Panfletos, por serem documentos textuais avulsos.

Em relação à CDD ou CDU, isso depende de cada biblioteca. A CDD é indicada para qualquer biblioteca, principalmente aquelas de assuntos gerais como: públicas, comunitárias, escolares e até virtuais, pois envolvem uma grande quantidade de assuntos envolvidos no acervo. Já a CDU embora seja uma classificação geral, é mais indicada para bibliotecas especializadas, pois o assunto é classificado de acordo com o contexto da disciplina. Mas, torno a dizer, esta classificação depende do interesse e das necessidades que cada biblioteca tem em relação a que informações devem constar na sua catalogação.

Att.

Carisa

Responder

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”