Tompo Patrimonial - urgente

andreabatistape
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Mai 2011, 11:26

Tompo Patrimonial - urgente

Mensagem por andreabatistape » 16 Mai 2011, 11:37

Bom dia pessoal...

Preciso de ajuda, no Biblivre o usuário pode preencher seu próprio tombo patrimonial, o grande problema é que não sei onde encontro este tombo, e que parte eu vejo ele, e como fazer para ter o meu próprio tombo.

É que quando vou ver empretimo, temos que colocar o tombo patrimonial ou código de barras, eu não sei onde vejo isso no registro. como ter estes dados?

Grata por uma informação.

abraços

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Tompo Patrimonial - urgente

Mensagem por csouza » 16 Mai 2011, 22:04

O usuário do Biblivre 3 pode preencher o tombo patrimonial, campo localizado no registro do exemplar, com o padrão usado na biblioteca. Caso deixe o campo vazio o programa criará, automaticamente, uma notação de tombo patrimonial.

No módulo CIRCULAÇÂO _ EMPRÈSTIMO, para identificação do exemplar da obra a ser emprestada, podem ser usados, tanto o tombo patrimonial, quanto o serial do exemplar (código de barras). Ambos constam dos respectivos registros e podem ser visualizados, também nas etiquetas e nos relatórios.

O serial da obra e o serial do exemplar são números que correspondem aos registros (da obra e dos exemplares) na base de dados PostgreSQL.

No Biblivre 3, o código de barras corresponde ao serial do EXEMPLAR (o serial permanece o mesmo quando a base de dados foi migrada do Biblivre 2 ou do Biblivre 1). Após a instalação do programa, use a BUSCA em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA e o atributo código de barras (com leitor ou digitando manualmente) para localizar o serial do EXEMPLAR desejado (numero que consta logo abaixo do código de barra na etiqueta interna gerada pelo programa). No Biblivre 3 , o serial da OBRA (o serial permanece o mesmo quando a base de dados foi migrada do Biblivre 2 ou do Biblivre 1) pode ser buscado em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA pelo atributo serial da obra.

Diferentemente, o tombo patrimonial é uma notação padronizada de registro dos exemplares da coleção da biblioteca formada por: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}, ex: Bib.2007.23. O prefixo é escolhido durante a migração. O ano e a contagem no ano dependerá da data de criação de cada registro (migrado ou novo). Sendo assim, se houver migração, o Biblivre 3 gerará TOMBOS PATRIMONIAIS, mas manterá os mesmos SERIAIS gerados pelo Biblibre 2 ou Biblivre 1. O usuário pode preencher o seu próprio tombo patrimonial ou usar um gerado automaticamente pelo programa, no formato <prefixo>.<ano atual>.<contagem no ano atual> (ex: Bib.2010.12). O prefixo pode ser alterado em Administração - Configuração - Prefixo do tombo patrimonial. O usuário recebe um erro quando tenta cadastrar um tombo patrimonial que existe em outro exemplar. A contagem no tombo patrimonial reinicia a cada ano. Se o usuário mudar o prefixo do tombo patrimonial, a contagem por ano volta a 1. Mudar o prefixo do tombo patrimonial nas configurações não muda todos os registros que constam na base de dados, afetando apenas os futuros registros a serem incluídos. Use a BUSCA em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA e o atributo tombo patrimonial.

Consulte o Manual que acompanha o produto e está disponível na interface de abertura e de gerenciamento em AJUDA e as Perguntas Frequentes em http://www.biblivre.org.br/joomla/index ... 60&lang=pt

Trancado

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”