codigo de barra

claudia spinola
Mensagens: 29
Registrado em: 27 Set 2011, 14:50

codigo de barra

Mensagem por claudia spinola » 21 Nov 2011, 08:32

Gente pq o codigo de barra não acompanha o numero de tombo, se ta na seguencias?como faco para ficar iguais o tombo e o codigo de barras?e como olhar qual o utimo livro cadastrado?

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: codigo de barra

Mensagem por csouza » 21 Nov 2011, 16:55

No Biblivre 3.0.13, o CÓDIGO DE BARRAS corresponde ao serial do EXEMPLAR.
O serial da obra e do exemplar (código de barras) são números que correspondem, respectivamente, aos registros eletrônicos da obra e seus exemplares na base de dados PostgreSQL.

O TOMBO PATRIMONIAL é uma notação padronizada de registro dos EXEMPLARES de uma dada OBRA na coleção da biblioteca. A notação do tombo patrimonial, gerada automaticamente pelo programa Biblivre, é formada por: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}. O prefixo é escolhido durante a instalação/migração, e pode ser modificado em ADMINISTRAÇÂO - CONFIGURAÇÃO para o próximo registro a ser gerado. O ano dependerá da data de criação de cada registro (migrado ou novo)e o número do exemplar seguirá a seguência dos exemplares registrados na base de dados. Ex: Bib.2007.23

Essa notação pode ser visualizada na aba MARC do registro do EXEMPLAR, tag 949 subcampo |a.

Sendo assim, o Biblivre 3 gera, automaticamente, o número de Tombo Patrimonial para cada EXEMPLAR, quando o campo TOMBO PATRIMONIAL é deixado vazio, ao SALVAR o registro do EXEMPLAR. Neste campo, pode ser digitada qualquer outra informação de tombamento utilizada pela biblioteca.

Na BUSCA, recupere o registro pelo CÓDIGO DE BARRAS (serial do exemplar) que consta na etiqueta interna do exemplar, digitando manualmente o numero ou usando o leitor de CÓDIGO DE BARRAS, ou faça a busca pela notação do TOMBO PATRIMONIAL.

Para melhor compreensão da diferença dos conceitos de serial de EXEMPLAR (código de barras), e tombo patrimonial , sugiro gerar o Relatório Completo de Tombo Patrimonial.

No Biblivre 3.0.13, para visualizar a última OBRA/EXEMPLARES cadastrados sugiro gerar o Relatório de Cadastro de Exemplares.

claudia spinola
Mensagens: 29
Registrado em: 27 Set 2011, 14:50

Re: codigo de barra

Mensagem por claudia spinola » 22 Nov 2011, 13:24

Sr.
Acho que não entendeu minha pergunta, ex:cadastrei o tombo manual -BIB150, quer dizer o tombo é 150, mas o codigo de barra apareceu 153, como faco para consertar e o codigo ficar certo acompanhar o tombo, tem como consertar para os dois ficarem com a mesma numeracão, caso aconteca isso nnovamente como consertar.

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: codigo de barra

Mensagem por csouza » 22 Nov 2011, 18:38

A igualdade na sequência é mera coincidência. Não há erro caso esses números sejam diferentes.

No Biblivre 3.0.13, o TOMBO PATRIMONIAL e o CÓDIGO DE BARRAS são numerações distintas, com conceitos e funções próprias.

O CÓDIGO DE BARRAS obedece a uma sequência numérica que corresponde ao registro eletrônico do exemplar de uma obra na base de dados PostgreSQL. Ex: 153

O TOMBO PATRIMONIAL é uma notação padronizada de registro do EXEMPLAR na coleção de uma biblioteca. Para visualizar essa notação acesse a aba MARC do registro do EXEMPLAR, e a MARC tag 949 subcampo |a. O tombo patrimonial, pode ser gerado, automaticamente, pelo programa Biblivre: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}. Ex: Bib.2007.23 ou digitada manualmente. Ex: BIB150.

Teste na BUSCA, a recuperação do EXEMPLAR pelo CÓDIGO DE BARRAS (numeração que consta na etiqueta interna do exemplar) e pelo TOMBO PATRIMONIAL (notação que consta na etiqueta de lombada).

Para melhor compreensão da diferença que há entre o código de barras e do tombo patrimonial , sugiro gerar o Relatório Completo de Tombo Patrimonial.

Responder

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”