Instalação Biblivre 5 no CENTOS 6.9

Forum para usuários do Biblivre 5
crowley_z
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Abr 2018, 14:01

Instalação Biblivre 5 no CENTOS 6.9

Mensagem por crowley_z » 27 Abr 2018, 11:20

Gostaria de instalar o biblivre versão 5 no CENTOS 6.9, existe algum tutorial ou passo a passo? Versão da biblivre pronta para ser instalada na plataforma?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Instalação Biblivre 5 no CENTOS 6.9

Mensagem por cleydyr » 29 Abr 2018, 20:32

crowley_z escreveu:Gostaria de instalar o biblivre versão 5 no CENTOS 6.9, existe algum tutorial ou passo a passo? Versão da biblivre pronta para ser instalada na plataforma?
Oi, crowley_z. Tudo bem?

Ainda não há um pacote pronto para a instalação do Biblivre 5 para plataformas além do Windows.

Normalmente, o que se faz é instalar as dependências do Biblivre 5 (Java, Tomcat, Apache, PostgreSQL) manualmente. Tem um tutorial destacado no fórum para instalar o Biblivre 5 no Linux Educacional 5.0, mas algumas pequenas adaptações teriam que ser feitas para o seu sistema (o gerenciador de pacote e os caminhos dos arquivos de configuração, por exemplo).

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

crowley_z
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Abr 2018, 14:01

Re: Instalação Biblivre 5 no CENTOS 6.9

Mensagem por crowley_z » 30 Abr 2018, 11:00

"Ainda não há um pacote pronto", posso acreditar que existe um pacote sendo desenvolvido ou esperamos alguém da comunidade para criá-lo?
Se sim existe alguma previsão?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Instalação Biblivre 5 no CENTOS 6.9

Mensagem por cleydyr » 30 Abr 2018, 14:54

crowley_z escreveu:"Ainda não há um pacote pronto", posso acreditar que existe um pacote sendo desenvolvido ou esperamos alguém da comunidade para criá-lo?
Se sim existe alguma previsão?
Desculpe, mas eu não tenho informação sobre a produção desse pacote ou de projetos futuros para disponibilizá-lo. O mais provável é que a equipe de desenvolvimento do Biblivre esteja aguardando a contribuição da comunidade mesmo.

Você gostaria de contribuir, crowley_z? :D Ajudaria bastante!

Abraço e bom feriado!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Instalação Biblivre 5 no CENTOS 6.9

Mensagem por cleydyr » 13 Mai 2018, 18:24

Passei boa parte deste fim de semana examinando a possibilidade de prover o Biblivre 5 como um pacote instalável pelo yum. Mas, infelizmente, vou ficar devendo esse benefício, já que eu não conheço o suficiente de construção de pacotes rpm para prover o pacote necessário. Estou trabalhando no provimento de imagens Docker que podem ser instaladas em diversas distribuições, abstraindo a necessidade de instalação de pacotes (só o Docker e o Docker Compose precisam ser instalado antes no sistema).

Segundo a documentação oficial do Docker:
To install Docker CE, you need a maintained version of CentOS 7. Archived versions aren’t supported or tested.
Então para o CentOS 6.9, a instalação terá que ser manual. Como o CentOS é uma distribuição conservadora, ou seja, as versões mais recentes de softwares como PostgreSQL e Tomcat (ou mesmo Docker e Docker Composes) não são lançadas como pacotes suportados pela distribuição, o tutorial de instalação manual pode levar mais tempo para ser concluído.

Abraço.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”