número tombo patrimonial e outras dúvidas

Forum para usuários do Biblivre 5
bibzilajardim
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Abr 2018, 10:57

número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por bibzilajardim » 28 Jun 2018, 08:32

Bom dia,

Estou começando a trabalhar em uma biblioteca que nunca foi informatizada e que já tem seu próprio número de tombo patrimonial. Como faço para que o número de tombo patrimonial seja o já existente e não o padrão automático do BIBLIVRE 5.0?

Essa biblioteca também tem uma classificação por cor por ser uma biblioteca escolar e gostaria de incluir esse campo de classificação.

Como proceder?

Outra dúvida: é possível salvar as etiquetas para imprimir posteriormente? Não tenho impressora acoplada ao computador da biblioteca.

Agradeço desde já e aguardo um retorno.

Abs,

Joana Alencastro

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por cleydyr » 28 Jun 2018, 16:15

Olá, Joana! Seja bem-vinda ao Fórum Biblivre 5!

Você fez três perguntas num tópico só, então vou responder cada uma delas separadamente, ok?
Estou começando a trabalhar em uma biblioteca que nunca foi informatizada e que já tem seu próprio número de tombo patrimonial. Como faço para que o número de tombo patrimonial seja o já existente e não o padrão automático do BIBLIVRE 5.0?
O tópico Alterar Tombo patrimonial do Biblivre5 está fixo no fórum do Biblivre 5 e deve responder a este questionamento. Dica: sempre use a busca do Fórum e verifique os tópicos fixos antes de postar para aumentar as chances de achar a resposta rapidamente.
Essa biblioteca também tem uma classificação por cor por ser uma biblioteca escolar e gostaria de incluir esse campo de classificação.

Como proceder?
Embora seja muito interessante para as bibliotecas comunitárias, esta funcionalidade ainda não está disponível no Biblivre. Talvez em versões futuras essa funcionalidade seja adicionada.
Outra dúvida: é possível salvar as etiquetas para imprimir posteriormente? Não tenho impressora acoplada ao computador da biblioteca.
Sim. Mas note que isso não é uma funcionalidade do Biblivre 5. Para permitir a impressão de etiquetas, o Biblivre 5 por si só não envia o documento à impressora. O que o Biblivre 5 faz é gerar um arquivo (em formato PDF) contendo as etiquetas, que você pode salvar em seu computador e tratar como qualquer outro arquivo, ou seja, você pode transferir para um pendrive, enviar por e-mail, compartilhar pelo Dropbox, etc. para utilizar onde for possível e conveniente.

Espero que ajude. ;)

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

bibzilajardim
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Abr 2018, 10:57

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por bibzilajardim » 02 Ago 2018, 08:27

Bom dia

Muito obrigada pelas respostas!

Ainda fiquei na dúvida sobre o assunto da cor na classificação, pois se é possível criar campos novos, não seria possível criar um campo na área da classificação ou da descrição chamado COR? Dessa maneira, posso preencher com as cores da classificação...

Agradeço desde já atenção e aguardo um retorno.

Att,

Joana Alencastro.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por cleydyr » 02 Ago 2018, 10:15

bibzilajardim escreveu:Bom dia

Muito obrigada pelas respostas!

Ainda fiquei na dúvida sobre o assunto da cor na classificação, pois se é possível criar campos novos, não seria possível criar um campo na área da classificação ou da descrição chamado COR? Dessa maneira, posso preencher com as cores da classificação...

Agradeço desde já atenção e aguardo um retorno.

Att,

Joana Alencastro.
É uma boa ideia e tecnicamente é possível, mas você vai ter que associar o campo criado a um código do MARC 21. Além disso, esse novo campo provavelmente não vai ser indexado, então você não vai poder fazer buscas por cor.

Abraço.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

bibzilajardim
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Abr 2018, 10:57

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por bibzilajardim » 02 Ago 2018, 10:56

Bom dia,

quanto à criação do campo 949 para inserção do número de tombo patrimonial próprio da biblioteca, quando abro o formulário para inserir um novo registro o campo 949 aparece, mas não consigo preencher pois não aparece um campo em branco para tal.

Como proceder?

Obrigada e aguardo!

Att,

Joana Alencastro.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por cleydyr » 02 Ago 2018, 11:02

bibzilajardim escreveu:Bom dia,

quanto à criação do campo 949 para inserção do número de tombo patrimonial próprio da biblioteca, quando abro o formulário para inserir um novo registro o campo 949 aparece, mas não consigo preencher pois não aparece um campo em branco para tal.

Como proceder?

Obrigada e aguardo!

Att,

Joana Alencastro.
Eu creio que falta você personalizar o formulário de catalogação para que esse campo esteja disponível no formulário. Vá em Administração > Personalização de Formulário Catalográfico e adicione um campo para Marc 949.

Dá um retorno pra a gente se funcionar, ok?

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

bibzilajardim
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Abr 2018, 10:57

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por bibzilajardim » 02 Ago 2018, 11:36

Olá,

já fiz isso e continua não aparecendo.

segue um print para entender se estou fazendo certo.

obrigada!

abs,

Joana.
Anexos
print biblivre.jpg

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por cleydyr » 02 Ago 2018, 11:45

Acho que ficou faltando você disponibilizar os subcampos também.

Veja um exemplo de campo incluso no Biblivre 5.

Imagem
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

bibzilajardim
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Abr 2018, 10:57

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por bibzilajardim » 02 Ago 2018, 12:05

Agora consegui!

Obrigada!

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: número tombo patrimonial e outras dúvidas

Mensagem por cleydyr » 02 Ago 2018, 12:11

De nada! Vou trancar este tópico para evitar inundação com posts não relacionados.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Trancado

Voltar para “Fórum Biblivre 5”