Cleydyr, desde já fico agardecido pelo seu empenho.
A solução que encontrei por enquanto foi alterar o valor do tombo manualmente.
O último cadastro estava com codigo 00001904 e o tombo 1903, eu alterei o valor do tombo para 1904 e a partir desse momento todos os cadastros novos estão sincronizados, os cadastros anteriores a esse eu precisarei alterar manualmente, nada que um dia de trabalho não resolva rsrs.
Nesse meu caso vale lembrar que como o tombo ficou com um digito a menos eu comecei a alteração de forma retroativa, ou seja, pelo último exemplar. Assim quando eu alterei o tombo de 1903 para 1904, eu liberei o número 1903 para ser usado pelo livro anterior. Fica meio complicado mas da para entender.
Tombo Patrimonial fora de sincronização
-
- Mensagens: 9
- Registrado em: 04 Jul 2018, 11:01
-
- Administrador
- Mensagens: 839
- Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
- Localização: Recife
- Contato:
Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização
Oi, @willham.
Eu descobri qual é a do Biblivre 5 para gerar essa diferença. Senta que lá vem estória.
Não sei se é intencional, mas o Biblivre usa duas formas diferentes para colocar o número de tombo e o identificador do livro. O número de tombo é o sucessor número de tombo do último exemplar cadastrado na base de dados. Já o número do identificador do exemplar é sempre sequencial e não depende de quantos estão cadastrados na base de dados. Quando você começa a catalogar, fica tudo ok.
O problema é quando você deleta o último exemplar.
Digamos, por exemplo, que você tenha cadastrado o exemplar 3 (o terceiro exemplar da biblioteca) com número de tombo terminando em 3 (gerado automaticamente pelo Biblivre 5). E logo depois de cadastrar, você deleta esse terceiro exemplar que acabou de cadastrar. O Biblivre 5 vai deletar o exemplar da base de dados, e, com isso o número de tombo do último exemplar na base de dados vai ser o 2 (já que o 3 acabou de ser deletado). Porém, como o número identificador sempre aumenta, quando você cadastrar um novo exemplar, o Biblivre 5 vai cadastrá-lo com o número identificador 4 e o número de tombo 3 (que é o sucessor do número de tombo do último exemplar, que é 2).
Eu não tenho certeza de que isso é um bug, mas tem um bocado gente notificando aqui no Fórum que isso atrapalha. Eu trataria isso como um bug.
A saída por enquanto realmente é cadastrar manualmente enquanto não sai um script SQL para corrigir.
Abraço!
Eu descobri qual é a do Biblivre 5 para gerar essa diferença. Senta que lá vem estória.
Não sei se é intencional, mas o Biblivre usa duas formas diferentes para colocar o número de tombo e o identificador do livro. O número de tombo é o sucessor número de tombo do último exemplar cadastrado na base de dados. Já o número do identificador do exemplar é sempre sequencial e não depende de quantos estão cadastrados na base de dados. Quando você começa a catalogar, fica tudo ok.
O problema é quando você deleta o último exemplar.
Digamos, por exemplo, que você tenha cadastrado o exemplar 3 (o terceiro exemplar da biblioteca) com número de tombo terminando em 3 (gerado automaticamente pelo Biblivre 5). E logo depois de cadastrar, você deleta esse terceiro exemplar que acabou de cadastrar. O Biblivre 5 vai deletar o exemplar da base de dados, e, com isso o número de tombo do último exemplar na base de dados vai ser o 2 (já que o 3 acabou de ser deletado). Porém, como o número identificador sempre aumenta, quando você cadastrar um novo exemplar, o Biblivre 5 vai cadastrá-lo com o número identificador 4 e o número de tombo 3 (que é o sucessor do número de tombo do último exemplar, que é 2).
Eu não tenho certeza de que isso é um bug, mas tem um bocado gente notificando aqui no Fórum que isso atrapalha. Eu trataria isso como um bug.
A saída por enquanto realmente é cadastrar manualmente enquanto não sai um script SQL para corrigir.
Abraço!
-
- Mensagens: 9
- Registrado em: 04 Jul 2018, 11:01
Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização
Obrigado Cleydyr.
Agora ficou esclarecido, isso me deu uma baita dor de cabeça e serviço rsrsr
Agora é só tomar cuidado pra não ocorrer novamente.
Agora ficou esclarecido, isso me deu uma baita dor de cabeça e serviço rsrsr
Agora é só tomar cuidado pra não ocorrer novamente.
-
- Administrador
- Mensagens: 839
- Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
- Localização: Recife
- Contato:
Re: Tombo Patrimonial fora de sincronização
Fico feliz por ter ajudado, @willham. Vou trancar este tópico para evitar uma inundação de posts não relacionados.