Catalogar livros com mais rapidez?

Forum para usuários do Biblivre 5
karlamelsec16
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Mar 2019, 11:33

Catalogar livros com mais rapidez?

Mensagem por karlamelsec16 » 26 Mar 2019, 11:40

Olá, sou nova aqui e estou com um grande desafio. Instalei o programa para organizar a biblioteca da escola em que trabalho. Temos mais de 4 mil livros e todos estão espalhados pelas prateleiras, sem qualquer controle. Gostaria de saber se há alguma forma de utilizar um leitor de códigos de barras, para gerar as entradas das informações dos livros no programa?
A escola é pública e fica localizada em um bairro periférico. Precisamos muito que funcione como um centro de apoio para toda a comunidade! Catalogar mais de 4.000 livros, digitando manualmente, vai ser bem demorado! Obrigada :D

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Catalogar livros com mais rapidez?

Mensagem por cleydyr » 27 Mar 2019, 18:04

Olá, @karlamelsec16. Bem-vinda ao Fórum.

A resposta curta para a sua pergunta é "talvez não no Biblivre 5".

Segue a resposta longa:

Um leitor de código de barras é semelhante a um teclado, só que em vez de introduzir informações no computador com o pressionamento das teclas, ele faz isso com a leitura do código de barras. A parte importante é que ele só lê a informação que está no código de barras e repassa para o computador.

Como o código de barras por si só contém pouca informação (por exemplo, um número de ISBN), para realmente obter os dados dos livros você teria que utilizar uma base de dados externa (não necessariamente gratuita) para fornecer o ISBN e obter as informações associadas.

Fora isso, nem todos os livros possuem um código de barras para serem lidos.

O Biblivre 5 tem o módulo de servidores z39.50 que poderia ajudar até certo ponto, mas não sei como as funcionalidades deste módulo estão se comportando na versão 5.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

andreyribeiro
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Fev 2021, 17:06

Re: Catalogar livros com mais rapidez?

Mensagem por andreyribeiro » 09 Fev 2021, 17:10

Acabo de instalar para usar no colégio onde trabalho e realmente seria uma mão na roda ter esse sistema para cadastrar os livros., paciência.

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”