Biblivre em 02 computadores

Forum para usuários do Biblivre 5
nadjacastelo
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Mar 2014, 07:29

Biblivre em 02 computadores

Mensagem por nadjacastelo » 10 Abr 2019, 10:03

Bom dia!

Estou com dificuldades para colocar minha biblioteca em dois computadores diferentes. Existe a possibilidade de duas máquinas alimentar a mesma base de dados? O programa foi instalado nas 02 máquinas fizemos a rede mais não consigo ver o que é catalogado em um PC no outro. :cry: Alguém poderia me dar uma luz? :D

Obrigada!

Nadja

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Biblivre em 02 computadores

Mensagem por cleydyr » 12 Abr 2019, 22:39

Oi, Nadja. Tudo bem?

Vamos dar a luz no Fórum sim. :lol:

Se você precisa acessar o mesmo sistema Biblivre 5 de duas (ou mais) máquinas diferentes em rede não é necessário instalar o Biblivre 5 em cada uma delas. Basta instalar em uma só e usar o endereço dessa máquina para acessar de outro computador da rede.

No arranjo que você fez, assumindo que todo o resto da rede e firewall esteja configurado corretamente, basta ignorar o Biblivre 5 instalado em uma das máquinas e usar somente o Biblivre 5 da outra pela rede.

Até aqui tudo claro, né? Vamos seguir com mais detalhes agora.

Cada computador numa rede tem um endereço IP, que serve como endereço de casa mesmo, pra que pacotes de dados que viajam pela rede sejam entregues no computador certo. Digamos, por exemplo, que os dois computadores tenham os seguintes endereços 192.168.0.100 e 192.168.0.101 e que o Biblivre 5 vai ficar no primeiro computador. Então em um computador, o que vai ficar com o Biblivre 5 ativo, você pode acessar o Biblivre por

http://localhost/Biblivre5

Já no outro, você vai trocar o "localhost" desse endereço pelo endereço IP da máquina. Ficará

http://192.168.0.100/Biblivre5

Procure descobrir qual o endereço IP das suas máquinas (se não souber, pode fazer uma busca, pois é muito fácil encontrar tutoriais ensinando a fazer isso), escolha uma delas e use o endereço para acessar o sistema único do Biblivre 5 de agora em diante.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”