Perda dos dados cadastrais

Forum para usuários do Biblivre 5
pmotta
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Nov 2017, 16:43

Perda dos dados cadastrais

Mensagem por pmotta » 19 Abr 2019, 09:06

Olá.

Os dados cadastrais dos usuários de nossa biblioteca deixaram de ser apresentados na consulta ao Cadastro de Usuários, exceto aqueles dados do cabeçalho: Nome, Matrícula, Tipo de usuário e Situação.

Fui recuperando os backups anteriores até chegar num deles que os dados aparecem normalmente. Assim, estou entendendo que não se trata de falha no sistema ao recuperar as informações, visto que num determinado backup os dados são mostrados normalmente.

Porém, não temos a menor ideia de o que possa ter acontecido para que o sistema tenha perdido os dados cadastrais dos usuários, visto que nenhum evento ou comando foi realizado neste sentido.
Ademais, os usuários continuam existindo no banco de dados apenas com os dados acima.

Solicito o diagnóstico da causa que provocou esse problema e orientações de como proceder para resolve-lo.
Para isso, seguem em anexo os LOGs do Apache, do Tomcat e do Postgree, bem como o último arquivo de backup da biblioteca para sua análise.
Obs: Os arquivos dos logs estão compactados.
At.

Paulo Motta
Biblioteca Humberto de Campos
Anexos
Biblivre Backup 2019-04-18 19h50m52s Full.b5bz
(993.49 KiB) Baixado 308 vezes
Logs_2019.04.18.rar
(1.02 MiB) Baixado 364 vezes

pmotta
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Nov 2017, 16:43

Re: Perda dos dados cadastrais

Mensagem por pmotta » 21 Abr 2019, 21:16

pmotta escreveu:Olá.

Os dados cadastrais dos usuários de nossa biblioteca deixaram de ser apresentados na consulta ao Cadastro de Usuários, exceto aqueles dados do cabeçalho: Nome, Matrícula, Tipo de usuário e Situação.

Fui recuperando os backups anteriores até chegar num deles que os dados aparecem normalmente. Assim, estou entendendo que não se trata de falha no sistema ao recuperar as informações, visto que num determinado backup os dados são mostrados normalmente.

Porém, não temos a menor ideia de o que possa ter acontecido para que o sistema tenha perdido os dados cadastrais dos usuários, visto que nenhum evento ou comando foi realizado neste sentido.
Ademais, os usuários continuam existindo no banco de dados apenas com os dados acima.

Solicito o diagnóstico da causa que provocou esse problema e orientações de como proceder para resolve-lo.
Para isso, seguem em anexo os LOGs do Apache, do Tomcat e do Postgree, bem como o último arquivo de backup da biblioteca para sua análise.
Obs: Os arquivos dos logs estão compactados.
At.

Paulo Motta
Biblioteca Humberto de Campos
Acrescento que tentei gerar os dois tipos de relatórios de usuários: "Relatório de Todos Usuários" e "Relatório por Usuário" e em ambos o sistema emitiu o erro "Erro inesperado durante a execução da tarefa", conforme tela em anexo.
Informo, ainda, que já restaurei o backup em outro PC e os dados complementares dos usuários também não são apresentados.
Anexos
Tela erro relatório todos usuários BHC.JPG

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Perda dos dados cadastrais

Mensagem por cleydyr » 22 Abr 2019, 19:08

Oi, Paulo. Tudo bem?

Pelo que eu vejo no seu backup, a tabela que armazena os dados adicionais dos usuários está totalmente vazia. Eu não tenho nenhuma pista por enquanto do que pode ter acontecido com os dados. Eu olhei o código-fonte do Biblivre e, até onde posso ver, não tem uma função de deletar os dados dos campos do usuário em massa assim, que pudesse ser chamada acidentalmente.

Se o último backup que está funcional não é tão diferente do mais recente, então a única alternativa que eu penso agora é restaurar esse backup funcional e adicionar os dados que faltam pelo Biblivre 5 até o sistema fica num estado equivalente ao desejado.

Recomendo a você que faça os backups do sistema com frequência (idealmente, diária) e armazenados em lugar seguro para que qualquer perda de dados acidental tenha o menor impacto.

Se precisar de consultoria exclusiva para ajudar com esse problema, entre em contato por mensagem privada.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

pmotta
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Nov 2017, 16:43

Re: Perda dos dados cadastrais

Mensagem por pmotta » 22 Abr 2019, 21:03

Ok Cleydyr. Muito obrigado.

A propósito, houve uma alteração na configuração dos Tipos de Usuários recentemente, mas não seu precisar em que data ocorreu. Talvez tenha tido uma exclusão de Tipo de Usuário e depois a reinclusão do mesmo tipo de usuário.

Será que uma alteração ou exclusão nesse parâmetro poderia afetar de alguma forma o cadastro de usuários?

At.
Paulo

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Perda dos dados cadastrais

Mensagem por cleydyr » 23 Abr 2019, 14:03

pmotta escreveu: Será que uma alteração ou exclusão nesse parâmetro poderia afetar de alguma forma o cadastro de usuários?
Eu olhei essa parte do código também, mas não consegui ver nada relacionado a deletar dados dos campos dos usuários.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”