Sugestões em Catalogação
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Sugestões em Catalogação
Prezado (a) Senhor (a),
Sugiro que o Biblivre utilize campos do marc que realmente estejam ativos, pois existem campos que quando preenchidos não aparecem na ficha como é o caso do campo de notas de disponibilidade de formato.
Também deve ser acrescentado alguns campos como por exemplo: Periodicidade de periódicos, título da revista quando for o caso de artigo de periódico, entre outros. Assim como, deve ser aumentado o número de caracteres a ser digitados no campo de notas gerais, de conteúdo, e de resumo.
Deve ocorrer mudanças no relatório, pois quando a classificação é extensa o espaço da planilha não é suficiente, cortando a sequência dos números.
Atenciosamente,
Simone
Sugiro que o Biblivre utilize campos do marc que realmente estejam ativos, pois existem campos que quando preenchidos não aparecem na ficha como é o caso do campo de notas de disponibilidade de formato.
Também deve ser acrescentado alguns campos como por exemplo: Periodicidade de periódicos, título da revista quando for o caso de artigo de periódico, entre outros. Assim como, deve ser aumentado o número de caracteres a ser digitados no campo de notas gerais, de conteúdo, e de resumo.
Deve ocorrer mudanças no relatório, pois quando a classificação é extensa o espaço da planilha não é suficiente, cortando a sequência dos números.
Atenciosamente,
Simone
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Re: Sugestões em Catalogação
Srª Simone,
Agradecemos que tenha acessado nosso site.
Em atenção a sua mensagem, informamos que valorizamos muito as sugestões de nossos usuários e sabemos o quanto são importantes suas observações, no entanto, esclarecemos que a incorporação de melhorias, ou de determinadas características são frutos de pesquisas no âmbito dos profissionais de Biblioteconomia e usuários do Biblivre.
Atenciosamente,
Equipe Biblivre.
Agradecemos que tenha acessado nosso site.
Em atenção a sua mensagem, informamos que valorizamos muito as sugestões de nossos usuários e sabemos o quanto são importantes suas observações, no entanto, esclarecemos que a incorporação de melhorias, ou de determinadas características são frutos de pesquisas no âmbito dos profissionais de Biblioteconomia e usuários do Biblivre.
Atenciosamente,
Equipe Biblivre.
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Re: Sugestões em Catalogação 1
No Biblivre versão 3.0.14c o FORMULÁRIO de CATALOGAÇÃO apresenta APENAS os campos mais utilizados do padrão MARC. A FICHA é um resumo dos campos do FORMULÁRIO. Se for usada a aba MARC, é possível se referir a TODOS os campos do MARC para catalogação. O campo Notas de disponibilidade de forma física (530) é um exemplo.
A possibilidade de customização do FORMULÁRIO de CATALOGAÇÃO pelo usuário, de modo a possibilitar a seleção de campos mais utilizados na catalogação por uma determinada instituição, provavelmente, estará disponível na proxima versão do programa.
Para uso da versão 3.0.14c e inclusão de alguns campos citados, sugerimos o seguinte:
Periodicidade de periódicos = inclusao fazendo uso da aba MARC - campo 310 http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd310.html com possibilidade de visualização na FICHA;
Título da revista quando for o caso de artigo de periódico = resposta postada anteriomente forum em viewtopic.php?f=2&t=307#p1020;
Campo de notas gerais, de conteúdo, e de resumo com tamanho ilimitado = inclusão fazendo uso da aba MARC.
A possibilidade de customização do FORMULÁRIO de CATALOGAÇÃO pelo usuário, de modo a possibilitar a seleção de campos mais utilizados na catalogação por uma determinada instituição, provavelmente, estará disponível na proxima versão do programa.
Para uso da versão 3.0.14c e inclusão de alguns campos citados, sugerimos o seguinte:
Periodicidade de periódicos = inclusao fazendo uso da aba MARC - campo 310 http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd310.html com possibilidade de visualização na FICHA;
Título da revista quando for o caso de artigo de periódico = resposta postada anteriomente forum em viewtopic.php?f=2&t=307#p1020;
Campo de notas gerais, de conteúdo, e de resumo com tamanho ilimitado = inclusão fazendo uso da aba MARC.
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Re: Sugestões em Catalogação
Como sugestão simples..
Poderia na hora que clico em "salvar" o registro, na janela que abre pedindo a data de inserção, numero do volume.. etc.. Dar a opção de editar o tombo ali
Se ja tenho um numero tombo, toda vez eu preciso editar o formulario para modificar este numero. Tenho a impressao que noutra versão isso era possível (editar na hora). Daí apenas se eu deixasse em branco o numero tombo na hora de criar o exemplar é que ele criava o tombo automatico Bib.2012.xxx.
Outra coisa é não colocar o "ex. 1" como default no numero de chamada. Não é comum se utilizar isto e automaticamente ele acaba saindo na etiqueta.
As bibliotecas em sua maioria só começam a numerar os exemplares a partir do "ex. 2".
Obrigada,
Aliriane.
Poderia na hora que clico em "salvar" o registro, na janela que abre pedindo a data de inserção, numero do volume.. etc.. Dar a opção de editar o tombo ali
Se ja tenho um numero tombo, toda vez eu preciso editar o formulario para modificar este numero. Tenho a impressao que noutra versão isso era possível (editar na hora). Daí apenas se eu deixasse em branco o numero tombo na hora de criar o exemplar é que ele criava o tombo automatico Bib.2012.xxx.
Outra coisa é não colocar o "ex. 1" como default no numero de chamada. Não é comum se utilizar isto e automaticamente ele acaba saindo na etiqueta.
As bibliotecas em sua maioria só começam a numerar os exemplares a partir do "ex. 2".
Obrigada,
Aliriane.
Aliriane F. Almeida
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Re: Sugestões em Catalogação
Outra sugestão, nao sei se já está sendo vista..enfim..
Relacionar o campo 080 (CDU) ou 082 (CDD)
com o campo 090 (numero de chamada)
Porque: facilitar a vida, já que a CDU compoe o numero de chamada poderia ir automaticamente para o 090, sem necessidade de digitar duas vezes.
Também relacionar o numero de chamada dos exemplares, com o do registro principal.
Exemplo: tenho 3 exemplares "pendurados" em um registro, mas ao alterar a classificação do registro, os exemplares não mudam automaticamente, é preciso entrar em cada um separadamente.
Também seria interessante a ligação do Vocabulario e base de autoridades com os campos de autoria, entrada secundárias, assuntos tópicos, etc.. ou seja, ao digitar no campo ele ja sugerir o que existe nas outras bases. Ou dar opções de selecionar.
Relacionar o campo 080 (CDU) ou 082 (CDD)
com o campo 090 (numero de chamada)
Porque: facilitar a vida, já que a CDU compoe o numero de chamada poderia ir automaticamente para o 090, sem necessidade de digitar duas vezes.
Também relacionar o numero de chamada dos exemplares, com o do registro principal.
Exemplo: tenho 3 exemplares "pendurados" em um registro, mas ao alterar a classificação do registro, os exemplares não mudam automaticamente, é preciso entrar em cada um separadamente.
Também seria interessante a ligação do Vocabulario e base de autoridades com os campos de autoria, entrada secundárias, assuntos tópicos, etc.. ou seja, ao digitar no campo ele ja sugerir o que existe nas outras bases. Ou dar opções de selecionar.
Aliriane F. Almeida
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Re: Sugestões em Catalogação 2
Para uso da versão Biblivre 3.0.16 :
Sem a necessidade de editar o formulário do exemplar para alterar o conteúdo do campo 949:
a) Em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, ao SALVAR o registro da OBRA no modo FORMULÁRIO ou MARC, quando se abrir a interface EXEMPLARES AUTOMÁTICOS, selecione NÃO CRIAR EXEMPLAR;
b) Acesse o registro da OBRA e selecione o botão NOVO EXEMPLAR;
c) No FORMULÁRIO de dados do EXEMPLAR digite no campo Tombo patrimonial (949) a notação
adotado pela biblioteca ou deixe vazio para salvar com o tombo patrimonial gerado, automaticamente, pelo programa.
Exclusão e não impressão na etiqueta do "ex. 1" como default no numero de chamada:
a) No FORMULÁRIO de dados do EXEMPLAR, exclua o número do exemplar ou digite o que desejar
(campo 090 |d) e selecione SALVAR.
Sem a necessidade de editar o formulário do exemplar para alterar o conteúdo do campo 949:
a) Em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, ao SALVAR o registro da OBRA no modo FORMULÁRIO ou MARC, quando se abrir a interface EXEMPLARES AUTOMÁTICOS, selecione NÃO CRIAR EXEMPLAR;
b) Acesse o registro da OBRA e selecione o botão NOVO EXEMPLAR;
c) No FORMULÁRIO de dados do EXEMPLAR digite no campo Tombo patrimonial (949) a notação
adotado pela biblioteca ou deixe vazio para salvar com o tombo patrimonial gerado, automaticamente, pelo programa.
Exclusão e não impressão na etiqueta do "ex. 1" como default no numero de chamada:
a) No FORMULÁRIO de dados do EXEMPLAR, exclua o número do exemplar ou digite o que desejar
(campo 090 |d) e selecione SALVAR.
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Re: Sugestões em Catalogação 3
O Biblivre versão 3.0.16 usa o padrão MARC de catalogação, no qual o(s) campo(s) referente(s)
ao número de classificação são:
quando usada a CDU é o campo 080 - http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd080.html
quando usada a CDD é o campo 082 - http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd082.html
quando usada outra classificação é o campo 084 - http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd084.html
O campo 090 é uma MARCTAG usada para número de chamada / localização local, cujas informações devem ser fornecidas, pelos usuários do programa, sendo composto no FORMULÁRIO de catalogação pelos campos:
[ para a catalogação da obra (090)
|a classificação (pode ser CDD ou CDU ou Outros Números de Classificações (vide MARCtag 084)
|b código do autor
|c edição / volume
para catalogação do exemplar da obra (090)
(com preenchimento automático e incrementado se for usada a interface EXEMPLARES AUTOMÀTICOS)
|a classificação (pode ser CDD ou CDU ou Outros Números de Classificações (vide MARCtag 084)
|b código do autor
|c edição / volume
|d número do exemplar
Portanto, pode haver quem utilize o campo 080 ou 082 ou 084 .
Para alterar a classificação do registro da OBRA e alterar automaticamente o campo 090 |a do
registro do exemplar(es) sem precisar entrar em cada um separadamente, na versão 3.0.16, experimente:
a) Em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA acesse o FORMULÁRIO do registro da OBRA, faça a alteração do número de chamada / localização (campo 090) e selecione SALVAR;
b) Selecione (com o mouse) e copie (ctrl C) o tombo patrimonial (campo 949) do ex. 1 para preservar o mesmo número;
c) Selecione o botão CANCELAR;
d) Selecione o botão EXCLUIR (a direita do ex. 1) para excluir o registro do exemplar;
e) Confirme (OK) a exclusão mediante a pergunta "Deseja realmente excluir este registro?"
f) Selecione o botão NOVO EXEMPLAR do registro da OBRA;
g) Cole o tombo patrimonial copiado no campo 949 do NOVO EXEMPLAR (verifique que o número de chamada alterado já consta do campo 090) e selecione SALVAR;
h) Repita os procedimento de b, c,d,e,f, g para os demais exemplares da OBRA.
Para ligação do VOCABULÁRIO e AUTORIDADES com a CATALOGAÇÃO
Na versão Biblivre 3.0.16 há interação da catalogação com o catálogo de AUTORIDADES para o campo Autor - Nome pessoal/Evento/Entidade Coletiva (campos 100/110/111) . Nesta versão do Biblivre 3, ainda não há interação para as entradas secundárias de autores colaboradores - Nome Pessoal/Evento/Entidade coletiva (campos 700/710/711), mesmo quando as autoridades estejam normalizadas no catálogo de autoridades. Aguarde uma próxima versão.
Na versão Biblivre 3.0.16 a interação da catalogação com o VOCABULÁRIO está disponível para os campos 600-610-611-630-650-651.
ao número de classificação são:
quando usada a CDU é o campo 080 - http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd080.html
quando usada a CDD é o campo 082 - http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd082.html
quando usada outra classificação é o campo 084 - http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd084.html
O campo 090 é uma MARCTAG usada para número de chamada / localização local, cujas informações devem ser fornecidas, pelos usuários do programa, sendo composto no FORMULÁRIO de catalogação pelos campos:
[ para a catalogação da obra (090)
|a classificação (pode ser CDD ou CDU ou Outros Números de Classificações (vide MARCtag 084)
|b código do autor
|c edição / volume
para catalogação do exemplar da obra (090)
(com preenchimento automático e incrementado se for usada a interface EXEMPLARES AUTOMÀTICOS)
|a classificação (pode ser CDD ou CDU ou Outros Números de Classificações (vide MARCtag 084)
|b código do autor
|c edição / volume
|d número do exemplar
Portanto, pode haver quem utilize o campo 080 ou 082 ou 084 .
Para alterar a classificação do registro da OBRA e alterar automaticamente o campo 090 |a do
registro do exemplar(es) sem precisar entrar em cada um separadamente, na versão 3.0.16, experimente:
a) Em CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA acesse o FORMULÁRIO do registro da OBRA, faça a alteração do número de chamada / localização (campo 090) e selecione SALVAR;
b) Selecione (com o mouse) e copie (ctrl C) o tombo patrimonial (campo 949) do ex. 1 para preservar o mesmo número;
c) Selecione o botão CANCELAR;
d) Selecione o botão EXCLUIR (a direita do ex. 1) para excluir o registro do exemplar;
e) Confirme (OK) a exclusão mediante a pergunta "Deseja realmente excluir este registro?"
f) Selecione o botão NOVO EXEMPLAR do registro da OBRA;
g) Cole o tombo patrimonial copiado no campo 949 do NOVO EXEMPLAR (verifique que o número de chamada alterado já consta do campo 090) e selecione SALVAR;
h) Repita os procedimento de b, c,d,e,f, g para os demais exemplares da OBRA.
Para ligação do VOCABULÁRIO e AUTORIDADES com a CATALOGAÇÃO
Na versão Biblivre 3.0.16 há interação da catalogação com o catálogo de AUTORIDADES para o campo Autor - Nome pessoal/Evento/Entidade Coletiva (campos 100/110/111) . Nesta versão do Biblivre 3, ainda não há interação para as entradas secundárias de autores colaboradores - Nome Pessoal/Evento/Entidade coletiva (campos 700/710/711), mesmo quando as autoridades estejam normalizadas no catálogo de autoridades. Aguarde uma próxima versão.
Na versão Biblivre 3.0.16 a interação da catalogação com o VOCABULÁRIO está disponível para os campos 600-610-611-630-650-651.
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Re: Sugestões em Catalogação
Olá,
Revisando as respostas, acrescento algumas questões pois talvez não tenha especificado bem anteriormente:
"para catalogação do exemplar da obra (090)
(com preenchimento automático e incrementado se for usada a interface EXEMPLARES AUTOMÀTICOS)
|a classificação (pode ser CDD ou CDU ou Outros Números de Classificações (vide MARCtag 084)
|b código do autor
|c edição / volume
|d número do exemplar
Portanto, pode haver quem utilize o campo 080 ou 082 ou 084 ."
Pois então, a sugestão era no intuito do sistema identificar a partir do campo que a pessoa preencheu (sendo 080, 082 ou outros, pois sabemos que existe mais de uma) e já incluir automaticamente a notação no subcampo correspondente do numero de chamada (090).
Apesar do "ctrl+c ctrl+v" ser indicado nas respostas, por vezes ele não se torna prático.
Exemplos:
- Apesar do campo 100 se relacionar com o catálogo de autoridades, o subcampo de "indicação de responsabilidade" não se relaciona, ou seja, é preciso digitar inteiros os nomes necessários (ainda que eles estejam devidamente inseridos no catálogo de autoridades). Ao usar ctrl+c neste caso, já causa mais comandos a serem utilizados pelo bibliotecário.
- a Deleção do exemplar para que a classificação alterada na obra seja atualizada, e também uma possível edição do tombo no momento da inserção recaem sob o seguinte aspecto:
Alguns "cliques a mais" que fazem com que o processo de catalogação de inúmeras obras acabe demorando mais tempo do que o necessário e poderia ser mais otimizado.
- classificação: o tempo de entrar num exemplar para corrigir a classificação acaba sendo praticamente o mesmo- ou até menor-do que de deletá-lo e inserí-lo novamente, conforme o indicado, pois ainda vou precisar copiar o tombo e colar novamente.
O mais eficiente seria: ao alterar a obra, alterar o exemplar. Ou o sistema indicar uma mensagem informando que as classificações não estão conferindo (entre obra e exemplar), com opção de "corrigir", algo do tipo (apenas para exemplificar..): "a classificação da obra não confere com a dos seus exemplares, você deseja manter a classificação da obra?"
- tombo: supondo que eu tenha uma coleção com 30 volumes. A praticidade está em criar os 30 e - se for a opção - poder editar o tombo facilmente.
Veja as situações:
a) Não crio os exemplares automáticos (conforme o indicado) e vou criando um a um para inserir o tombo da minha biblioteca.
o que tenho:
- cliques para criar os 30 volumes: 30!
- mais digitar o tombo - Para os 30 volumes.
- e mais apagar o "ex.1" - Para os 30 volumes.
b) se crio automatico os tombos ainda fico com os mesmos 30 cliques pois tenho que abrir cada volume para editar o tombo e ainda apagar os 30 "ex.1".
Por isto, o mesmo sobre "alguns cliques a mais" se aplica à sugestão sobre não inserir automaticamente o "ex.1" nos exemplares.
- O tempo de, em cada obra inserida, entrar para editar o exemplar apenas para deletar o "ex.1" se torna repetitivo e interfere no processo como um todo, sendo que esta indicação "ex.1" é desnecessária.
Aproveitando a mensagem:
- Cutter: Estas questões acima são como as já colocadas aqui sobre uma maneira de incluir o código de autor automático. Associar a tabela Cutter ao catálogo de autoridade.
- Autorias e assuntos, inclusão automática: interessante seria também ao digitar um novo autor/assunto ,já conseguir incluir ele no catálogo sem precisar abrir o módulo de Autoridades/Vocabulário.
Bom, como o tópico sao "sugestões", acho que vale pelo menos registrar. São colocações apenas no sentido de mostrar detalhes que podem facilitar a vida de quem está catalogando.
A equipe toda está de parabéns. Pessoal está se puxando, o software está ótimo e só vai melhorar! Inclusive, talvez algumas coisas aqui já tenham sido analisadas.
Abraços,
Revisando as respostas, acrescento algumas questões pois talvez não tenha especificado bem anteriormente:
"para catalogação do exemplar da obra (090)
(com preenchimento automático e incrementado se for usada a interface EXEMPLARES AUTOMÀTICOS)
|a classificação (pode ser CDD ou CDU ou Outros Números de Classificações (vide MARCtag 084)
|b código do autor
|c edição / volume
|d número do exemplar
Portanto, pode haver quem utilize o campo 080 ou 082 ou 084 ."
Pois então, a sugestão era no intuito do sistema identificar a partir do campo que a pessoa preencheu (sendo 080, 082 ou outros, pois sabemos que existe mais de uma) e já incluir automaticamente a notação no subcampo correspondente do numero de chamada (090).
Apesar do "ctrl+c ctrl+v" ser indicado nas respostas, por vezes ele não se torna prático.
Exemplos:
- Apesar do campo 100 se relacionar com o catálogo de autoridades, o subcampo de "indicação de responsabilidade" não se relaciona, ou seja, é preciso digitar inteiros os nomes necessários (ainda que eles estejam devidamente inseridos no catálogo de autoridades). Ao usar ctrl+c neste caso, já causa mais comandos a serem utilizados pelo bibliotecário.
- a Deleção do exemplar para que a classificação alterada na obra seja atualizada, e também uma possível edição do tombo no momento da inserção recaem sob o seguinte aspecto:
Alguns "cliques a mais" que fazem com que o processo de catalogação de inúmeras obras acabe demorando mais tempo do que o necessário e poderia ser mais otimizado.
- classificação: o tempo de entrar num exemplar para corrigir a classificação acaba sendo praticamente o mesmo- ou até menor-do que de deletá-lo e inserí-lo novamente, conforme o indicado, pois ainda vou precisar copiar o tombo e colar novamente.
O mais eficiente seria: ao alterar a obra, alterar o exemplar. Ou o sistema indicar uma mensagem informando que as classificações não estão conferindo (entre obra e exemplar), com opção de "corrigir", algo do tipo (apenas para exemplificar..): "a classificação da obra não confere com a dos seus exemplares, você deseja manter a classificação da obra?"
- tombo: supondo que eu tenha uma coleção com 30 volumes. A praticidade está em criar os 30 e - se for a opção - poder editar o tombo facilmente.
Veja as situações:
a) Não crio os exemplares automáticos (conforme o indicado) e vou criando um a um para inserir o tombo da minha biblioteca.
o que tenho:
- cliques para criar os 30 volumes: 30!
- mais digitar o tombo - Para os 30 volumes.
- e mais apagar o "ex.1" - Para os 30 volumes.
b) se crio automatico os tombos ainda fico com os mesmos 30 cliques pois tenho que abrir cada volume para editar o tombo e ainda apagar os 30 "ex.1".
Por isto, o mesmo sobre "alguns cliques a mais" se aplica à sugestão sobre não inserir automaticamente o "ex.1" nos exemplares.
- O tempo de, em cada obra inserida, entrar para editar o exemplar apenas para deletar o "ex.1" se torna repetitivo e interfere no processo como um todo, sendo que esta indicação "ex.1" é desnecessária.
Aproveitando a mensagem:
- Cutter: Estas questões acima são como as já colocadas aqui sobre uma maneira de incluir o código de autor automático. Associar a tabela Cutter ao catálogo de autoridade.
- Autorias e assuntos, inclusão automática: interessante seria também ao digitar um novo autor/assunto ,já conseguir incluir ele no catálogo sem precisar abrir o módulo de Autoridades/Vocabulário.
Bom, como o tópico sao "sugestões", acho que vale pelo menos registrar. São colocações apenas no sentido de mostrar detalhes que podem facilitar a vida de quem está catalogando.
A equipe toda está de parabéns. Pessoal está se puxando, o software está ótimo e só vai melhorar! Inclusive, talvez algumas coisas aqui já tenham sido analisadas.
Abraços,
Aliriane F. Almeida
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Re: Sugestões em Catalogação
Alguns comentários às sugestões encaminhadas:
Pois então, a sugestão era no intuito do sistema identificar a partir do campo que a pessoa preencheu (sendo 080, 082 ou outros, pois sabemos que existe mais de uma) e já incluir automaticamente a notação no subcampo correspondente do numero de chamada (090).
E se o usuário preencher no FORMULÁRIO de catalogação da OBRA as MARC tags 080 e 082 ou 080 e 084 ? Qual notação de classificação deve ser incluída, automaticamente, na MARC tag do FORMULÁRIO de catalogação do EXEMPLAR (090 |a)?
Apesar do "ctrl+c ctrl+v" ser indicado nas respostas, por vezes ele não se torna prático.
O prático às vezes é inimigo do eficaz.
Exemplos:
- Apesar do campo 100 se relacionar com o catálogo de autoridades, o subcampo de "indicação de responsabilidade" não se relaciona, ou seja, é preciso digitar inteiros os nomes necessários (ainda que eles estejam devidamente inseridos no catálogo de autoridades). Ao usar ctrl+c neste caso, já causa mais comandos a serem utilizados pelo bibliotecário.
A sugestão de interação do subcampo "indicação de responsabilidade" do FORMULARIO de CATALOGAÇÃO com o catálogo de AUTORIDADES refere-se ao campo 245 |c ?
- a Deleção do exemplar para que a classificação alterada na obra seja atualizada, e também uma possível edição do tombo no momento da inserção recaem sob o seguinte aspecto:
Alguns "cliques a mais" que fazem com que o processo de catalogação de inúmeras obras acabe demorando mais tempo do que o necessário e poderia ser mais otimizado.
Para fazer uma alteração de dados, anteriormente, cadastrados às vezes são necessários alguns "cliques a mais".
- classificação: o tempo de entrar num exemplar para corrigir a classificação acaba sendo praticamente o mesmo- ou até menor-do que de deletá-lo e inserí-lo novamente, conforme o indicado, pois ainda vou precisar copiar o tombo e colar novamente.
Verdade !
O mais eficiente seria: ao alterar a obra, alterar o exemplar. Ou o sistema indicar uma mensagem informando que as classificações não estão conferindo (entre obra e exemplar), com opção de "corrigir", algo do tipo (apenas para exemplificar..): "a classificação da obra não confere com a dos seus exemplares, você deseja manter a classificação da obra?"
Boa sugestão! O ideal pode ser alcançado!
- tombo: supondo que eu tenha uma coleção com 30 volumes.
Obra em 30 volumes e 1 exemplar de cada volume. Certo?
A praticidade está em criar os 30 e - se for a opção - poder editar o tombo facilmente. Certo !
Veja as situações:
a) Não crio os exemplares automáticos (conforme o indicado) e vou criando um a um para inserir o tombo da minha biblioteca.
b) o que tenho:
- cliques para criar os 30 volumes: 30!
- mais digitar o tombo - Para os 30 volumes.
- e mais apagar o "ex.1" - Para os 30 volumes.
c) se crio automatico os tombos ainda fico com os mesmos 30 cliques pois tenho que abrir cada volume para editar o tombo e ainda apagar os 30 "ex.1".
Sugiro:
a) Na interface de exemplares automáticos , digite para o volume 1 ex.1
Exemplares automáticos
No. De exemplares = 1
No. Do volume = 1
No. De volumes da obra = em branco
Data de aquisição = o que desejar
Biblioteca depositária = o que desejar
Tipo de aquisição = selecione
O que terá:
-cliques para criar os registros dos 30 EXEMPLARES (1 exemplar para cada um dos 30 volumes): 30!
- cliques para digitar o tombo (adotado pela biblioteca) para os 30 EXEMPLARES (1 exemplar para cada um dos 30 volumes): 30!
-cliques para apagar o “ex.1” : ZERO.
Use o passo anterior para trocar também o número do volume na MARC tag 090 |c e em seguida selecione o botão SALVAR COMO NOVO. Na aba Registro os exemplares serão exibidos em ordem crescente de Tombo patrimonial.
Por isto, o mesmo sobre "alguns cliques a mais" se aplica à sugestão sobre não inserir automaticamente o "ex.1" nos exemplares.- O tempo de, em cada obra inserida, entrar para editar o exemplar apenas para deletar o "ex.1" se torna repetitivo e interfere no processo como um todo, sendo que esta indicação "ex.1" é desnecessária.
A indicação do número do exemplar pode ser necessária quando há uma OBRA em volumes dos quais a biblioteca tem 5 exemplares apenas de um determinado volume.
Ex: Obra em 30 volume com 5 exemplares do volume 10.
Aproveitando a mensagem:
- Cutter: Estas questões acima são como as já colocadas aqui sobre uma maneira de incluir o código de autor automático. Associar a tabela Cutter ao catálogo de autoridade.
E se o usuário usar como notação do autor uma outra tabela ? A tabela Cutter-Sanborn é a mais conhecida e usada.
- Autorias e assuntos, inclusão automática: interessante seria também ao digitar um novo autor/assunto ,já conseguir incluir ele no catálogo sem precisar abrir o módulo de Autoridades/Vocabulário.
Boa sugestão! O ideal pode ser alcançado!
Bom, como o tópico sao "sugestões", acho que vale pelo menos registrar. São colocações apenas no sentido de mostrar detalhes que podem facilitar a vida de quem está catalogando.
A equipe toda está de parabéns. Pessoal está se puxando, o software está ótimo e só vai melhorar! Inclusive, talvez algumas coisas aqui já tenham sido analisadas.
Grata pelas sugestões !
Pois então, a sugestão era no intuito do sistema identificar a partir do campo que a pessoa preencheu (sendo 080, 082 ou outros, pois sabemos que existe mais de uma) e já incluir automaticamente a notação no subcampo correspondente do numero de chamada (090).
E se o usuário preencher no FORMULÁRIO de catalogação da OBRA as MARC tags 080 e 082 ou 080 e 084 ? Qual notação de classificação deve ser incluída, automaticamente, na MARC tag do FORMULÁRIO de catalogação do EXEMPLAR (090 |a)?
Apesar do "ctrl+c ctrl+v" ser indicado nas respostas, por vezes ele não se torna prático.
O prático às vezes é inimigo do eficaz.
Exemplos:
- Apesar do campo 100 se relacionar com o catálogo de autoridades, o subcampo de "indicação de responsabilidade" não se relaciona, ou seja, é preciso digitar inteiros os nomes necessários (ainda que eles estejam devidamente inseridos no catálogo de autoridades). Ao usar ctrl+c neste caso, já causa mais comandos a serem utilizados pelo bibliotecário.
A sugestão de interação do subcampo "indicação de responsabilidade" do FORMULARIO de CATALOGAÇÃO com o catálogo de AUTORIDADES refere-se ao campo 245 |c ?
- a Deleção do exemplar para que a classificação alterada na obra seja atualizada, e também uma possível edição do tombo no momento da inserção recaem sob o seguinte aspecto:
Alguns "cliques a mais" que fazem com que o processo de catalogação de inúmeras obras acabe demorando mais tempo do que o necessário e poderia ser mais otimizado.
Para fazer uma alteração de dados, anteriormente, cadastrados às vezes são necessários alguns "cliques a mais".
- classificação: o tempo de entrar num exemplar para corrigir a classificação acaba sendo praticamente o mesmo- ou até menor-do que de deletá-lo e inserí-lo novamente, conforme o indicado, pois ainda vou precisar copiar o tombo e colar novamente.
Verdade !
O mais eficiente seria: ao alterar a obra, alterar o exemplar. Ou o sistema indicar uma mensagem informando que as classificações não estão conferindo (entre obra e exemplar), com opção de "corrigir", algo do tipo (apenas para exemplificar..): "a classificação da obra não confere com a dos seus exemplares, você deseja manter a classificação da obra?"
Boa sugestão! O ideal pode ser alcançado!
- tombo: supondo que eu tenha uma coleção com 30 volumes.
Obra em 30 volumes e 1 exemplar de cada volume. Certo?
A praticidade está em criar os 30 e - se for a opção - poder editar o tombo facilmente. Certo !
Veja as situações:
a) Não crio os exemplares automáticos (conforme o indicado) e vou criando um a um para inserir o tombo da minha biblioteca.
b) o que tenho:
- cliques para criar os 30 volumes: 30!
- mais digitar o tombo - Para os 30 volumes.
- e mais apagar o "ex.1" - Para os 30 volumes.
c) se crio automatico os tombos ainda fico com os mesmos 30 cliques pois tenho que abrir cada volume para editar o tombo e ainda apagar os 30 "ex.1".
Sugiro:
a) Na interface de exemplares automáticos , digite para o volume 1 ex.1
Exemplares automáticos
No. De exemplares = 1
No. Do volume = 1
No. De volumes da obra = em branco
Data de aquisição = o que desejar
Biblioteca depositária = o que desejar
Tipo de aquisição = selecione
O que terá:
-cliques para criar os registros dos 30 EXEMPLARES (1 exemplar para cada um dos 30 volumes): 30!
- cliques para digitar o tombo (adotado pela biblioteca) para os 30 EXEMPLARES (1 exemplar para cada um dos 30 volumes): 30!
-cliques para apagar o “ex.1” : ZERO.
Use o passo anterior para trocar também o número do volume na MARC tag 090 |c e em seguida selecione o botão SALVAR COMO NOVO. Na aba Registro os exemplares serão exibidos em ordem crescente de Tombo patrimonial.
Por isto, o mesmo sobre "alguns cliques a mais" se aplica à sugestão sobre não inserir automaticamente o "ex.1" nos exemplares.- O tempo de, em cada obra inserida, entrar para editar o exemplar apenas para deletar o "ex.1" se torna repetitivo e interfere no processo como um todo, sendo que esta indicação "ex.1" é desnecessária.
A indicação do número do exemplar pode ser necessária quando há uma OBRA em volumes dos quais a biblioteca tem 5 exemplares apenas de um determinado volume.
Ex: Obra em 30 volume com 5 exemplares do volume 10.
Aproveitando a mensagem:
- Cutter: Estas questões acima são como as já colocadas aqui sobre uma maneira de incluir o código de autor automático. Associar a tabela Cutter ao catálogo de autoridade.
E se o usuário usar como notação do autor uma outra tabela ? A tabela Cutter-Sanborn é a mais conhecida e usada.
- Autorias e assuntos, inclusão automática: interessante seria também ao digitar um novo autor/assunto ,já conseguir incluir ele no catálogo sem precisar abrir o módulo de Autoridades/Vocabulário.
Boa sugestão! O ideal pode ser alcançado!
Bom, como o tópico sao "sugestões", acho que vale pelo menos registrar. São colocações apenas no sentido de mostrar detalhes que podem facilitar a vida de quem está catalogando.
A equipe toda está de parabéns. Pessoal está se puxando, o software está ótimo e só vai melhorar! Inclusive, talvez algumas coisas aqui já tenham sido analisadas.
Grata pelas sugestões !
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Re: Sugestões em Catalogação 1 Customização Ficha de catalog
A possibilidade de customização do FORMULÁRIO de CATALOGAÇÃO pelo usuário, de modo a possibilitar a seleção de campos mais utilizados na catalogação por uma determinada instituição, provavelmente, estará disponível na proxima versão do programa.
Quando sai esta atualização, ou alguem sabe outro modo, na verdade usamos poucos campos de catalogação em nossa biblioteca.
Quando sai esta atualização, ou alguem sabe outro modo, na verdade usamos poucos campos de catalogação em nossa biblioteca.