Sugestões para próxima atualização
-
- Mensagens: 4
- Registrado em: 23 Set 2013, 18:23
Sugestões para próxima atualização
prezados,
venho por meio desta para sugerir algumas inclusões para a próxima atualização do sistema.
1) Incluir todos os campos do MARC 21. Eu tenho visto que alguns campos não estão incluídos, como por exemplo, o campo 770. (Apesar de que possa ser incluído na aba MARC, o campo não aparece visível na catalogação bibliográfica, apenas na aba marc.
2) Como o MARC 21 possui muitos campos, sugiro (já que algumas pessoas não são acostumadas a ver o excesso de informações do marc) que seja visível somente os principais campos. E quando você clica no sinal (+) vai aparecer todos os campos do "Título, edição, publicação, distribuição etc." e os demais campos que não compoe este ficarão minimizados. Por exemplo:
EX: (+) Título, edição, publicação, distribuição etc. (você clica no (+) e depois surgem os campos 200 das areas de título, edição e etc.)
(-) Título, edição, publicação, distribuição etc.
245 - título principal
250 - edição
254 - Indicação de apresentação/múscia
E assim sucessivamente .....
(+) Descrição física
(+) Indicação de série
(+) Notas mais usadas
3) Etiquetas: Criar um menu "Configurações de etiqueta" em que nós customizaremos o padrão das etiquetas conforme as nossas necessidades de forma fácil. (Apesar de já existir em word, algumas pessoas não tem domínio avançado deste software.) Ai quando a gente clica neste menu, visualizamos a seguinte tela com as opções:
quais os dados que vc quer que apareça na etiqueta?
( ) etiquetas de lombada
( ) Etiquetas de código de barras
(X) Etiquetas de lombada + registro+Código de barras+ autores+ Unidade+ titulo
mais abaixo há um outro item dentro desta "configuração":
o que vc quer que apareça na lombada?
EX: Modelo 1 : classificação, cutter, edição, unidade, tipo de suporte, código da obra, nº de registro.
modelo 2 : classificação, cutter, edição, ano, volume, tomo, exemplar.
Ai depois de escolhermos as opções (ja que marquei a opção que contem mais dados), a gente vai visualizar em uma unica etiqueta assim (no tamanho 14, por exemplo):
LOMBADA REGISTRO
B869.3 Autor(es): Amado, Jorge
A481 Título: Gabriela, cravo e canela
3.ed Unidade: Biblioteca RJ
2000 (Aqui ficaria o código de barras)
v.1
T.3
Ex: 2
Entenderam?? Qualquer dúvida é só perguntar que eu tento explicar de novo.
venho por meio desta para sugerir algumas inclusões para a próxima atualização do sistema.
1) Incluir todos os campos do MARC 21. Eu tenho visto que alguns campos não estão incluídos, como por exemplo, o campo 770. (Apesar de que possa ser incluído na aba MARC, o campo não aparece visível na catalogação bibliográfica, apenas na aba marc.
2) Como o MARC 21 possui muitos campos, sugiro (já que algumas pessoas não são acostumadas a ver o excesso de informações do marc) que seja visível somente os principais campos. E quando você clica no sinal (+) vai aparecer todos os campos do "Título, edição, publicação, distribuição etc." e os demais campos que não compoe este ficarão minimizados. Por exemplo:
EX: (+) Título, edição, publicação, distribuição etc. (você clica no (+) e depois surgem os campos 200 das areas de título, edição e etc.)
(-) Título, edição, publicação, distribuição etc.
245 - título principal
250 - edição
254 - Indicação de apresentação/múscia
E assim sucessivamente .....
(+) Descrição física
(+) Indicação de série
(+) Notas mais usadas
3) Etiquetas: Criar um menu "Configurações de etiqueta" em que nós customizaremos o padrão das etiquetas conforme as nossas necessidades de forma fácil. (Apesar de já existir em word, algumas pessoas não tem domínio avançado deste software.) Ai quando a gente clica neste menu, visualizamos a seguinte tela com as opções:
quais os dados que vc quer que apareça na etiqueta?
( ) etiquetas de lombada
( ) Etiquetas de código de barras
(X) Etiquetas de lombada + registro+Código de barras+ autores+ Unidade+ titulo
mais abaixo há um outro item dentro desta "configuração":
o que vc quer que apareça na lombada?
EX: Modelo 1 : classificação, cutter, edição, unidade, tipo de suporte, código da obra, nº de registro.
modelo 2 : classificação, cutter, edição, ano, volume, tomo, exemplar.
Ai depois de escolhermos as opções (ja que marquei a opção que contem mais dados), a gente vai visualizar em uma unica etiqueta assim (no tamanho 14, por exemplo):
LOMBADA REGISTRO
B869.3 Autor(es): Amado, Jorge
A481 Título: Gabriela, cravo e canela
3.ed Unidade: Biblioteca RJ
2000 (Aqui ficaria o código de barras)
v.1
T.3
Ex: 2
Entenderam?? Qualquer dúvida é só perguntar que eu tento explicar de novo.
-
- Mensagens: 177
- Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41
Re: Sugestões para próxima atualização
Bom dia, Rodrigo.
Agradeço suas sugestões e informo que todas são repassadas à equipe de desenvolvimento.
Att.
Carisa
Agradeço suas sugestões e informo que todas são repassadas à equipe de desenvolvimento.
Att.
Carisa
-
- Mensagens: 4
- Registrado em: 23 Set 2013, 18:23
Re: Sugestões para próxima atualização
Ok. Obrigado!
Tomara que a equipe responsável goste das minhas sugestões. Porque, por exemplo, na etiqueta de lombada o número de tombo para mim não é necessário. Apenas classificação, cutter, edição, ano da obra, volume, tomo e exemplares seriam necessários.
Seria um sonho ter essas informações na etiqueta mais as informações do exemplar na mesma etiqueta com código de barras.
Ai na hora de fazer empréstimo, é só colocar o livro perto do leitor de código de barras e pronto. Emprestado.
Ah, lembrei de uma outra sugestão: lá no "relatórios" poderia ter um tipo de "relatório completo de todos os registros automatizado".
Vou explicar: o bibliotecário escolhe este item, clica "ok" e gera uma planilha com TODO o seu acervo (disponível ou emprestado). Ai como o acervo já tem código de barras e de leitor do mesmo na biblioteca, o bibliotecário passaria o leitor na obra. Em seguida, os dados que apareciam na planilha "sumiria". Isso significaria que a obra já foi tombada.
Caso o tombamento não seja concluído, o bibliotecário teria a opção de "salvar" para depois continuar o serviço de onde parou.
Quando terminasse o tombamento de todo o acervo, se houver livro emprestado ou perdido, o item estria la na planilha. Depois, o bibliotecário imprimiria esta relação e iria procurar se mesmo está perdido e etc.
Acho que com isso, pouparia muito tempo dos bibliotecários na realização desta tarefa.
Espero ter contribuir para a melhoria do software.
Att.
Rodrigo
P.S: eu tenho um modelo de etiqueta em que vocês poderiam se inspirar e colocar no sistema. Você quer que eu envie o modelo aqui no forum?
Tomara que a equipe responsável goste das minhas sugestões. Porque, por exemplo, na etiqueta de lombada o número de tombo para mim não é necessário. Apenas classificação, cutter, edição, ano da obra, volume, tomo e exemplares seriam necessários.
Seria um sonho ter essas informações na etiqueta mais as informações do exemplar na mesma etiqueta com código de barras.
Ai na hora de fazer empréstimo, é só colocar o livro perto do leitor de código de barras e pronto. Emprestado.
Ah, lembrei de uma outra sugestão: lá no "relatórios" poderia ter um tipo de "relatório completo de todos os registros automatizado".
Vou explicar: o bibliotecário escolhe este item, clica "ok" e gera uma planilha com TODO o seu acervo (disponível ou emprestado). Ai como o acervo já tem código de barras e de leitor do mesmo na biblioteca, o bibliotecário passaria o leitor na obra. Em seguida, os dados que apareciam na planilha "sumiria". Isso significaria que a obra já foi tombada.
Caso o tombamento não seja concluído, o bibliotecário teria a opção de "salvar" para depois continuar o serviço de onde parou.
Quando terminasse o tombamento de todo o acervo, se houver livro emprestado ou perdido, o item estria la na planilha. Depois, o bibliotecário imprimiria esta relação e iria procurar se mesmo está perdido e etc.
Acho que com isso, pouparia muito tempo dos bibliotecários na realização desta tarefa.
Espero ter contribuir para a melhoria do software.
Att.
Rodrigo
P.S: eu tenho um modelo de etiqueta em que vocês poderiam se inspirar e colocar no sistema. Você quer que eu envie o modelo aqui no forum?
-
- Mensagens: 4
- Registrado em: 23 Set 2013, 18:23
Re: Sugestões para próxima atualização
Oi Carisa, tudo bem?
complementando o tópico acima das etiquetas, o modelo de etiqueta que sugiro para que seja incluído no Biblivre é esse arquivo que está em anexo.
Abraços
complementando o tópico acima das etiquetas, o modelo de etiqueta que sugiro para que seja incluído no Biblivre é esse arquivo que está em anexo.
Abraços
-
- Mensagens: 177
- Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41
Re: Sugestões para próxima atualização
Bom dia, Rodrigo.
Tudo bem e você?
Agradeço sua sugestão! Já foi encaminhada para equipe responsável.
Att.
Carisa
Tudo bem e você?
Agradeço sua sugestão! Já foi encaminhada para equipe responsável.
Att.
Carisa
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 20 Set 2013, 08:53
Re: Sugestões para próxima atualização
Olá, boa tarde!
O meu post nem é sobre uma sugestão, mas não sabia muito bem onde colocar.
Sei que no Biblivre 4.0 será possível ter várias bibliotecas no mesmo "sistema".
Gostaria de saber se hoje começarmos a catalogar cada um em um será possível agrupar depois no Biblivre 4.0. Não sei se fui clara, mas temos duas bibliotecas e gostaríamos que fosse integrado.
Atenciosamente,
Rafaella
O meu post nem é sobre uma sugestão, mas não sabia muito bem onde colocar.
Sei que no Biblivre 4.0 será possível ter várias bibliotecas no mesmo "sistema".
Gostaria de saber se hoje começarmos a catalogar cada um em um será possível agrupar depois no Biblivre 4.0. Não sei se fui clara, mas temos duas bibliotecas e gostaríamos que fosse integrado.
Atenciosamente,
Rafaella
-
- Administrador
- Mensagens: 2490
- Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38
Re: Sugestões para próxima atualização
Boa tarde Rafaella.
Eu aconselho esperar o Biblivre 4 estar disponível para poder fazer essas ações.
Atenciosamente.
Eu aconselho esperar o Biblivre 4 estar disponível para poder fazer essas ações.
Atenciosamente.
Atenciosamente,
wlucas
wlucas
-
- Mensagens: 17
- Registrado em: 08 Out 2013, 16:41
Re: Sugestões para próxima atualização - Etiquetas
Olá wlucas!
Há uma previsão de lançamento do Biblivre 4.0? Teria tempo hábil de incluir as sugestões de etiquetas do Rodrigo Souza ou pelo menos identar a margem esquerda, porque realmente isso atrapalha na hora de colar. Mais alguém sente a mesma dificuldade? Eu tenho um estagiário autista, e eles são muito sistemáticos e qualquer procedimento que fuja a lógica complica bastante.
Abraços,
Luciano
Há uma previsão de lançamento do Biblivre 4.0? Teria tempo hábil de incluir as sugestões de etiquetas do Rodrigo Souza ou pelo menos identar a margem esquerda, porque realmente isso atrapalha na hora de colar. Mais alguém sente a mesma dificuldade? Eu tenho um estagiário autista, e eles são muito sistemáticos e qualquer procedimento que fuja a lógica complica bastante.
Abraços,
Luciano
Biblioteca FCEE
-
- Mensagens: 17
- Registrado em: 08 Out 2013, 16:41
Re: Sugestões para próxima atualização
Olá Rodrigo Souza!
Desculpas, mas pela minha experiência tenho que discordar da sua sugestão, creio que a maioria das bibliotecas não realiza a catalogação de 3º nível, ficando em sua maioria entre a catalogação de 1º e 2º níveis, neste caso incluir todos os campos do MARC em um formulário contínuo ou ainda com a opção de expandir os áreas seria onerar o processo de catalogação. Eu mesmo prefiro utilizar a aba MARC em vez de utilizar o formulário. Agora, concordo que faltam alguns campos importantes do MARC e que, principalmente, não há representação de todos os campos (e repetitivos) nas saídas, assim como a pontuação não está totalmente adequada.
Para reflexão, sugiro que tenhamos um formulário simples e outro completo ou um formulário que permita a inclusão de campos adicionais. Mais avançado seria disponibilizar todos os campos no sistema e o próprio bibliotecário definir os campos que deseja utilizar, inclusive para cada tipo de material/suporte. Por exemplo, se for cadastrar um livro em PDF não preciso de localização, exemplar, nem mesmo classificar, certo?
Espero ter cooperado e não complicado!
A disposição, abraços,
Luciano S. D.
Desculpas, mas pela minha experiência tenho que discordar da sua sugestão, creio que a maioria das bibliotecas não realiza a catalogação de 3º nível, ficando em sua maioria entre a catalogação de 1º e 2º níveis, neste caso incluir todos os campos do MARC em um formulário contínuo ou ainda com a opção de expandir os áreas seria onerar o processo de catalogação. Eu mesmo prefiro utilizar a aba MARC em vez de utilizar o formulário. Agora, concordo que faltam alguns campos importantes do MARC e que, principalmente, não há representação de todos os campos (e repetitivos) nas saídas, assim como a pontuação não está totalmente adequada.
Para reflexão, sugiro que tenhamos um formulário simples e outro completo ou um formulário que permita a inclusão de campos adicionais. Mais avançado seria disponibilizar todos os campos no sistema e o próprio bibliotecário definir os campos que deseja utilizar, inclusive para cada tipo de material/suporte. Por exemplo, se for cadastrar um livro em PDF não preciso de localização, exemplar, nem mesmo classificar, certo?
Espero ter cooperado e não complicado!
A disposição, abraços,
Luciano S. D.
Biblioteca FCEE
-
- Mensagens: 177
- Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41
Re: Sugestões para próxima atualização
Bom dia, Luciano.
A versão beta do Biblivre 4 já está disponível em:
http://biblivre.org.br/index.php/baixar ... 4-download
Agradeço suas sugestões e informo que todas são repassadas à equipe de desenvolvimento. Estamos sempre trabalhando para cada vez mais tornar o Biblivre um software melhor.
Att.
Carisa
A versão beta do Biblivre 4 já está disponível em:
http://biblivre.org.br/index.php/baixar ... 4-download
Agradeço suas sugestões e informo que todas são repassadas à equipe de desenvolvimento. Estamos sempre trabalhando para cada vez mais tornar o Biblivre um software melhor.
Att.
Carisa